Aproveitando as festividades que marcaram o início da temporada da Nascar, com a Daytona 500 realizada neste domingo (19/2), a Chevrolet, a Hendrick Motorsports e a Nascar apresentaram o Stock Car Garagem 56 Camaro ZL1, que vai correr na França em 10 e 11 de junho enfrentando o desafio na dura competição 24 Horas de Le Mans.
Um típico carro de stock car da Nascar correndo no mítico Circuito de La Sarthe pode parecer algo tremendamente estranho. O Stock Car Camaro ZL1 é uma máquina desenvolvida para a Cup Series americana, com motor V-8 de 5,8 litros que corre basicamente em circuitos ovais, apesar de algumas corridas do campeonato serem realizadas em circuitos mistos.
Para isso, a Hendrick Motorsports, equipe mais bem-sucedida na história da Nascar, precisou fazer algumas modificações no ZL1 e ajustar o carro para enfrentar a longa prova de resistência. A aerodinâmica foi revisada, com redesenho dos defletores dianteiro (splitter) e traseiro, além de um grande defletor na extremidade traseira da carroceria.
Tudo isso para melhorar a dirigibilidade e estabilidade nas longas retas de Le Mans. Também foram incorporados discos de freio carbocerâmicos e tanque de combustível maior, com capacidade de 120 litros. O carro também teve trocados os adesivos que imitam faróis e lanternas, normalmente utilizados nas corridas diurnas da Nascar, por componentes funcionais para correr à noite.
O stock car modificado tem cinco centímetros a mais no comprimento e pesa 1.340 kg, contra 1.580 kg do carro no atual no regulamento da Nascar. A coordenação da proposta está sendo feita pela Garagem 56, órgão de desenvolvimento tecnológico do próprio ACO – Automobile Club de L’Ouest, que organiza a corrida em Le Mans desde a primeira em 1923, e ela faz parte das comemorações dos 100 anos da prova de longa duração.
Mas não será a primeira participação de carros da Nascar em Le Mans. Em 1976, Bill France Sr., o fundador da National Association for Stock Car Auto Racing (Nascar), inscreveu dois carros na tradicional competição: um Ford Torino de 7 litros, pilotado pelo francês Marcel Mignot e os americanos Dick Brooks e Dick Hutcherson, e um Dodge Charger HEMI para os pilotos americanos Hershel e Doug McGriff.
Parte da estratégia da Garage 56 é convidar grandes talentos para pilotar os carros. E o Camaro ZL1 terá um trio de pilotos não só de muito talento, mas também de muitas conquistas nas pistas, como o americano Jimmie Johnson, sete vezes campeão da Nascar Cup Series, o inglês Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 de 2009, e o alemão Mike Rockenfeller, duas vezes vencedor de Le Mans.
A participação de modelos de diversas categorias em Le Mans, na época, era algo normal e a direção da competição incentivava isso. Os carros da Nascar em Le Mans, 1976, também chamou a atenção de Luiz Antônio Greco, que época era o chefe da equipe de competições da Ford Brasil. Ele chegou a analisar a inscrição do Ford Maverick Divisão 3 na prova de 1977, com o trio José Carlos Pace, Paulo Gomes e Bob Sharp, seus pilotos. A morte de Pace, em acidente de avião, em março daquele ano, levou Greco a cancelar o projeto.
RM