A Jaguar Land Rover passa a se chamar JLR, cuja renomeação muda o foco para quatro submarcas: Range Rover, Discovery, Defender e Jaguar. A notícia é da revista Automotive News Europe, publicada há poucosdias no seu site.
A JLR se tornará uma “Casa de Marcas” numa mudança de estratégia que ajudará “aumentar a individualidade das nossas conhecidas marcas britânicas,” disse num comunicado Gerry McGovern, executivo-chefe de Criação da JLR.
A JLR tem procurado nos últimos anos separar sua linha principal de suves e criar mais distinção entre veículos dando-lhes personalidades discretas.
A estratégia da Land Rover desde 2021 tem sido separar os modelos em três “pilares”, com o Range Rover representando luxo, o Discovery se dirigido às famílias e o Defender enaltecendo suas raízes no off-road e durabilidade.
Com a nova estratégia, cada pilar Land Rover se torna uma marca amadurecida, ao lado da nova e luxuosa Jaguar.
Jaguar primeiro
A JLR anunciou nesta quarta-feira que o primeiro modelo da Jaguar dentro da nova estratégia será um GT quatro-portas elétrico com preço acima de 100.000 libras esterlinas (US$ 124.200, equivalente a R$ 627.200 na conversão direta), com alcance de até 700 quilômetros.
A supressão do nome Land Rover na renomeação ocorrida gerou controvérsia nas mídias sociais no Reino Unido (U.K.), com alguns comentários sugerindo que a JLR abandonou o histórico nome. Todavia, a JLR confirmou a continuação do nome Land Rover nos seus suves para servir como “marca de confiança”.
“Land Rover continuará. É forte, bem conhecido, e usaremos sua imagem de resistência para conferir às nossas marcas autenticidade e objetivo, ‘ disse um porta-voz à Automotive News Europe.
A JLR alterará suas concessionárias para incorporarem as novas marcas, com algumas vendendo todas as quatro e outras restringindo-se a algumas. O visual continua a ser refinado mas sem mesas, e o mobiliário proporcionará mais conforto para os clientes, contou Paddy McGillycuddy, chefe da JLR no U.K. à Automotive News Europe este ano.
Em fevereiro a JLR abriu sua primeira butique Range Rover no shopping de luxo Mayfair em Londres, operado pelo grupo de concessionárias Stratstone; A JLR está mudando o modelo de loja para seus concessionários no U.K até o final de 2024 como parte de um empenho para vender diretamente aos consumidores. A mudança para o modelo de loja começou na África do Sul em 2022.
Nos Estados Unidos, a JLR solicitou a alguns concessionários que encerrem suas atividades com Jaguar em meio à transição da fabricante para um futuro eletrificado. A JLR começou o processo de reduzir o número de concessionárias Jaguar oferecendo aos seus titulares a possibilidade de passarem a representar modelos que vendem bem como os novos Range Rover, Range Rover Sport e Defender, se abrirem mão da marca Jaguar.
Não ficou claro quantos concessionários aceitaram a oferta, nem se ficou sabendo o que os concessionários precisam fazer para se adequarem à estratégia de submarcas.
RM
Autor da matéria: Nick Gibbs/Automotive News Europe
Publicada em 20;04/2023