O Salão de Tóquio é um evento anual de “tiro curto”, dura apenas três dias. Este ano foi realizado de sexta-feira a domingo (13 a 15 de janeiro). Apesar de ser dirigido basicamente para modelos especiais, modificados e tunados, os grandes fabricantes japoneses não perdem a oportunidade para antecipar novidades, principalmente conceitos, aos autoentusiastas japoneses.
A Honda aproveitou para apresentar o Civic Type R-GT Concept (foto de abertura), que vai representar a marca no Campeonato Japonês de Super GT do ano que vem substituindo o NSX-GT, modelo que a marca está tirando de linha. De acordo com o regulamento do Super GT, o chassi é em compósito de fibra de carbono e o motor de quatro cilindros 2-litros, turbocarregado pode gerar mais de 650 cv.
O Civic Type R-GT Concept tem carroceria mais larga e o visual intimidante é acentuado pelo defletor e um conjunto de barbatanas na seção frontal. As aberturas nos para-lamas e saias laterais também fazem parte do kit aerodinâmico, que na traseira destaca a enorme asa, com suportes tipo pescoço de cisne, e o difusor de desenho bem acentuado.
Já a Toyota apresentou no Salão duas versões customizadas do modelo Yaris, que foram desenvolvidas sob a supervisão da TGR – Toyota Gazoo Racing World Rally e que homenageiam os dois mais recentes campeões mundiais de rali (WRC): Sébastien Ogier, campeão em 2021 e Kalle Rovanperä, campeão no ano passado. Ambos com o Toyota Yaris.
Os modelos GR Yaris RZ “Conceito Sébastien Ogier de alto desempenho” e GR Yaris RZ “Conceito de Kalle Rovanperä de alto desempenho” têm, conforme detalhou a Toyota, configurações baseadas em informações dos próprios pilotos, com detalhes exclusivos e diferenciados em cada uma das duas versões, tanto no visual externo como acabamento interno.
A data do lançamento comercial e detalhes sobre preço dos modelos não foram divulgados. Mas, segundo fontes da marca japonesa, a TGR está considerando convidar os clientes que comprarem um desses modelos especiais para acompanhar as competições da equipe nas provas do WRC, quando terão a oportunidade de encontrar com Ogier e Rovanperä.
Mas a Toyota também aproveitou para alegrar aos saudosistas, ao mesmo tempo em que destacava duas propostas diferentes de propulsão para o futuro. Para isso, no seu estande no Salão de Tóquio estavam expostos dois representantes de modelos icônicos da marca, os cupês Corolla Levin e Sprinter Trueno, da geração AE86 comercializados de 1983 a 1987.
O AE86 H2 Concept (foto acima em primeiro plano, veículo com motor a hidrogênio) foi desenvolvido sobre o Corolla Trueno, que tinha faróis retráteis. Nele foi instalado sistema de alimentação a hidrogênio para o motor de combustão interna. Para isso, dois tanques de armazenamento de hidrogênio em alta pressão, utilizados no Toyota Mirai, o elétrico com célula a combustível da marca, foram colocados no porta-malas.
Já o AE86 BEV Concept (veículo elétrico a bateria) desenvolvido sobre o Corolla Levin, recebeu tecnologias de eletrificação projetadas para a linha Lexus. O sistema de propulsão tem motor elétrico do Tundra HEV e bateria do Prius PHEV. Ao motor elétrico foi acoplada um câmbio manual para oferecer maior prazer de dirigir, conforme divulgou a Toyota.
RM