Desde que chegou no Brasil em 2009, a BMW S 1000 RR tinha uma difícil missão, desbancar a hegemonia das superesportivas japonesas. Para se manter forte na concorrência em sua terceira geração, ela se tornou ainda mais potente, aerodinâmica e tecnológica. Nesta categoria de moto a cada ano temos novidades e grandes avanços principalmente advindos da MotoGP e do mundial de Superbike.
A mais visível dessas novidades são nas carenagens, agora mais modernas e com várias entradas de ar. A bolha dianteira também ficou mais alta. Porém, a principal novidade são as “asas” dianteiras logo abaixo da linha dos faróis, item praticamente obrigatório nas novas esportivas. Em altas velocidades o sistema pode gerar até 17 kg de força vertical para ajudar a manter a roda dianteira na moto colada no asfalto.
O motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³ passou por diversas alterações internas ganhando 3 cv de potência. Agora temos 210 cv a 13.750 rpm e 11,5 ·kgf a 11.000 rpm. Até mesmo o chassi foi alterado, agora com novas aberturas para uma maior flexibilidade em contornos de curvas. A corrente de transmissão M Endurance (mais resistente) passa a ser de série, assim como a bateria de íons de lítio M (mais leve).
Três versões
A primeira versão chamada de Premium já inclui sistema de ABS Pro/Race, amortecedor de direção, assistente de partida em aclive, assistente de troca de marchas sem o uso da embreagem, controle de tração dinâmico, controle de derrapagem, cinco modos de pilotagem, iluminação de LED e painel em TFT de 6,5 polegadas com conectividade Android Auto e AppleCarPlay. A principal novidades na eletrônica foi a adoção dos novos sistemas de assistência à derrapagem pelo freio e de derrapagem por potência que evitam que a roda traseira derrape em curvas (seja freando ou acelerando) usando sensores de inclinação para controlar a entrega de potência na roda .
A versão mais completa com roda em compósito de fibra de carbonoAlém disso o pacote ainda conta com manoplas aquecidas, controle de velocidade de cruzeiro, controle de suspensão ativa, tomada UBS, ponteira esportiva Akrapovic e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Logo acima desta versão temos a Premium M que adiciona banco M (com acabamento especial), rodas forjadas (mais leves e resistentes), pinças de freio M e protetor de manete de freio. Por fim na versão M Carbon que como o próprio nome diz trás rodas de compósito de fibra de carbono (ainda mais leves e resistentes), além de diversas peças também com esse material. São elas: paralamas, capa da corrente, capa do pinhão e engrenagens laterais.
Produzida na fábrica de Manaus, AM a nova linha 2023 da S 1000 RR já está disponível nas concessionárias da marca com os seguintes preços e cores:
Premium: R$ 125.900 (Blackstorm/preta ou Racing Red/vermelha)
Premium M: R$ 149.900 (Motorsport/tricolor)
M Carbon: R$ 169.900 (Motorsport/tricolor).
LR