A BMW anunciou na segunda-feira (23/1) o lançamento no mercado brasileiro da nova geração do modelo X1, que a marca define como SAV, sigla em inglês para veículo de atividade esportiva. Conforme destaca o fabricante, a principal preocupação na atualização do estilo teve como objetivo proporcionar visual mais robusto e imponente. A BMW também informou que o modelo será montado na fábrica de Araquari, SC.
As principais alterações estão na dianteira, com o novo desenho do para-choque e que incorpora tomadas de ar de estilo bem ousado. Da mesma forma, a grade com o tradicional duplo-rim foi redesenhada seguindo a atual tendência de imponência adotada pela marca, assim como os faróis full LEDs adaptativos em todas as versões. Na traseira, para-choque e o arranjo do conjunto ótico também ganharam novo desenho.
A nova geração do modelo também tem maiores dimensões ganhando 70 mm no comprimento, que agora é de 4.500 mm contra 4.430 mm do modelo anterior, com o entre-eixos aumentando 20 mm passando para 2.690 mm contra 2.670 mm anteriormente. A largura também aumentou em 20 mm, passando de 1.820 mm para 1.840 mm, enquanto a altura aumentou 50 mm, de 1.590 mm para 1.640 mm.
O novo BMW X1 está sendo oferecido em três versões: a nova sDrive18i, a sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport, todas com o programa de revisões gratuitas pelo período de três anos ou 40.000 km, o que ocorrer primeiro. Este programa oferece serviços de manutenção dos veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias, sem custo adicional dos serviços realizados.
São duas opções de motor: a versão sDrive18i GP vem equipada com o TwinPower Turbo, de três cilindros em linha de 1.499 cm³, 156 cv e 23,4 m·kgf. Já as versões sDrive20i X-Line e M Sport vem dotada da a nova geração de motor BMW TwinPower Turbo, de quatro cilindros em linha, 1.998cm³, 204 cv e 30,6 m·kgf, ganho de 12 cv e 2 m·kgf em relação ao modelo anterior.
Todas as versões vêm com câmbio Steptronic de 7 velocidades que, conforme destaca o fabricante, proporciona mudanças mais rápidas, maior desempenho e menor consumo de combustível. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro,, a versão sDrive18i tem consumo de 11,4 km/l em ciclo urbano e 13,5 km/l na estrada. Já as versões sDrive20i alcançam médias de 10,7 km/l em ciclo urbano e 13 km/l em estrada.
As rodas têm medidas exclusivas para cada versão: 18 polegadas no sDrive18i, 19 polegadas no sDrive20i X-Line e 20 polegadas no sDrive20i M Sport. Nas versões sDrive20i, com o motor de 2 litros, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 7,6 segundos, com velocidade máxima de 236 km/h.
Internamente o novo BMW X1 segue o mesmo conceito de design do BMW iX, modelo 100% elétrico da marca. O novo X1 passa a ser equipado com tela curvada em TFT de alta resolução — composta por duas peças, de 10,2” (quadro de instrumentos) e 10,7” (multimídia) —, enquanto o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira intuitiva.
Este sistema é similar ao utilizado em todos os modelos recém-lançados pela BMW, que torna o habitáculo mais interativo e eclético, uma vez que os comandos podem ser acionados por voz, tato ou pelo comando central giratório do i-Drive. Desta forma o conceito interno é intuitivo e atende as necessidades dos usuários.
O novo modelo também conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços de chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do aplicativo My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Equipamentos disponíveis de auxílio ao motorista, com destaque para o Assistente de Estacionamento +, sistema que usa sensores para identificar uma vaga de estacionamento com espaço suficiente, além de poder estacionar o carro sozinho na vaga ao ser pressionado um botão. Já o Assistente à Condução + (de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre condições de tráfego transversal traseiro, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal). Também é oferecido o projetor de dados no para-brisa.,
Também são oferecidos equipamentos de conforto como ar-condicionado com controle digital automático de três zonas, enquanto o Conforto de Acesso 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar, sem necessidade de encostar na chave ou na maçaneta, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé sob o para-choque traseiro). Teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon e carregador de smartphone sem fio são de série..
Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente, sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá, BMW”, ou qualquer outra frase que for programada. O modelo pode ainda se conectar a casas inteligentes com o Amazon Alexa.
A nova geração do BMW X1 tem cinco opções de cores para a carroceria: branco Alpino, preto Safira, azul Phytonic, verde Cape York, prata Space e azul Portimão, além de três opções de acabamento interno: preto/preto, mocha/preto e ostra/preto.
RM