A Renault está apresentando a quinta geração do Clio como ano-modelo 2024. Lançado em 1990, mais de 16 milhões de unidades desta linha já foram vendidas, em 33 anos no mercado. Segundo o fabricante, o novo Clio é a definição perfeita da “Nouvelle Vague” (Nova Onda), um renovado ciclo na linguagem no design da marca e apelidado de “Renaulution”, que procura se destacar no estilo elegante e interior com detalhes de mais requinte no acabamento.
O Novo Clio também teve atualizada a tecnologia e também é oferecido com uma ampla gama de trens de força, mais do que qualquer outro modelo em sua categoria, conforme ressalta a Renault. O destaque é a versão híbrida E-Tech de 145 cv, que combina prazer de dirigir com economia. O novo Clio também tem uma variedade de oferta no acabamento, incluindo o esportivo Esprit Alpine versão que, segundo a Renault, melhor sintetiza a nova era da marca e do modelo.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Externamente, o destaque fica para o frontal totalmente redesenhado e que ressalta o novo logotipo da marca. A escala de cores — mais escura perto do logotipo, mais clara nas bordas, confere profundidade. A grade quadriculada procura passar a sensação de esportividade e o novo Clio é o primeiro modelo da “Nouvelle Vague” Renault com a assinatura de iluminação frontal destacada pelos finos faróis totalmente a LED, mais compactos e com até cinco feixes de luz, que modernizaram a aparência do modelo.
O para-choque traseiro também foi redesenhado ganhando detalhes aerodinâmicos, que ampliam visualmente a traseira, como o defletor sobre a tampa do porta-malas, e que procuram aumentar a aderência ao solo. De acordo com o acabamento, as ponteiras de escapamento permanecem visíveis ou são ocultadas pelo difusor. As lanterna, de design modernizado, com as bordas externas brilhantes mantém os detalhes do padrão de iluminação frontal.
O painel do novo Clio inclui um mostrador digital medindo de 7 a 10 polegadas na diagonal, de acordo com o acabamento. Conforme o país e a versão, ele pode também vir equipado com rádio e sistema multimídia R&GO ou Renault Easy Link. Os bancos Techno têm design envolvente e, assim como os painéis das portas e o painel, são revestidos com um tecido composto por até 60% de fibras modais da marca Tencel, uma fibra de celulose de base biológica.
Conforme destaca a Renault, é a primeira vez que essas fibras sustentáveis são usadas extensivamente dentro de um veículo. Elas são feitas de madeira natural proveniente de florestas seminaturais geridas de forma sustentável na Europa. Também não é utilizado couro no acabamento interno do novo Clio. Em vez disso, as superfícies são cobertas com TEP, um tecido granulado feito de fibras de origem biológica e poliéster. Uma vantagem é que leva menos água e energia para tingir TEP do que para tingir fibras da maneira convencional.
O Novo Clio tem uma gama de motorizações que utilizam diferentes fontes de energia. Além do E-Tech hybrid, tem também as opções somente gasolina, diesel ou gasolina/GLP — com diversas classificações de potência possibilitando escolher a configuração de acordo com as necessidades. Um assistente de condução favorável ao meio ambiente para todas as opções de trem de força indica ao motorista sobre as melhores maneiras de economizar combustível e reduzir as emissões de CO2.
O modelo E-Tech hybrid combina o motor a combustão de 4 cilindros, 1,6 litro e 94 cv, com dois motores elétricos, um de 49 cv e outro, que atua como gerador e motor de partida, de alta tensão, 24,5 cv e que são alimentados por bateria de 1,2 kW·h. A caixa multimodo inteligente, sem embreagem, tem quatro relações de transmissão para o motor a combustão, enquanto o motor elétrico principal tem duas. O trem de força híbrido E-Tech pode combinar até 14 maneiras diferentes de entrada do motor a combustão ou do motor elétrico.
Ao ser dada a partida o carro é movido somente pelo motor elétrico, que poderá ser usado em até 80% do tempo rodando na cidade, o que reduz o consumo em até 40% comparado com motor a gasolina convencional. A capacidade da bateria do Novo Clio em trânsito citadino, segundo detalha o fabricante, é a mais alta no segmento de carros urbanos híbridos e se baseia também na experiência da Renault na Fórmula 1, especialmente na recuperação e regeneração de energia.
Outra opção é o motor turbo de três cilindros TCe 100 GLP, que pode rodar tanto com gasolina ou gás liquefeito de petróleo. Com potência de 100 cv, esta versão bicombustível reduz o consumo e as emissões de CO2 (menos 8% de CO2 do que um motor a gasolina comparável), sem afetar o desempenho, já que seu torque máximo de 17,3 m·kgf é em faixa ampla a partir de 2.000 rpm. Com os dois tanques cheios, o Clio pode ter alcance de mais de 1.000 km no total. O carro já sai de fábrica com o sistema GLP.
O motor somente a gasolina de 3 cilindros e 1 litro tem duas versões. Turbo com potência de 90 cv e torque de 16,3 m·kgf e que é acoplado a uma caixa manual de 6 marchas. Já a versão somente aspirada tem potência de 65 cv e torque de 9,7 m·kgf e vem com câmbio de 5 marcha. Segundo a Renault, seu consumo está entre os melhores da categoria.
Já o motor diesel Blue dCi 100, de 4 cilindros, 1,5 l, desenvolve potência de 100 cv e torque de 26,5 m·kgf vem com caixa de câmbio de 6 marchas que reduz a rotação do motor a 110 km/h e velocidades mais altas. O novo Renault Clio Blue dCi também atende aos mais recentes padrões de emissões com seu sistema de redução catalítica seletiva (SCR) integrado, que é considerado o processo de pós-combustão mais eficaz para reduzir os óxidos de nitrogênio ((NOx).
São oferecidas seis opções de rodas, com 16 ou 17 polegadas, incluindo quatro modelos de liga de alumínio e que estão disponíveis com os vários acabamentos. O acabamento Techno, por exemplo, vem com rodas de alumínio preto com corte diamantado e aro de 16 polegadas. Todos eles têm o novo logotipo da Renault, em alumínio escovado, no centro. Apesar de todas as mudanças, o Novo Renault Clio mantém as mesmas dimensões da versão anterior: 4.053 mm de comprimento, 1.988 mm de largura e 1.439 mm de altura.
RM