Os fãs do Corvette estão ansiosos. Conforme informou o site americano especializado no esportivo da Chevrolet (corvetteblogger.com), a nova versão da geração C8, o híbrido Corvette E-Ray, vai ser apresentada oficialmente na próxima terça-feira (17/1). Segundo o site, será uma maneira de comemorar com estilo os 70 anos do icônico modelo, que fez sua estreia pública mundial em 17 de janeiro de 1953 no GM Motorama, evento promocional realizado pela General Motors no, então badalado hotel Waldorf Astoria, em Nova York.
O blog também antecipou detalhes do novo modelo em dezembro último, aproveitando um vazamento no configurador online do Corvette E-Ray e que, aparentemente, deve ter sido ativado acidentalmente. Imediatamente o blog conseguiu várias capturas de tela, antes que a GM colocasse as páginas novamente offline. Quanto ao formato da apresentação no próximo dia 17, o blog não conseguiu confirmar se será feito virtualmente ou em evento público reservado apenas localmente, em Detroit.
Ainda, segundo o corvetteblogger.com, três detalhes chamaram a atenção no vazamento de imagens e caraterísticas informadas no E-Ray Visualizer. O primeiro foi a denominação E-Ray, que havia sido registrada pela GM em 2015 e foi renovada em 2020. O segundo é o ano-modelo da nova versão: 2024 e que ela só começará a ser comercializada no verão do hemisfério norte, ou seja: a partir de julho próximo. E, a mais importante, o motor a combustão será o V8 LT2 de 6,2 litros e que desenvolve 495 cv.
A combinação deste motor convencional, com dois motores elétricos no eixo dianteiro, além de outro motor elétrico na transmissão, o Corvette E-Ray deve alcançar potência máxima total de 650 cv. O sistema de eixo dianteiro elétrico em conexão com outro motor elétrico central deve ser semelhante ao do Ferrari SF90, no qual dois motores elétricos acionam o eixo dianteiro e outro é colocado entre o motor e a caixa de câmbio.
O blog especializado em Corvette também especulou outras curiosidades nos detalhes, que pôde analisar nas imagens vazadas do configurador. Por exemplo: em nenhum ponto da carroceria foi encontrado uma porta para carregamento da bateria do sistema, o que parece confirmar os rumores de que o E-Ray será um híbrido não plugável, em que a bateria será carregada enquanto o carro estiver rodando. Outra especulação é de que um botão Regen on Demand dará ao motorista algum controle sobre esse sistema, mas não se sabe como ele será utilizado. Vamos aguardar!
RM