Opel Corsa 2024 ganha versões híbridas leves
A nova geração do Opel Cors , como ano-modelo 2024 está sendo lançada no mercado europeu. O destaque no estilo é o desenho da dianteira no qual já foi adotada a nova imagem da marca alemã definida por Mark Adams, vice-presidente de Design da fabricantes, como “Opel Vizor”. Além disso, seguindo o cronograma para a marca se tornar totalmente elétrica até 2028, a nova linha Corsa amplia a oferta de motorização, agora com versões híbridas leves de 48 volts, mantendo em produção versões com motores a combustão, de três cilindros 1,2-litro aspirado de 75 cv, ou turbocarregados, com potência de100 ou 130 cv.
Estas versões também tem um novo câmbio automática dupla-embreagem de seis marchas. Já o Corsa Electric, lançado em 2021, agora é oferecido com duas opções de potência: 136 cv e alcance de até 357 quilômetros ou 156 cv com alcance de até 402 quilômetros (WLTP). Com carregador rápido, a bateria atinge até 80% da capacidade em apenas 30 minutos, informa o fabricante.
Alpine indica que sucessor do A110 será elétrico
O executivo-chefe da Alpine, Laurent Rossi, informou na semana passada que o acordo que estava sendo negociado com o grupo chinês Geely para o desenvolvimento de modelo esportivo EV em parceria com a Lotus, não terá continuidade. O executivo também afirmou que a Alpine já está desenvolvendo um substituto para o A110, que não será a combustão nem híbrido, mas um elétrico a bateria..
Em entrevista à revista inglesa Car, Laurent Rossi detalhou que a marca poderá ser baseado em algum modelo Renault: “Esperamos preservar o DNA do A110, mesmo com compartilhamento de plataforma”, afirmou destacando que o modelo terá vantagens em termos de dinâmica de chassi, agilidade, além de usar alumínio no lugar do aço. ‘“Portanto, nossa ambição é manter as características e o DNA do A110 e diferenciá-los de outros modelos em desempenho e comportamento dinâmico.”
A afirmação de Rossi contrasta com uma declaração de Luca de Meo, o atual chefe do grupo Renault, que em uma entrevista em 2020 disse que o A110 poderia manter o motor de combustão seguindo como exemplo o Porsche 911, mas mantendo um processo constante de evolução, com atualizações e também diversificação, porém sempre fiel à aparência fundamental com seu ciclo de vida regular. Na ocasião Luca de Meo afirmou: “Na minha opinião, a Alpine tem futuro garantido e há maneiras de chegar lá”.
Toyota deve apresentar conceito GR Prius em Le Mans
Foto promocional divulgada pela Gazoo Racing, a divisão esportiva da Toyota, informando que apresentará na comemoração do centenário da 24 Horas de Le Mans um modelo conceito: “dotado de tecnologias de modelos que foram desenvolvidas por inúmeros desafios na participação no automobilismo”, gerou muita especulação na imprensa especializada mundial.
Baseados na foto, alguns especialistas sugeriram que o conceito deve ser baseado no novo Toyota Prius, lançado recentemente, já que o para-choque do modelo na imagem tem contornos semelhantes e com os mesmos posicionamentos dos sensores, apesar de se diferenciar do hatchback híbrido pelos dois grupos de faróis de LED, além da adição de adendos aerodinâmicos nas laterais e um defletor dianteiro de maiores dimensões.
Também foi especulado que o conceito pode ser uma avaliação de mercado para o lançamento de uma versão GR Prius Plug-in Hybrid, com motor a gasolina 2-litros de 221 cv, e propulsão elétrica leve. Algo que seria uma declaração de intenções com relação ao futuro eletrificado da Gazoo, já que seus modelos atuais são todos de motor a combustão.
RM