Nesta quinta-feira (20) a Honda divulgou o recorde de carros de tração dianteira no Circuito Norte (Nordschleife) de Nürburgring, conquistado pelo Civic Type R S, versão vendida na Europa com volante na esquerda apenas. O carro estava com pneus de pista Michelin Pilot Sport Cup 2, que embora não possa vir com eles na Europa. são opcionais nos Estados Unidos por US$ 1.780 (equivalente a R$ 8.610)].
O Civic Type R S normal de produção, pilotado pelo argentino Nestor Girolami, rodou os 20,829 km em 7:44,881, superando o recorde anterior do Renault Mégane R.S. Trophy-R em 2019, que registou 7:45,399 — diferença de apenas 0,518 segundo. A velocidade média, para um sedã, de 330 cv (2-litros turbo) é respeitável: 161,298 km/h.
Mas isso é informação básica, pois o objetivo desta matéria é mostrar o “trabalho” do piloto captado pela câmera de bordo, trocar marchas manualmente — câmbio de seis marchas — e imaginar se ele o fizesse apertando borboletas ou deixando eventual câmbio automático “fazer o serviço”. Metade ou mais da graça seria perdida.
Notável é perceber o perfeito escalonamento do câmbio pelo ruído do motor nas trocas, deixando-o sempre “cheio”, e mais notável ainda como tanto faz tração dianteira ou traseira, o que importa é o projeto do carro como um todo, como eu já havia observado no teste do Renault Mégane R.S. nove anos atrás.
Uma pena neste vídeo é não se poder ver o trabalho de punta-tacco, uma vez que a aceleração interina é automática, solução que ganha espaço cada vez maior nos câmbios manuais a partir do Nissan 350 Z de 2002.
Como o título diz, a verdadeira pilotagem e o câmbio manual são inseparáveis.
Bom, divertimento!
BS
Nota: alguns dados desta matéria foram obtidos no site da revista Car and Driver.