O BMW M3 CS 2024 lançado esta semana é uma série limitada destinada aos fãs da marca bávara que desejam um carro de corrida para passear com a família. Assim pode ser definida esta versão especial que compartilha com o cupê M4 CSL, lançado em meados do ano passado, a mesma mecânica e detalhes visuais e de acabamento, mas já vem de série com o sistema xDrive de tração integral, que no cupê é item opcional.
A tradicional configuração de motor de seis cilindros em linha, versão S58 de 3 litros biturbo é mesma do M4 CSL, com 550 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 66,3 m·kgf a apenas 2.750 rpm mantendo-o até 5.950 rpm. São 40 cv a mais em relação ao M3 Competition, lançado em 2021. Isto foi obtido aumentando a pressão máxima nos dois turbocarregadores de voluta única de 1,7 para 2,1 bar, além de alguns ajustes específicos no sistema de gerenciamento do motor.
O câmbio ZF M Steptronic epicíclico de oito marchas, com Drivelogic, em conjunto com o sistema de tração integral xDrive, ajuste especifico M Driver’s Package e diferencial traseiro de deslizamento limitado, controlado eletronicamente, faz com que este “sedã de corrida” acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Com isso, o M3 CS é quase meio segundo mais rápido na aceleração do que o cupê M4 CSL. Já a velocidade máxima em ambos é limitada eletronicamente em 302 km/h.
A nova versão do M3 CS também compartilha detalhes no design com o M4 CSL, destacando muitos componentes moldados em compósito de fibra de carbono (CFRP) como teto, capô, difusor e tomadas de ar no para-choque dianteiro, assim como no difusor e defletor traseiro, adendos (saias) nas laterais inferiores da carroceria (entre os eixos) e até nas capas dos espelhos. Tudo para reduzir peso. Já o enorme duplo-rim, de gosto duvidoso, sem as molduras de metal deixou a aparência mais discreta.
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Rodas de liga leve com aro de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira podem ter detalhes, opcionais, em bronze dourado ou preto fosco e são montadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, com medida 275/35ZR19 (dianteiros) e 285/30ZR20 (traseiros). O M3 CS vem, originalmente, com pneus desenvolvidos especificamente para a condução em circuito, mas os clientes têm também a opção, sem custo, de pneus para cidade/estrada de alto desempenho com as mesmas medidas.
Dentro da cabine o M3 CS tem o mesmo design e acabamento do M4 CSL, com detalhes destacado em vermelho espalhados no painel e até nas borboletas de troca de marchas sequenciais. Os bancos esportivos tipo concha, também moldados em compósito de fibra de carbono, são ajustáveis e incluem itens como aquecimento e emblema “CS” florescente. Detalhe exclusivo nesta versão é o banco traseiro inteiriço o que, no M4 CSL foi excluído para reduzir peso.
O comando de troca das marchas pode ser operado usando a alavanca seletora específica “M” ou pelas borboletas de CFRP atrás do volante. O botão Drivelogic é integrado a alavanca seletora facilitando alterar as características de modos de condução que oferece três configurações: conforto, esportivo e otimizado especificamente para a pista. Freios com discos carbocerâmicos, com pinças que podem ser pintadas em ouro fosco ou vermelho, estão disponíveis opcionalmente.
Segundo informações do site da revista americana Road & Track, o BMW M3 CS 2024 deve começar a ser comercializado nos EUA a partir de março próximo com preço de US$ 119.695. Já com relação ao mercado brasileiro ainda não foi dada nenhuma informação pelo fabricante.
RM