A Hyundai lança no mercado brasileiro edição especial do suve Creta, a N Line Night Edition, limitada a 900 unidades, ano-modelo 2023/24, e se destaca por visual diferenciado, com detalhes de acabamento predominante em preto.
A versão é propulsionada pelo motor 2-litros de quatro cilindros Smartstream de 157,3/167 cv a 6.200 rpm e 19,2/20,6 m·kgf a 4.700 rpm e que foi atualizado em 2021 para redução de consumo de combustível em 8%. É o mesmo motor da versão topo de gama Ultimate.
Bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas com acionamento por corrente, variador de fase na admissão e escapamento, coletor de admissão de dois comprimentos e injeção no duto completam sua descrição.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
É acoplado a câmbio automático epicíclico de seis marchas com borboletas no volante para trocas de marchas sequenciais fabricado pela afiliada Hyundai Powertrain; a tração é dianteira.
A suspensão dianteira é McPherson e a traseira, por eixo de torção. Freios são a disco nas quatro rodas.
Outras mudanças na linha incluem novas calibrações das molas dianteiras e dos quatro amortecedores para um rodar mais firme e controlado, e também da direção eletroassistida, para maior firmeza, informou a fabricante.
Pesa 1.300 kg e acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge 190 km/h. O consumo de homologação é 10,9/7,7 km/l na cidade e 12,4/8,7 km/ na estrada. O tanque de combustível é de 50 litros e o porta-malas, de 422 litros.
Externamente, a nova versão do Creta se diferencia pela grade frontal N Line com acabamento em cromado escurecido extensiva so emblema-logotipo da Hyundai, o que se repete nos logos traseiros. As saias laterais e os protetores dos para-choques dianteiro e traseiro também são em preto, com detalhes em grafite.
Os retrovisores externos são em preto brilhante, enquanto as maçanetas seguem a cor da carroceria. A versão especial tem três opções de cor externa: preto Onix, branco Atlas e cinza Silk, sendo as duas últimas com a opção de teto preto.
As rodas de liga de liga de alumínio, de 18 polegadas, têm desenho exclusivo N Line e são pintadas em preto brilhante, montadas com pneus 215/55R18H, mesma medida da versão Ultimate. O estepe e temporário 155/90R16. A versão Night Edition vem com faróis e lanternas em LED, com acabamento escurecido e escapamento com duas ponteiras.
Internamente esta série especial mantém detalhes de acabamento com a forração do teto na cor preta, assim como os bancos revestidos em material que imita couro e com emblema N Line, contrastando com a costura em vermelho, detalhe que também está na alavanca seletora de câmbio e no volante.
O teto solar panorâmico, com grande área envidraçada, completa o visual desta versão exclusiva, que também traz como novidade, pela primeira vez na linha Hyundai produzida no Brasil, o sistema de som premium da marca Bose.
O sistema Bose 7.1 tem oito alto-falantes, com o central de 3,25 polegadas de médio/alto alcance, dois tweeters de 1 polegada, dois alto-falantes dianteiros de 6,5 polegadas, dois alto-falantes traseiros de 5,25 polegadas, além de um subwoofer de 5,25 polegadas instalado no porta-malas.
A série Night Edition vem com pacote completo de assistência avançada para o motorista que inclui o controle de velocidade adaptativo e a frenagem autônoma de emergência para carros, pedestres e ciclistas e também para conversão a à esquerda.
A conectividade é feita por central multimídia BlueNav, com tela de 10,25 polegadas e também é oferecido pacote completo de funções do Bluelink, com recursos como a Smart Camera 360º, que permite o monitoramento remoto do entorno do veículo e oferece funcionalidades de climatização e comando de voz.
O sistema também tem ferramentas de busca de localidades em tempo real, informações do tráfego e o modo guia de destino, todas atuando diretamente no GPS do veículo. O pacote de uso do Bluelink será gratuito durante três anos, válido a partir da data de compra do veículo. Após este período, os serviços terão mensalidade a partir de R$ 29,90.
A série especial ainda se destaca pelas soleiras das portas dianteiras personalizadas que são numeradas de 001 a 900. Nelas também é aplicada a nomenclatura Night Edition, acompanhada pelo emblema N Line. Este emblema também está aplicado nos para-lamas e na grade dianteira.
A denominação N Line foi criada pela Hyundai em 2015 com objetivo de ampliar o portfólio da marca desenvolvendo modelos de alto desempenho, com design exclusivo.
Segundo o fabricante, a “N Line” se inspira no formato das chicanes, curvas que exigem técnica do piloto e desempenho do carro e, ao mesmo tempo, uma homenagem a Namyang, cidade na Coreia do Sul onde se localiza o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, e ao famoso circuito de Nürburgring, onde são testados os modelos da marca.
A lista de conteúdo da versão é das mais recheadas e será publicada quando o AE receber o N Line Night Edition para teste.
Com vendas previstas para o começo de abril, haverá pré-venda especial de 300 unidades, a partir do próximo dia 13 de março, com exclusividade para atuais clientes da marca, proprietários de HB20 ou Creta, preço sugerido de R$ 181.490.
RM