HIPERESPORTIVO ELÉTRICO PININFARINA BATTISTA BATE RECORDE
A Automobili Pininfarina, marca do grupo indiano Mahindra, divulgou que seu modelo Pininfarina Battista (foto de abertura) bateu recentemente o recorde mundial de aceleração para um veículo de produção seriada. Para ir de 0 a 100 km/h, o modelo precisou de apenas 1,79 segundoe atingiu os 200 km/h, em 4,49 segundos. Além disso, precisou de apenas 8,55 segundos para percorrer 402 metros, o número mais baixo já registrado para o quarto de milha, e levou 13,38 segundos para cruzar o quilômetro.
Segundo o fabricante, o teste foi realizado em Natrax, na Índia, no início de fevereiro e contou com a supervisão da equipe da revista Autocar India. No teste também foi aferida a velocidade máxima do modelo: 358 km/h. O hiperesportivo elétrico de 1.900 cv e 238,6 m·kgf de torque disponíveis instantaneamente, também tem aerodinâmica aprimorada, baixo centro de gravidade e distribuição de peso equilibrada, típica dos esportivos italianos.
Apresentado em 2020, o Pininfarina Battista é o primeiro modelo totalmente elétrico na categoria produzido na Itália. A empresa planeja construir até 150 exemplares a média de um a cada duas semanas, em seis estágios de produção, permitindo que seis carros sejam construídos no mesmo momento. Eles são construídos à mão em Turim e, segundo o fabricante já foram entregues três unidades: duas nos Estados Unidos e uma na Europa.
GM REGISTROU PATENTE DE TELA TÁTIL AUTOLIMPANTE
Antes que o Dr. Bactéria comece uma “cruzada” contra as telas táteis para os sistemas de infotenimento nos automóveis, a General Motors já se antecipou e entrou com pedido de registro de patente no escritório americano de propriedade industrial para uma tela tátil, autolimpante, conforme relatado pelo site autoevolution.com.
No documento de registro da patente de tela tátil que pode ter a limpeza ativada manual ou automaticamente, é descrito o uso de um revestimento fotocatalítico e de luz violeta para remover qualquer mancha de gordura, impressões digitais e outros detritos, já que isso se acumula rapidamente, resultando em uma superfície cheia de manchas.
Conforme apurado pelo autoevolution, nem o revestimento, nem a luz, são visíveis ao olho humano. Como as telas táteis com LED emitem luz visível vermelha, verde e azul, a luz ultravioleta na tela é um quarto LED invisível, que reage ao revestimento fotocatalisador na tela juntamente com a umidade do ar para limpar a superfície do vidro.
A iluminação ultravioleta dos LEDs ativa o revestimento fotocatalítico aplicado à tela tátil. Esse material é normalmente repelente à água, mas quando ativado pela luz ultravioleta torna-se hidrofílico, o que significa que absorve a umidade do ar. Com a umidade, o catalisador efetivamente mata e remove qualquer material orgânico da superfície.
O 70º AUTORAMA ANUAL DE DETROIT ESTÁ SENDO REALIZADO NESTE FIM DE SEMANA
O 70º Autorama anual da Meguiar’s em Detroit está sendo realizado neste fim-de-semana (24 a 26/2), no antes denominado Cobo Hall e agora Huntington Place. Além do Ridler Award, no qual os oito8 grandes finalistas disputam o valioso troféu, também tem a Cavalcade of Customs, e serão feitas homenagem aos lendários customizadores Ed Roth, George Barris e os Alexander Brothers, de Detroit.
Nesses três dias estarão expostos aproximadamente 800 modelos hot rod, de todas as épocas e variedades, incluindo alguns que já são bem conhecidos e outros que ainda não foram vistos até agora. No térreo do salão de exposições ocorre o Autorama Extreme, destinado aos tradicionais hot rods, customs, carros de corrida e motocicletas, além de bandas de rockabilly tocando ao vivo, sem parar, e vendedores de produtos vintage.
RM