A GMC, marca da General Motor Company, está ampliando sua gama de picapes, ou caminhões (trucks) como os americanos se referem a este tipo de veículo utilitário, para expedições off-road com o lançamento de novas versões do modelo Sierra: a HD AT4X e a versão especial AT4X AEV Edition que, conforme destaca a marca, permite aos seus proprietários aventureiros transportar veículos recreativos, muitos equipamentos para atividades radicais, além de ter capacidade de rebocar 8.400 kg, possibilitando puxar grandes trailers ou carretas com barcos.
As novas versões AT4X são oferecidas com duas opções de motor V-8 a gasolina de 6,6 litros e 406 cv, e o Duramax urbodiesel de 476 cv e 134,8 m·kgf. Os dois motores estão acoplados a câmbio automático epicíclico Allison de 10 marchas. As duas novas picapes também vêm com diferencial de bloqueio eletrônico, elevador de suspensão de 38 mm instalado de fábrica, amortecedores DSSV Multimatic e pneus Goodyear Territory de 889 mm de diâmetro.
O GMC Sierra HD AT4X também inclui um novo modo para trechos off-road. Quando ativado, ele ajusta várias calibrações do veículo, como freios ABS, controle de estabilidade e tração para proporcionar desempenho otimizado ao se aventurar fora da estrada. Além disso, o Modo Off-Road altera a progressão do acelerador e as mudanças de mstvhas para permitir melhor controle e desempenho off-road.
A versão Extreme AEV, desenvolvida pela American Expedition Vehicles (AEV), de Missoula, estado de Montana, EUA, empresa especializada em preparar veículos para direção recreativa off-road em viagens de aventura e enfrentar os terrenos mais acidentados, recebe alguns diferenciadores como para-choques mais robustos, maior capacidade do guincho dianteiro e proteções inferiores adicionais como placas antiderrapantes de aço de alta resistência para proteger componentes vitais nas trilhas, como a caixa de direção e a caixa de transferência. As rodas Salta de 18 polegadas são exclusivas desta versão radical.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O sistema de assistência inteligente ProGrade inclui um conjunto de tecnologias de assistência projetadas para ajudar a simplificar o processo de engatar e rebocar, com ferramentas integradas que podem ajudar a aumentar a segurança e a confiança dos motoristas, incluindo o primeiro visor transparente de trailers disponível para reboque de lança e quinta roda, com alerta de ponto cego do reboque e novo controle de cruzeiro adaptativo ao rebocar. Além disso, há até 14 visualizações de câmera disponíveis, incluindo visualização do engate e visão lateral traseira com indicador de comprimento do trailer.
RM