Hyundai e Giugiaro recriam conceito Pony Coupé de 1974
A Hyundai e o designer italiano Giorgetto Giugiaro aproveitaram o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, realizado no último fim de semana no Lago Como, Itália, para reviver uma antiga parceria. Por encomenda da marca sul-coreana, o GFG Style (empresa criada por Giugiaro e seu filho Fabrizio em 2015) recriou o conceito Hyundai Pony Coupé, (foto de abertura e outras a seguir) quase 50 anos após ele ser apresentado no Salão de Turim de 1974.
A reprodução do conceito com tração traseira e com motor a gasolina de quatro cilindros, 1,2 litro e 80 cv, mede 4.080 mm de comprimento, 1.560 mm de largura e 1.210 mm de altura — as especificações exatas do modelo original, que surpreendeu os visitantes do salão italiano, nem tanto por suas provocantes linhas, mas por ser uma proposta de uma marca praticamente desconhecida.
Na época, a Hyundai era uma pequena montadora de modelos Cortina fornecidos CKD pela Ford inglesa. “Quando a Hyundai nos procurou para um projeto de redesenho completo de um modelo que eles estavam desenvolvendo, para criar sua própria marca, fiquei um tanto cético porque não sabia o que era a Hyundai Motors na época”, lembrou Giugiaro, que posteriormente manteve uma longa colaboração com a marca.
Na ocasião, a Hyundai havia fechado um acordo de colaboração com a Mitsubishi para fabricar na Coréia do Sul modelos com mecânica licenciada pela marca japonesa, mas solicitou a Giugiaro colaboração para definir o estilo da carroceria de seu primeiro modelo o hatch Pony. O estilista não só refez o desenho, mas também desenvolveu o modelo conceitual que, de certa forma, apresentou a Hyundai para o ocidente.
Renault 5 Roland Garros antecipa o futuro modelo elétrico da marca
A Renault fez acordo de patrocínio do tradicional torneio Aberto de Tênis da França para apresentar o Renault 5 Roland Garros, uma estratégia de marketing antecipada, já que é apenas o protótipo do futuro Renault 5, mas a marca francesa detalha de que se trata de: “uma versão especial para o Aberto da França e uma prévia do futuro modelo de produção”.
O Renault 5, totalmente elétrico, está programado para entrar em produção no próximo ano e concorrer com Fiat 500e, Peugeot e-208, além do Mini Cooper Electric. O Renault 5 Roland Garros ficará em exibição durante o torneio, que vai de hoje (22 de maio) a 11 de junho, juntamente com o novo Renault Espace E-Tech e o carro-conceito Renault 4EVER Trophy.
Clique nas fotos para ampliá-las
Esta versão especial tem o teto pintado em preto fosco acetinado que contrasta com a carroçaria pintada em branco metalizado. Como detalhe exclusivo, o logotipo de Roland Garros é retroiluminado nas aberturas laterais, combinado com a Cruz de St Andrew — área icônica do design do estádio de Roland Garros. Os frisos dos vidros têm acabamento cromado acetinado e as rodas têm cor azul anodizada.
Grupo chinês Geely aumenta participação na Aston Martin
O grupo automobilístico chinês Geely e a inglesa Aston Martin Lagonda anunciaram na semana passada que o Geely Holding Group aumentou sua participação no capital da fábrica de esportivos de 7,6% para 17%. Com investimento de US$ 290 milhões (R$ 1,438 B), o grupo chinês se tornou o terceiro maior acionista da marca inglesa, atrás apenas do governo da Arábia Saudita, que detém 18% de participação, e do Yew Tree Consortium, liderado por Lawrence Stroll, o controlador da empresa e que detém 21% das ações.
Assim, o Geely Group, que já controla a Volvo e a Lotus, além de deter 50% das ações da Smart, amplia sua presença na indústria ocidental. Vale destacar também que Eric Li, presidente da Geely, é também o maior acionista individual do Mercedes-Benz Group, com quase 10% das ações da marca alemã. Além disso, o grupo chinês é sócio da malaia Proton e também tem suas próprias marcas: Geely, Lynk & Co, Galaxy, Zeekr e Polestar e a London Electric Vehicle Company (LEV), empresa de táxis.
RM