Maruti Suzuki India, subsidiária da Suzuki Motor Corporation, aproveitou a Auto Expo Índia, em andamento até o próximo dia 18 de janeiro, em Nova Delhi, para apresentar a nova versão do Jimny Sierra, de 5 portas, e também o Fronx, uma nova opção da marca no segmento de suves no mercado indiano. Além disso, a empresa também está mostrando no evento o conceito eVX, proposta de suve 100% elétrico, que deve ser comercializado globalmente a partir de 2025. A HPE Automotores, detentora dos direitos de produção e comercialização da Suzuki Veículos no Brasil, informou que já está negociando com a Suzuki Global para que, futuramente esses modelos estejam disponíveis no mercado brasileiro.
Jimny Sierra 5 portas
A produção e vendas da quarta geração da linha Jimny Sierra (foto de abertura) teve início no Japão em 2018, e posteriormente foram iniciadas as exportações. No Brasil, o modelo foi apresentado ao mercado em meados de 2019. Mantendo as características off-road, a nova versão de 5 portas oferece, conforme afirma o fabricante, mais praticidade e espaço aos ocupantes. Sua produção vai começar em maio deste ano e, inicialmente, será comercializado apenas na Índia.
Novo Fronx
O Fronx é definido como uma nova opção no mercado, com estilo cupê e carroceria compacta baseada no conceito “easy to drive”, fácil de dirigir, destaca nas linhas da carroceria a inclinação acentuada na traseira. Apesar de a marca divulgar características de suve, ele está mais para um crossover, ou seja: uma versão mais alta do Suzuki Baleno, do qual utiliza a mesma plataforma e o carroceria monobloco Heartect.
O estilo suve do modelo é reforçado com o uso de para-choques mais robustos, com placas de entrada e saída e revestimento de plástico. As dimensões do Fronx correspondem às do Baleno, medindo 3.995 mm de comprimento, 1.550 mm de altura e 1.765 mm de largura. O novo modelo tem rodas de liga de alumínio de 17 polegadas.
O interior do Fronx lembra o Baleno, já que a maior parte dos componentes são compartilhados, incluindo o painel, bancos e outros recursos como o projetor de dados no para-brisa, câmera de visão 360º, carregador sem fio, tela de infotenimento de 9 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, áudio Arkamys, conexão Suzuki.
O motor Fronx é o Boosterjet turbo a gasolina de 1 litro, único motor turbo a gasolina da marca até o momento. Este motor produz 101 cv e 15 m·kgf e pode vir associado a câmbio manual de cinco marchas ou um automático epicíclico de seis.
Conceito eVX
A Auto Expo Índia também marcou a estreia mundial do mais novo conceito 100% elétrico da Suzuki, o eVX uma proposta de suve totalmente elétrico do qual deverá derivar o primeiro EV estratégico global da Suzuki. Ele está programado para ser lançado no mercado até 2025.
O eVX é um modelo que combina o forte DNA 4×4 da Suzuki com design e tecnologias extremamente avançados. Seu exterior foi projetado para ser instantaneamente reconhecível como um suve Suzuki. Além disso, o eVX pretende levar adiante o legado 4×4 da marca para a nova era elétrica para oferecer uma verdadeira experiência de condução Suzuki suve.
O modelo-conceito é dotado de uma bateria de 60 kW·h para oferecer até 550 quilômetros de alcance com uma carga. Suas dimensões são de 4.300 milímetros de comprimento, 1.800 milímetros de largura e 1.600 milímetros de altura.
RM