Em tempos bicudos pós-pandemia e estando sob o regime do “novo normal”, de certa forma é um alento poder-se comprar um hatchback indiscutivelmente moderno e eficiente — deixo o bonito por conta da opinião de cada um — por 80 mil reais e pedi-lo com o único opcional pagando apenas 900 reais mais. Isso para se ter o indispensável rádio AM/FM com quatro alto-falantes, antena de teto, computador de bordo e o imprescindível volante de direção multifuncional para operá-lo, e uma tomada USB C. E é sempre bom saber que há dois fechos de capô, como em todo Polo..
Não espere luxo, mas a decoração interna do Polo Track tirará qualquer sentimento de resignação por não poder ter um carro novo mais caro e nem fará qualquer pessoa que lhe veja nele pensar ou fazer cara de dó. Ao dirigirem este Polo os mais velhos, como eu, se lembrarão do impacto que foi o VW sedã (Fusca oficialmente só em 1983) graças à receita imposta por Heinz Nordhoff em 1948 para tornar o simplório carro desejável e agradável de dirigir somente com o binômio simplicidade-construção esmerada. O sucesso da receita do grande líder da Volkswagen durante 20 anos até seu falecimento em 12 de abril de 1968 (Sexta-Feira da Paixão) dispensa comentários.
O Polo Track
São poucas diferenças mecânicas deste Polo em relação aos demais. Uma é a altura de rodagem que resultou em distância mínima do solo 17 mm maior, 166 mm ante 149 mm. Molas e amortecedores já haviam sido redefinidos para o ano-modelo 2023 e o rodar é impecável, firme sim, mas sem perder conforto de marcha. A medida dos pneus permanece 185/65R15. O discos e tambores de freio estão menores, mas a potência de freio, se foi afetada, foi pouco.
Mesmo quase dois centímetros mais alto o Polo Track continua bom de curva, sem vícios ou requerer atenção especial, e se o motorista exagerar o controle de estabilidade está de prontidão para ajudar a resolver a situação.
O carro roda sem rumorosidade de trabalho da suspensão e transpõe lombadas com facilidade, sem ruído de fim de cursos dos amortecedores ao descer delas. O ruído do motor invade pouco a cabine, num rodar relaxado e estável.
Outra mudança, não percebida ao dirigir, foi na relação de direção, que passou de 14,8: para 16.4:1 (mais lenta), embora tenham permanecido o mesmo número de voltas entre batentes (3) e o diâmetro mínimo de curva de 10,6 m. De todo modo, a direção eletroassistida é primorosa, como em outros modelos da marca,
Os câmbios manuais da marca, de fabricação própria, estão cada vez melhores. Este é produzido na fábrica de câmbios VW em Córdoba, Argentina. Chamou minha atenção a facilidade de passar de quarta para quinta “perna de cachorro” (fora do “H” básico), basta leve pressão para a direita para a alavanca achar o canal da quinta. É praticamente um movimento reto à frente. E o fato de não haver grande torque a transmitir para o câmbio, o platô de embreagem não precisa ser tão parrudo, a carga do pedal é das mais baixas que já vi.
As relações das marchas e do diferencial não mudaram. Continua 4.000 rpm, a 120 km/h, velocidade verdadeira, mas não passa impressão de rotação excessiva devido à suavidade do motor. Este tem potência máxima (77/84 cv) a 6.450 rpm, 50 rpm abaixo da rotação de corte, que é do tipo limpo.
O alcance nas marchas, no corte, é 1ª 35 km/h, 2ª 65 km/h, 3ª 104 km/h, 4ª 159,3 km/h e a velocidade máxima (166/169 km/h) é em 5ª a 5.670 rpm (com álcool no caso).
O desempenho não é da carro esporte, mas dá para usar o Polo Track sem problema. A aceleração 0-100 km/h declarada é em 13,8/13,4 segundos. O local de parada da avalição de lançamento, para almoço, escolhido pela VW, foi o restaurante Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, SP. Fica a 1.400 metros de altitude e, claro senti queda de potência do motor 1-litro de aspiração atmosférica, mas nada que impedisse todos os 12 carros do comboio de Polo Track chegarem lá.
É bom de consumo, 13,5/9,3 km/l na cidade e 15/10,5 km/l, na estrada. Dentro do “novo normal” o tanque de combustível é generoso, 52 litros., o que fazendo as contas resulta em alcances de 702/484 km na cidade e 780/546, na estrada.
Simplificações
Como é normal, houve redução de conteúdo no Polo Track ao ser planejada a versão visando torná-lo o maia acessível possível, já que o objetivo da VW era substituir o Gol, missão nada fácil. Os faróis de LED, destaque do novo Polo ano-modelo 2023 deram lugar aos de lâmpadas halógenas. Os vidros traseiros passaram a ter acionamento por manivela. O para-sol do motorista perdeu o espelho e do acompanhante não tem tampa. Os instrumentos principais são analógicos (pelo menos há conta-giros, de que o TSI ficou privado, como se sabe) e não há mais o sistema multimídia. O encosto do banco traseiro (rebatível) é inteiriço e não há mais ajuste de altura de ancoragem dos cintos dianteiros, embora conste da lista de conteúdo fornecida. E o ajuste dos espelhos externos é manual.
