ÚLTIMO BUGATTI COM MOTOR W-16 É VENDIDO EM LEILÃO POR 9,7 MILHÕES DE EUROS
Como era esperado, a última chance de comprar um Bugatti “zero km” equipado com o magnifico motor W-16 de 8 litros, atraiu a atenção de muitos interessados para o leilão realizado pela RM Sotheby’s, em Paris, na quarta-feira 1º de fevereiro de 2023. Na batida do martelo, o Bugatti Chiron Profilée, (foto acima) exemplar único, se tornou carro novo mais caro já vendido alcançando o valor de € 9.792.500 (R$ 54.125.106).
A decisão de construir esta versão única é controversa, já que a produção original do Bugatti Chiron tinha numeração limitada homologada em 500 unidades, que foi toda vendida, apesar da fábrica ainda estar produzindo os carros e a entrega da última unidade só deverá ocorrer em 2024. Assim como a produção das 99 unidades do roadster Mistral, o qual abordamos recentemente.
Como a Bugatti, ao que parece, tinha mais interessados no seu hipercarro, talvez porque vai deixar de utilizar o potente motor W-16, surgiu a ideia de desenvolver esta versão especial. Porém, para não criar problemas com seus ricos clientes, inclusive jurídicos, foi decidido colocar o carro em leilão, do qual parte do valor será destinado a causas beneficentes. Assim, todos os potenciais clientes tiveram a chance de arrematar o carro.
O felizardo e abonado proprietário do Profilée, que não teve a identidade divulgada, pagou para ter um hipercarro exclusivo a começar pela cor prata Atlantique, que destaca um tom azulado, além de componentes do acabamento em compósito de fibra de carbono expostos. Internamente, o revestimento tem detalhes em couro trançado confeccionados com 2.500 metros de tiras deste material.
LOTUS PODE SER LISTADA NA NASDAQ APÓS FUSÃO ESTRATÉGICA
A Lotus Cars comunicou que sua divisão de carros elétricos se fundirá com a L Catterton Asia Acquisition Corporation, com a finalidade de abrir o capital através de uma IPO – oferta pública inicial de ações. Em termos práticos pouca coisa deve mudar e a controladora Geely, assim como os demais acionistas, deverão manter a atual participação majoritária, em torno de 89,7% na empresa. Especula-se também que as ações ordinárias da Lotus Technology Inc. poderão ser listadas no índice NASDAQ, que reúne as empresas de tecnologia.
A L Catterton Asia Acquisition Corporation é uma SPAC – Special Purpose Acquisition Company. Ou seja, uma empresa de aquisição de propósito específico, que não se envolve em operações comerciais ou industriais, mas atua estritamente para levantar capital por meio de uma oferta pública inicial (IPO), com o objetivo de investir, adquirir ou associar-se a uma empresa já existente. Conforme informação divulgada pelo grupo controlador, a Lotus Technology Inc. foi avaliada em US$ 5,4 bilhões em valor de mercado.
A decisão de abrir o capital faz parte de uma estratégia da Lotus e Geely para melhorar o alcance da marca de modelos esportivos inglesa em escala global aumentando sua capacidade de produção, com recursos provenientes do mercado de ações. O diretor administrativo da Lotus, Matt Windle, informou que a empresa recebeu mais de dez mil pedidos para seu novo modelo Emira (foto acima). Além disso, o suve Eletre deve começar a ser comercializado na China ainda no primeiro trimestre deste ano, deve ser lançado no mercado europeu e até o final de 2023.
A VIDA DE ENZO FERRARI NA TELONA
Conforme informações do site da revista americana, Car and Driver, já estão em fase adiantadas as filmagens de ‘Enzo Ferrari: The Man and the Machine’ (Enzo Ferrari. o Homem e a Máquina), que tem seu roteiro baseado no livro homônimo de Brock Yates:
Brook Yates, que foi editor da Car and Driver por muitos anos, publicou o livro em 1991 e, segundo seus ex-colegas de redação, ele sempre acreditou que daria um bom roteiro de filme, mas isso demorou mais do que imaginou e a proposta para compra dos direitos só chegou em 2014, quando ele já sofria de Alzheimer. Yates faleceu em 2016.
Segundo a Car and Driver, a produção já foi iniciada e as primeiras tomadas foram realizadas ano passado em Modena, cidade natal de Ferrari. A ideia é de lançamento comercial ainda este ano. No papel de Enzo está Adam Driver e Penélope Cruz faz o papel de Laura, esposa de Enzo, enquanto Shailene Woodley interpreta a ex-secretária e amante Lina Lardi.
O roteiro do filme, dirigido por Michael Mann, se concentra no período em torno do ano de 1957, uma fase de turbulência tanto na vida pessoal como profissional de Enzo quando, após a morte precoce de seu filho Alfredo, seu casamento desmoronou, sua fábrica quase foi à falência e acidentes fatais vitimaram pilotos da Scuderia.
O mais terrível deles foi na última edição da Mille Miglia, em 1957, quando o carro do piloto anglo-espanhol Alfonso de Portago teve um pneu estourado e descontrolado avançou sobre o público na beira da estrada. Além de Portago e seu copiloto morreram mais 11 pessoas. Ferrari foi indiciado por homicídio culposo mas foi inocentado..
Para cenas de pista, o piloto da vida real, Patrick Dempsey, não terá que se esforçar muito para interpretar o piloto da Ferrari, Piero Taruffi. Brock não viveu para ver sua visão de Enzo na tela, mas sempre soube que daria um filme incrível.
RM