A Acura, submarca da Honda de modelos premium e que tem atuação focada nos mercados dos EUA e Canadá e, em menor escala, China (Hong Kong) e Japão, está aproveitando a realização do Acura Grand Prix de Long Beach 2023, competição de carros esporte da IMSA neste fim de semana, para lançar o sedã liftback Acura Integra Type S 2024.
Conforme destaca a direção da marca nipo-americana, este modelo oferece uma nova interpretação de desempenho tendo como alvo uma nova geração de autoentusiastas. A começar pela potência do motor turbo de alta rotação, com mais de 320 cv, que mantém a tradição de elevado desempenho da linha Acura Integra Type S.
O motor K20C1 quatro-cilindros de 1.996 cm³, controle das 16 válvulas VTEC com duplo comando de válvulas, injeção direta e turbocarregador, tem potência de 324 cv a 6.500 rpm e torque de 42,8 m·kgf de 2.600 a 4.000 rpm. Com isso, o modelo tem a maior potência na sua classe e também a melhor relação peso-potência, 4,5 kg/cv.
Novo sistema de escapamento, de alto fluxo, é exclusivo do modelo. Em combinação com o ajuste de software, proporciona ao motor a classificação de potência mais elevada dos fabricados nos EUA, com a maior densidade de potência da sua classe, 162 cv/l. A densidade de torque é bem alta, 21,9 m·kgf/l.
O sistema de escapamento menos restritivo produz uma nota exclusiva do Type S. Isso porque uma válvula ativa no sistema proporciona experiência auditiva distinta em cada modo de condução e, quando é acionado o modo Sport +, o sistema aumenta a sonoridade e provoca pipocar e estouros.
Para aproveitar todas as características do motor o Integra Type S é dotado exclusivamente de câmbio manual de seis marchas com engates curtos e aceleração interina automática nas reduções, proporcionando uma conexão íntima e gratificante do motorista com o veículo. O diferencial de deslizamento limitado, tipo Torsen evita a patinagem da roda dianteira interna nas curvas.
Para melhor aderência à pista e estabilidade em alta velocidade, este Acura tem design inovador na suspensão dianteira com eixo de direção duplo. Esta solução reduz bastante o esterçamento por torque, segundo o fabricante, começando pela redução de 19 mm do offset do eixo da direção. Uma barra antirrolagem dianteira de Ø 29 mm (mais 2 mm que antes) aumenta a resposta e reduz a rolagem. As bitolas dianteira e traseira, aumentaram 88,9 mm e 48,2 mm, respectivamente.
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O sistema de amortecimento adaptativo de série, controlado pelo Sistema Dinâmico Integrado, proporciona características de amortecimento diferentes em cada um dos modos de condução: Comfort, Sport e Sport+.
As rodas de liga de alumínio cinza Shark 9,5J x 19, com novo design inspirado no NSX Type S de 10 raios, apesar de terem aro maior são 900 gramas mais leves cada que as do Integra normal com aro de 18″. Nelas são montados pneus Michelin Pilot Sport 4S de alto desempenho 265/30 R19.
Os discos dianteiros são de Ø 350 mm com pinças de alumínio monobloco Brembo de quatro pistões, enquanto os discos traseiros são de Ø 305 mm. Dutos de ar captado na dianteira contribuem para o arrefecimento dos freios.
O novo Type S é 71 mm mais largo do que o Integra normal devido aos para-lamas alargados para acomodar os conjuntos roda-pneu maiores. O novo painel frontal é exclusivo do Type S no qual se destaca a grade Pentágono Diamante e que combina com o capô de alumínio com tomada especial que melhora o fluxo de ar em 170%.
A elegante tomada de ar proporciona melhor arrefecimento e também melhor alimentação de ar ao motor turbocarregado. Uma abertura mais larga na seção inferior dianteira leva mais ar para o interresfriador.
O painel traseiro também redesenhado destaca três grandes ponteiras de escapamento centrais, novo difusor em cor preta e defletor na tampa do porta-malas redesenhado, que reforçam a força descendente.
A cabine com foco no motorista tem bancos dianteiros esportivos, com quatro eixos de regulagem e que proporcionam apoio ao corpo em curvas de alta aceleração lateral. Os dois bancos traseiros proporcionam bom espaço para as pernas.
No painel destaca-se a interface de informações para o motorista Acura Precision Cockpit de 10,2″ Outra tela de 9″, central e tátil ,tem compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay, sem fio. O veículo traz também projetor de dados no para-brisa, sistema de áudio de 530 watts e 16 alto-falantes e carregador de bateria de telefone celular por indução.
Os itens de segurança, de série incluem a estrutura da carroceria Advanced Compatibility Engineering da Acura, com bolsas infláveis para motorista e o passageiro dianteiro especificamente projetados para proteger a cabeça e reduzir o risco de lesões cerebrais, especialmente nas colisões frontais deslocadas, além de bolsas infláveis para os joelhos de motorista e passageiro, bolsas infláveis traseiras para impactos laterais, e o conjunto AcuraWatch de tecnologias de segurança e assistência ao motorista.
Emblemas Type S posicionados na grade dianteira, em cada para-lama dianteiro e na tampa do porta-malas distinguem este modelo de alto desempenho. O novo Integra Type S 2024 é produzido em Marysville, no estado de Ohio enquanto o motor K20C1 é construído exclusivamente na fábrica de motores em Anna, no mesmo estado.
O Acura Integra Type S estará à venda no mercado norte-americano agora em junho.
RM