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Todavia, determinados itens básicos e úteis foram mantidos, como o assistente de partida em aclives (imobilização por 2 a 3 segundos), travamento elétrico e remoto de portas e tampas, direção eletroassistida, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, bolsas infláveis laterais, bloqueio eletrônico do diferencial por ação dos freios dianteiros (vetoração por torque) e ar-condicionado. Os bancos dianteiros continuam com a boa conformação, típica da marca, mas, como no Polo MPI, não há nenhum ajuste do volante de direção.
No final, após a ficha técnica, encontra-se a lista de conteúdo do Polo Track
Em conclusão, o título deste primeiro contato com o Polo Track (haverá teste completo certamente) sintetiza tudo o que procurei dizer : o novo carro de entrada da Volkswagen fará a alegria de quem tinha no Gol o carro ideal para as sua necessidades. e chamará bastante a atenção dos que precisam investir menos para continuar a desfrutar da liberdade que só o automóvel particular é capaz de proporcionar.
BS
FICHA TÉCNICA POLO TRACK | |
MOTOR | |
Designação | VW EA211 R3 |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas, injeção no duto, sistrem de partida a frio E-Flex sem iinjeção de gasona, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 77/84/6.450 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G//A) | 9,6/4.000 // 10,3/3.000 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
Densidade de potência (cv/L, G/A) | 77,1 / 84,1 |
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 9,6 / 10,3 |
Comprimento da biela (mm)/ relação r/l) | 140 /0,272 |
Gerenciamento do motor | Bosch MED 17..5.21 |
/corte de rotação (rpm) | 6.500 (limpo) |
TRANSMISSÃO | |
Conexão motor-câmbio | Embreagem monodisco, comando hidráulico |
Câmbio | Transeixo com câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,167; 2ª 2,300; 3ª 1433; 4ª 0,975; 5ª 0,776; ré 3,182 |
Relação do diferencial | 4,929 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico servoassistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal, ABS,distribuiçõ eletrônoica das forças de frenegem |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/ 256 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/203 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem de Ø 18 mm |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (média, :1) | 16,4 |
Diâmetro do volante de direção (mm) | 370 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço 5,5J x 15 e supercalota |
Pneus | 185/65R15 |
Estepe | 185/65R15 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.054 |
Carga máxima | 395 |
Peso admissível sobre o teto | 45 |
Peso rebocável (sem/com freio) | 200 |
CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.079 |
Largura sem / com espelhos | 1.751/1.964 |
Altura | 1.471 |
Distância entre eixos | 2.566 |
Bitola dianteira/traseira | 1.524 / 1.506 |
Distância mínima do solo | 166 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,33 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,06 |
Cx x A (área frontal corrigida, m²) | 0,679 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas (VDA) | 300 |
Tanque de combustível | 52 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 13,8 / 13,4 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 166 / 169 |
Aceleração 0-1.000 m (s. G/A) | 35,7 / 35,4 |
Retomada 80-120 km/ em 5ªh (s, G/A) | 21,7 20,9 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO) | |
Cidade (km/l, G/A) | 13,5 / 9,3 |
Estrada km/l, G/A) | 15/10,5 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | 15 / 10,5 |
v/1000 em última marcha (km/h) | 29,8 |
Rotação a 120 km/h útla marcha (rpm) | 4,026 |
Rotação à velocidade máxima em 5ª (rpm) | 5.670 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos veículo completo, 6 anos perfuração de chapa por corrosão |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km/tempo) | 10.000 km ou 1 ano |
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000 km ou 1 ano |
Troca do óleo do câmbio | Não, vida-toda |
CONTEÚDO POLO TRACK |
Ajuste manual interno dos espelhos retrovisores externos |
Alerta de frenagem de emergência pelo piscar das luzes de freio |
Alerta sonoro e visual de cintos de segurança desatados nos cinco lugares |
Alto-falantes (2) |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen |
Assistente de partida em subidas |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura |
Banco traseiro com encosto rebatível |
Bloqueio eletrônico do diferencial |
Bolsas infláveis dianteiras e laterais para os ocupantes dos bancos dianteiros |
Câmbio manual de cinco marchas |
Chave-canivete com controle remoto |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador |
Conta-giros |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho interno prismático |
Limpador e lavador do vidro traseiro e desembaçador |
Para-choques na cor do veículo |
Para-sol do passageiro com espelho |
Rodas de aço com calotas integrais e pneus 185/65R15 |
Travamento elétrico e remoto de portas, porta de carga e portinhola do bocal de abastecimento |
Vidros dianteiros com acionamento elétrico |
OPCIONAL |
Pacote Rádio Media Plus II que inclui tomada USB C, computador de bordo, volante multifuncional,4 alto-falantes e antena de teto – R$ 900,00 |