A Hennessey, fabricante texana de hipercarros, revelou uma nova versão, mais leve e aprimorada, do seu modelo Venom F5. Com foco em desempenho ainda mais esportivo, o modelo ganhou aprimoramentos na aerodinâmica, suspensão, arrefecimento do motor e telemetria digital.
A equipe de engenharia da Hennessey também se concentrou na redução de peso. A nova versão pesa apenas 1.360 kg, enquanto a potência do motor V-8 biturbo, de 6,6 litros, é de 1.842 cv, o que lhe confere a fenomenal relação peso-potência de 738 gramas por cv. Torque, 164,9 m·kgf.
Conforme explicou John Hennessey à Top Gear, “Não o consideramos um carro de corrida. É sim ainda um carro de rua com características adequadas para desempenho elevado em competições. É o nosso entendimento, semelhante à do GT3 RS, da Porsche, de um carro que tanto pode rodar normalmente na rua, como ser competitivo nas pistas”.
O presidente da empresa texana também destacou que o foco não foi na velocidade máxima, em torno de quase 400 km/h, como na versão original, mas sim no aumento da downforce (força aerodinâmica vertical), que pode ser de até 363 kg a 298 km/h e alcançar 635 kg a 398 km/h.
Para isso, a aerodinâmica foi aprimorada com o aumento das dimensões do aerofólio, o redesenho do splitter (defletor dianteiro) em compósito de fibra de carbono para reduzir a flutuação do ar embaixo do chassi, além do difusor traseiro que foi ampliado. Tudo para ampliar o vórtice de baixa pressão sob o veículo e aumentar a aderência nas curvas.
Além disso, a versão Revolution tem uma nova entrada de ar central, maior e montada no teto, para aumentar o “folego” do V-8 biturbo, que a empresa denomina ‘Fury’, e utiliza a mesma caixa de câmbio, semiautomática de sete marchas do Venom 5 original.
O Hennessey Venom F5 Revolution Coupe será lançado oficialmente no Miami Motorcar Cavalcade Concours d’Elegance, programado para o próximo dia 15 de janeiro, na Flórida. Seu preço é de US$ 2,7 milhões e terá produção limitada a apenas 24 unidades, ou seja: garantia de exclusividade. Ainda, segundo a fabricante, antes mesmo do lançamento, boa parte do lote desta versão especial já foi vendida para fãs da marca de hipercarros.
RM