Conceito Nissan Pathfinder
A Nissan aproveitou o Salão de Xangai para apresentar o Pathfinder Concept, proposta com foco no mercado chinês. O icônico suve da Nissan, lançado em 1985 com tração nas quatro rodas e projeto inovador, fez muito sucesso em todo mundo, inclusive no mercado brasileiro. Agora faz sucesso na China e a Nissan aproveita para mostrar um novo conceito do Pathfinder.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O Nissan Pathfinder Concept tem exterior redesenhado, com imponente dianteira, enquanto internamente o design arrojado destaca a tela ultralarga e o projetos de dados no para-brisa, que fornecem variadas informações. Outro detalhe é o largo console central, além do espaço para acomodar até três fileiras de bancos, opção apreciada no mercado chinês.
Stellantis explica o motivo dos testes com combustíveis sintéticos
Com relação a informação de que a Stellantis está avaliando 28 famílias de motores térmicos, que fabrica para seus atuais modelos, em testes com combustíveis sintéticos, a direção do gigante grupo fabricante de automóveis se apressou em confirmar que mantém o compromisso de vender somente modelos BEVs na Europa até 2030.
O grupo também revelou que os testes para verificar a possibilidade de utilização de e-fuels em seus motores a combustão, já fabricados, tem como meta principal acelerar a potencial redução das emissões de dióxido de carbono em 28 milhões de veículos (diesel e gasolina), que o anterior grupo PSA produziu no Velho Continente entre 2014 e 2019 (Euro 6)
Segundo a Stellantis, a adoção de e-fuels ofereceria aos proprietários destes veículos de combustão interna “uma opção simples e econômica para descarbonizar seus carros sem a necessidade de substituí-los, atualizando o sistema de queima de combustível do motor para aguardar uma nova rede de infraestrutura de carregamento de baterias”.
Além disso, a empresa destacou que o uso de combustível sintético nestes 28 milhões de veículos já fabricados poderá possibilitar a redução potencial de até 400 milhões de toneladas de CO2 na Europa entre 2025 e 2050. A iniciativa faz parte da estratégia ampla de descarbonização lançada pelo grupo para reduzir as emissões CO2 em 50% até 2030 e zerá-las até 2038.
A Stellantis afirmou que vai investir, até 2025, mais de 30 bilhões de euros (R$ 168 B) na eletrificação e criação do software necessário à produção de veículos elétricos a bateria para satisfazer as necessidades dos clientes, mas que mantém a intenção de avaliar “soluções complementares na luta contra emissões de CO2 e garantir mobilidade limpa, segura e acessível a todos”.
Conforme destacou o português Carlos Tavares, o executivo-chefe da Stellantis: “Nossa estratégia de eletrificação avança com firmeza. Ao mesmo tempo, também devemos procurar alternativas inteligentes para gerenciar as emissões de CO2 do 1,3 bilhão de veículos com motor de combustão interna já existentes. Trabalhando para garantir que nossos motores sejam ‘e-Fuel-friendly’, pretendemos oferecer para os nossos atuais clientes uma solução que pode ter impacto quase imediato. É mais uma iniciativa para atingir nossa meta de zero emissões até 2038″.
Acabou a energia para o carro solar Lightyear
O projeto de um automóvel elétrico por energia solar, proposto por uma firma criada por um grupo de jovens engenheiros e técnicos holandeses acabou por falta de “carvão”, ou mais correto: dinheiro. A empresa fundada em 2016 e que, ano passado, apresentou o protótipo Lightyear (ano-luz em inglês, mas com hífen) ficou sem fôlego para concluir a empreitada e teve sua falência decretada.
Os ativos que restaram da Atlas Technologies estão sendo oferecidos em leilão virtual, pela casa leiloeira holandesa Troostwijk Auctions. Dos 163 lotes oferecidos o destaque é para o protótipo pronto do Lightyear 0 (foto) que já recebeu uma oferta de 30 mil euros (R$ 168 mil), além de mais seis protótipos em fase de acabamento sendo dois de testes.
Tem também trem de força elétrico, chassi, pneus, bancos, muitas baterias, além de outras peças. Para quem estiver interessado, o leilão online termina nesta segunda-feira \24) às dez horas da manhã na Holanda. O endereço eletrônico é: https://www.troostwijkauctions.com/uk/auction/01-46135/
RM