A Alpine divulgou esta semana as fotos da versão especial do carro esporte A110, desenvolvida especialmente para enfrentar um dos desafios mais tradicionais do automobilismo: o Pikes Peak International Hill Climb, prova de Subida de Montanha que faz parte do calendário internacional da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e o segundo evento de automobilismo mais antigo nos Estados Unidos, depois da 500 Milhas de Indianápolis.
Também conhecida como a corrida para as nuvens (The Race to the Clouds), esta competição é realizada anualmente desde 1916, no fim do mês de junho, no pico Pikes, próximo a Colorado Springs, cidade no estado do Colorado. O percurso com distância de 19,93 quilômetros tem 156 curvas e gradiente médio de 7%, partindo de uma altitude de 2.860 metros para alcançar o topo do pico a 4.300 metros, um desnível de 1.440 metros.
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Para encarar o desafio, o esportivo da marca francesa ganhou anexos aerodinâmicos como a barbatana de tubarão, semelhante às utilizadas atualmente nos protótipos do Campeonato Mundial de Longa Duração (WEC), montada sobre o vidro traseiro e que incorpora uma tomada de ar para aumentar a eficiência do motor de quatro cilindros turbo de 1,8 litro, que teve a potência original de 296 cv aumentada para 500 cv.
Para garantir maior força aerodinâmica descendente possível foram desenvolvidos grande defletor dianteiro, com desenho especial, bem como o difusor traseiro ampliado, além de saias laterais e carenagens para as rodas. O conjunto também incorpora a enorme asa montada na extremidade traseira e dividida em duas partes. É interessante notar que o perfil original da carroceria foi mantido apesar dos anexos radicais.
O protótipo desenvolvido tendo como base a versão A110 R, que pesa apenas 1.083 kg, teve o peso reduzido para 950 kg, o que indica relação peso-potência de 1,9 kg/cv. Para isso, os engenheiros procuraram suprimir tudo de supérfluo para o desafio específico, como a retirada dos faróis principais e auxiliares, substituídos por finas lâminas de plástico cortadas a laser, e componentes da carroceria tiveram passaram por redução de peso.
O Alpine vai competir na categoria Time Attack 1, classe reservada para modelos de produção em série, mas nos quais podem ser aplicados componentes aerodinâmicos para garantir máxima força descendente. O protótipo será pilotado pelo francês Raphaël Astier, que detém atualmente o recorde da classe Time Attack 1, quando estabeleceu o tempo de 9:23,721 num Porsche 993 GT3 Cup em 2019.
Com pintura tradicional da Alpine, o protótipo combina as cores vermelho, branco e azul da bandeira francesa, mas como uma homenagem ao evento foram aplicadas no teto 50 estrelas que representam os estados americanos. Vales destacar que o atual recorde geral em Pikes Peak é também de um piloto francês, Roman Dumas, que no evento realizado em 2018 marcou o tempo de 7: 57.148, com o protótipo elétrico VW ID.R.
A prova deste ano será no dia 23 de junho.
RM