A Bentley divulgou nota oficial, no começo desta semana, informando que vai encerrar a produção de seus modelos com o motor W-12, atualmente disponível para toda a linha, em abril de 2024. No comunicado, a empresa detalhou que a decisão tem como objetivo manter a marca como: “líder em mobilidade sustentável” (Sic). Com relação ao futuro, a Bentley informou apenas que vai substituir o W-12 por um conjunto híbrido plug-in, mas não adiantou mais detalhes sobre as características da nova motorização.
Desenvolvido pela engenharia do Grupo Volkswagen, tendo como base a união de dois motores VW VR6, o W-12 foi introduzido em 2003 na linha da marca de luxo britânica, além de também ter equipado outros modelos do Grupo VW, como Audi A8 e Volkswagen Phaeton. Nas duas décadas em produção, a potência do motor foi aumentada em 37% e o torque em 54%, enquanto as emissões foram reduzidas em 25%. A Bentley também informou que deve chegar a produção total de 105.000 carros com o W-12.
Na primeira geração o motor W-12, de 6 litros, biturbo, que inicialmente movimentava apenas o Bentley Continental GT 2003, tinha potência de 540 cv e torque de 66,2 m·kgf. Já na mais recente versão deste esportivo, o Continental Batur, que tem produção limitada de apenas 18 unidades, a potência é de 740 cv e o torque de 101,8 m·.kgf. Enquanto nos modelos mais “familiares”: limusine Flying Spur Speed e suve Bentayga Speed, o W-12 tem potência de 626 cv e torque de 91,8 m·kgf.
RM