• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Notícias

UM STOCK CAR TÍPICO DA NASCAR EM LE MANS

identicon por Roberto Marks
20/02/2023
em Notícias, RM
Chevrolet Camaro ZL1 correrá a 24 Horas de Le Mans em junho (Foto: Divulgação Chevrolet)

Chevrolet Camaro ZL 1 da Nascar correrá a 24 Horas de Mans em junho (Foto: Divulgação Nascar)





Aproveitando as festividades que marcaram o início da temporada da Nascar, com a Daytona 500 realizada neste domingo (19/2), a Chevrolet, a Hendrick Motorsports e a Nascar apresentaram o Stock Car Garagem 56 Camaro ZL1, que vai correr na França em 10 e 11 de junho enfrentando o desafio na dura competição 24 Horas de Le Mans.

Um típico carro de stock car da Nascar correndo no mítico Circuito de La Sarthe pode parecer algo tremendamente estranho. O Stock Car Camaro ZL1 é uma máquina desenvolvida para a Cup Series americana, com motor V-8 de 5,8 litros que corre basicamente em circuitos ovais, apesar de algumas corridas do campeonato serem realizadas em circuitos mistos.

Para isso, a Hendrick Motorsports, equipe mais bem-sucedida na história da Nascar, precisou fazer algumas modificações no ZL1 e ajustar o carro para enfrentar a longa prova de resistência. A aerodinâmica foi revisada, com redesenho dos defletores dianteiro (splitter) e traseiro, além de um grande defletor na extremidade traseira da carroceria.

Tudo isso para melhorar a dirigibilidade e estabilidade nas longas retas de Le Mans. Também foram incorporados discos de freio carbocerâmicos e tanque de combustível maior, com capacidade de 120 litros. O carro também teve trocados os adesivos que imitam faróis e lanternas, normalmente utilizados nas corridas diurnas da Nascar, por componentes funcionais para correr à noite.

O stock car modificado tem cinco centímetros a mais no comprimento e pesa 1.340 kg, contra 1.580 kg do carro no atual no regulamento da Nascar. A coordenação da proposta está sendo feita pela Garagem 56, órgão de desenvolvimento tecnológico do próprio ACO – Automobile Club de L’Ouest, que organiza a corrida em Le Mans desde a primeira em 1923, e ela faz parte das comemorações dos 100 anos da prova de longa duração.

Mas não será a primeira participação de carros da Nascar em Le Mans. Em 1976, Bill France Sr., o fundador da National Association for Stock Car Auto Racing (Nascar), inscreveu dois carros na tradicional competição: um Ford Torino de 7 litros, pilotado pelo francês Marcel Mignot e os americanos Dick Brooks e Dick Hutcherson, e um Dodge Charger HEMI para os pilotos americanos Hershel e Doug McGriff.

Parte da estratégia da Garage 56 é convidar grandes talentos para pilotar os carros. E o Camaro ZL1 terá um trio de pilotos não só de muito talento, mas também de muitas conquistas nas pistas, como o americano Jimmie Johnson, sete vezes campeão da Nascar Cup Series, o inglês Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 de 2009, e o alemão Mike Rockenfeller, duas vezes vencedor de Le Mans.

A participação de modelos de diversas categorias em Le Mans, na época, era algo normal e a direção da competição incentivava isso. Os carros da Nascar em Le Mans, 1976, também chamou a atenção de Luiz Antônio Greco, que época era o chefe da equipe de competições da Ford Brasil. Ele chegou a analisar a inscrição do Ford Maverick Divisão 3 na prova de 1977, com o trio José Carlos Pace, Paulo Gomes e Bob Sharp, seus pilotos. A morte de Pace, em acidente de avião, em março daquele ano, levou Greco a cancelar o projeto.

RM







Próximo
Planos futuros? (Foto: Divulgação Ferrari)

A FERRARI A CAMINHO DA ELETRIFICAÇÃO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17