Buick iniciará a eletrificação de sua linha pela China com o modelo Electra E5
A Buick vai lançar seu primeiro modelo elétrico (foto acima), ainda este ano, mas na China, antes mesmo de colocar o modelo no mercado americano. E há motivos para isso. A começar pelo fato do mercado de BEVs chinês ser o mais dinâmico no mundo. Além disso, é um mercado muito importante para a General Motors atualmente, tanto como o dos Estados Unidos e, para completar, a marca Buick tem muita popularidade na China, o que vem desde a primeira metade do século passado, antes mesmo da revolução comunista assumir o controle do país.
Com a denominação Electra E5, o primeiro elétrico da marca é um suve de tamanho intermediário e dimensões equivalentes às do Chevrolet Equinox, sendo desenvolvido sobre a plataforma de bateria Ultium da GM. Assim, deverá ter desempenho semelhante ao Cadillac Lyriq, que já está no mercado, com potência de 340 cv e alcance de 300 milhas (480 km). Com o Electra E5, a Buick está focando no segmento premium do mercado chinês, mas segundo fontes da marca a estratégia é de futuramente atender outros segmentos, inclusive de modelos elétricos populares.
Para iniciar sua participação no setor de veículos elétricos, a Buick aproveitou para resgatar a denominação Electra, nome de um imponente e elegante modelo grande, com 5 metros e meio de comprimento, que lançou em 1959. Para isso, a divisão da GM também entrou com pedido de registro no departamento de propriedade industrial dos Estados Unidos para garantir a denominação Electra, de E1 a E9, indicando que poderá ter uma variada gama de modelos eletrificados, em diversos segmentos.
Maserati volta às pistas
Maserati está de volta às competições do FIA GT Championship, no qual se destacou no período de 2005 a 2010, com o vitorioso modelo MC12. O novo Maserati GT2 marca o retorno da Casa do Tridente e a estreia será na prova 24 Horas de Spa, programada para o último fim de semana de junho.
Desenvolvido pela engenharia da Maserati em conjunto com o Centro Stile da empresa, o Maserati GT2 mantém os padrões de estilo característicos da atual linha de modelos da marca, e é equipado com o motor Nettuno V-6 de 3,0 litros, biturbo, do Maserati MC20, com 630 cv de potência.
Este motor vem com a nova tecnologia MTC (Maserati Twin Combustion) baseada nos motores de F-1, enquanto o chassi monobloco de compósito de fibra de carbono, ultraleve, garante uma eficiente relação peso-potência, assim como a carroceia totalmente em compósito leve, na qual a aerodinâmica combina carga vertical com baixo coeficiente de arrasto.
VW salva o lendário encontro Wörthersee
Realizado desde 1982, o Wörthersee GTI Treffen, evento anual que já conseguiu reunir mais de 200.000 fãs dos modelos GTI da Volkswagen, nas margens do Lago Wörth, no município austríaco de mesmo nome, vai passar a ser realizado em Wolfsburg a partir do ano que vem.
Isto porque a prefeitura da cidade austríaca, alegando os efeitos das mudanças climáticas e a necessidade de considerar a sustentabilidade, fez uma declaração oficial: “O município de Wörth não sediará mais nenhum grande evento automobilístico convencional nos próximos anos”.
A decisão foi um golpe para os milhares de entusiastas do VeeDub e também para a própria Volkswagen, que patrocina oficialmente o Wörthersee GTI Treffen desde 2000, mas que já anunciou que o Treffen será mantido, apenas sendo transferido para Wolfsburg.
O evento programado para o ano que vem, conforme fontes da própria VW, deverá mudar o nome para “Coming Home” e a fábrica também já está prometendo algumas surpresas para os fãs da sigla GTI. Além disso, eles poderão continuar saboreando o currywurst Volkswagen (número de peça VW 199398500A), a tradicional salsicha produzida pela fábrica de Wolfsburg desde a década de 1940.
RM