• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae Automobilismo

ALPINE DESENVOLVE VERSÃO ESPECIAL PARA ENFRENTAR O DESAFIO DE PIKES PEAK

identicon por Roberto Marks
05/05/2023
em Automobilismo, Notícias, RM
Fotos: Divulgação Alpine

Fotos: Divulgação Alpine





A Alpine divulgou esta semana as fotos da versão especial do carro esporte A110, desenvolvida especialmente para enfrentar um dos desafios mais tradicionais do automobilismo: o Pikes Peak International Hill Climb, prova de Subida de Montanha que faz parte do calendário internacional da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e o segundo evento de automobilismo mais antigo nos Estados Unidos, depois da 500 Milhas de Indianápolis.

O formoso pico Pikes (Foto: cpr.org/Assocated Press/Ed Andieski)

Também conhecida como a corrida para as nuvens (The Race to the Clouds), esta competição é realizada anualmente desde 1916, no fim do mês de junho, no pico Pikes, próximo a Colorado Springs, cidade no estado do Colorado. O percurso com distância de 19,93 quilômetros tem 156 curvas e gradiente médio de 7%, partindo de uma altitude de 2.860 metros para alcançar o topo do pico a 4.300 metros, um desnível de 1.440 metros.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las

Para encarar o desafio, o esportivo da marca francesa ganhou anexos aerodinâmicos como a barbatana de tubarão, semelhante às utilizadas atualmente nos protótipos do Campeonato Mundial de Longa Duração (WEC), montada sobre o vidro traseiro e que incorpora uma tomada de ar para aumentar a eficiência do motor de quatro cilindros turbo de 1,8 litro, que teve a potência original de 296 cv aumentada para 500 cv.

Para garantir maior força aerodinâmica descendente possível foram desenvolvidos grande defletor dianteiro, com desenho especial, bem como o difusor traseiro ampliado, além de saias laterais e carenagens para as rodas. O conjunto também incorpora a enorme asa montada na extremidade traseira e dividida em duas partes. É interessante notar que o perfil original da carroceria foi mantido apesar dos anexos radicais.

O protótipo desenvolvido tendo como base a versão A110 R, que pesa apenas 1.083 kg, teve o peso reduzido para 950 kg, o que indica relação peso-potência de 1,9 kg/cv. Para isso, os engenheiros procuraram suprimir tudo de supérfluo para o desafio específico, como a retirada dos faróis principais e auxiliares, substituídos por finas lâminas de plástico cortadas a laser, e componentes da carroceria tiveram passaram por redução de peso.

Cinquenta estrelas representam os 50 estados americanos
Cinquenta estrelas que representam os 50 estados americanos

O Alpine vai competir na categoria Time Attack 1, classe reservada para modelos de produção em série, mas nos quais podem ser aplicados componentes aerodinâmicos para garantir máxima força descendente. O protótipo será pilotado pelo francês Raphaël Astier, que detém atualmente o recorde da classe Time Attack 1, quando estabeleceu o tempo de 9:23,721 num Porsche 993 GT3 Cup em 2019.

Com pintura tradicional da Alpine, o protótipo combina as cores vermelho, branco e azul da bandeira francesa, mas como uma homenagem ao evento foram aplicadas no teto 50 estrelas que representam os estados americanos. Vales destacar que o atual recorde geral em Pikes Peak é também de um piloto francês, Roman Dumas, que no evento realizado em 2018 marcou o tempo de 7: 57.148, com o protótipo elétrico VW ID.R.

A prova deste ano será no dia 23 de junho.

RM







Próximo
Fotos: Divulgação GMC

GMC LANÇA NOVAS VERSÕES DA PICAPE SIERRA HD

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17