A Porsche está iniciando as comemorações de 75 anos de fundação e que deve se prolongar por todo este ano. Foi em 8 de junho de 1948 que o modelo 356 nº. 1 Roadster se tornou oficialmente o primeiro automóvel com a marca Porsche representando o nascimento da que é hoje a maior fábrica de carros esporte. Para marcar a data a fabricante de Stuttgart apresentou na quarta-feira (25/1) o Porsche Vision 357 Concept.
O conceito é uma referência ao Porsche 356 — a visão de Ferry Porsche de como deveria ser um carro esporte. Utilizando a plataforma do 718 Cayman GT4 RS, o estudo de design traz a forma monolítica para os dias atuais. “Este conceito é uma tentativa de combinar o passado, presente e futuro da marca Porsche com coerência”, detalhou o vice-presidente de Estilo da Porsche, Michael Mauer, em comunicado,
Construído sobre a plataforma do 718 Cayman GT4 RS, com motor de 4 litros e 500 cv, o Porsche Vision 357 se destaca por desempenho típico de carro esporte. O estudo de design é destaque na atual exposição especial “75 anos de carros esporte da Porsche” promovido no Fórum “DRIVE” do Grupo Volkswagen, em Berlim, e que foi aberto em evento exclusivo na quarta-feira à noite, 25 de janeiro.
Mas o conceito será apresentado posteriormente em outros eventos internacionais ao longo do ano. “Criamos um presente de aniversário muito especial na forma do Porsche Vision 357, que usa o 356 como base para enfatizar a importância do nosso DNA em design”, destacou Michael Mauer, “apresentando proporções que lembram o arquétipo histórico, com detalhes que visualizam nossas perspectivas para o futuro”.
A influência das linhas do 356 se destaca em vários detalhes do conceito Vision, a começar pelo perfil elevado dos para-lamas, bem como a traseira arredondada. Outra referência é o aplique adesivado, que vai do vigia até o para-choque para lembrar a grade de ventilação na tampa traseira do 356, enquanto as coberturas aerodinâmicas nas rodas de 20 polegadas do Vision, fazem referência ao desenho das calotas utilizadas nos modelos 356 A e B.
Na dianteira a atual configuração de faróis da Porsche foi camuflado em forma circular para lembrar os originais do 356. Já o design da seção inferior das laterais mostra como a aerodinâmica poderá influenciar os novos projetos da marca, enquanto as colunas dianteiras proporcionam visual envolvente em conjunto com o para-brisa, artificio que já foi usado pela Porsche no conceito de carro de corrida Mission R EV apresentado em 2021.
Como define Michael Mauer ao explicar porque utilizaram o 356 como base do conceito: “Repetidas vezes, na história da marca, olhar para trás em nossas raízes e tradição, como fonte de inspiração para um carro-conceito que visualize o futuro, não é tão paradoxal quanto pode parecer. Liberdade criativa também é importante e ideias valiosas podem surgir sem restrições, nos ajudando a reforçar nossa filosofia de design em direções inovadoras.”
RM