A movimentação no segmento de picapes não para de esquentar: dias depois da Stellantis apresentar a Ram Rampage, a Ford anunciou com pompa e circunstância sua decisão de reescrever o conceito ao lançar a nova Ranger. Produto de conceito mundial, ela é fabricada na África do Sul, Estados Unidos, Tailândia, Vietnã e Argentina, esta a, responsável por atender os mercados da América Latina.
Pelos próximos três meses estarão disponíveis apenas as versões XLT (R$ 289.990) e Limited (R$ 319.990), ambas com o motor V-6 turbodiesel de 3 litros (250 cv a 3.250 rpm e 61,2 m·kgf de 1.750 rpm a 2.250 rpm) e câmbio automático epicíclico Ford 10R80 de dez marchas, o mesmo utilizando no Mustang e na F-150.
As vendas iniciais da nova Ranger serão direcionadas aos clientes da marca e, posteriormente, ao público em geral. O preço de lançamento da versão XLT é bastante atraente diante das suas concorrentes. As duas versões de lançamento têm tração nas quatro rodas, acionada através de controle no console central. As versões menos sofisticadas XL e XLS estarão disponíveis a partir de setembro, e terão motor turbodiesel 2-litros de quatro cilindros, com opções de câmbios automático e manual de seis marchas com tração traseira e 4×4.
A Ranger faz parte da linha F da marca e foi incorporada ao portfólio do oval azul em 1994. Desde então foi aperfeiçoada em 1997, 2003 (quando surgiu a primeira cabine dupla), 2005, 2010, 2012, 2017 e 2020. Somadas, essas variantes já superaram a marca de um milhão de unidades produzidas.
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O projeto do modelo recém-chegado nasceu em meados de 2017 e teve início autorizado em 2018 a partir de um código genético verdadeiramente mundial: o investimento de US$ 660 milhões ( R$ 3,175 bilhões) foi desenvolvido em quatro frentes e com a participação de 1.500 engenheiros nativos dos mercados onde a picape será comercializada. A Tailândia abastece o mercado regional e a Austrália a partir de suas duas fábricas, produção complementada por uma operação de montagem no Vietnã. A unidade da África do Sul atende a região e a Europa e em breve sairão outras unidades desde uma fábrica nos Estados Unidos.
A fábrica da Ford em General Pacheco,, na Grande Buenos Aires, recebeu melhorias que a integraram ao sistema de manufatura 4.0 e permitiram aumentar a produção para 110 mil unidades por ano, incluindo outros modelos. Esse número é 70% mais que o anterior e, coincidentemente, é a mesma proporção de veículos exportados, algo por demais importante para o momento político-econômico do pais vizinho.
A versão sul-americana foi homologada internamente após testes em 23 estados brasileiros nas regiões amazônica, centro-oeste e nordeste) e seis províncias argentinas nas regiões dos Andes, Salta, Patagônia e Comodoro Rivadavia. A empresa alega que foi o mais extenso programa de validação dos últimos 12 anos.
Tanto trabalho teve como objetivo maior redefinir o segmento das picapes médias e combater diretamente a VW Amarok. Além do modelo alemão, também são considerados concorrentes diretas no nicho premium do segmento a Chevrolet S10 High Country e a Toyota SRX. Para consolidar a proposta, a Ranger leva a melhor sobre todos esses modelos em quesitos como entre-eixos (3.270 mm), comprimento (5.370 mm) altura (1.886 mm) e largura (1.910 mm) e freios a disco ventilado nas quatro rodas. A XLT conta com quatro modos de condução (normal, eco, escorregadio e rebocar/transportar). A Limited tem dois modos a mais: lama/terra e areia.
O motor V-6 turbodiesel Lion é parte da ampla família Duratorq e tem bloco de ferro-grafite compactado e cabeçotes de alumínio com duplo comando de válvulas. Em versões de calibrações ligeiramente diferentes, esse motor usado em modelos de outras marcas inglesas.
Em termos de consumo, a picape Ford leva a melhor sobre a Amarok em ciclos urbano (7,5 km/l contra 7,2 km/l) rodoviário (11,8 contra 11,6 km/l). Em questão de velocidade máxima (187 km/h), porém, ela ganha da S10 High Country (180 km/h) e perde para a Hilux (195 km/h) e para a Amarok (205 km/h),
Dinamicamente, a nona versão da Ranger impressiona pela maciez de rodagem, silêncio interno e pela dirigibilidade bastante agradável tanto em piso pavimentado quanto em cascalho e fora da estrada. Colaboram para isso os pneus de uso misto 265/55R20 da versão Limited com o Kit Especial, a direção eletroassistida,, os 50 mm extras na distância entre eixos em relação à versão anterior, os amortecedores localizados externamente às longarinas do chassi, que estão reforçadas e mais largas, e a articulação do eixo traseiro 12% maior.
Acelerar o motor V-6 turbodiesel é agradável: nota-se uma leve pressão contra o encosto do banco — só o do motorista dispõe de ajustes elétricos — e é preciso estar atento para perceber a progressão de troca de marchas, principalmente no asfalto. As dimensões avantajadas deste conceito de carroceria são minimizadas pela maneabilidade ajudada pela direção eletroassistida e pelo volante de boa pegada que oferece regulagens de altura e distância.
Nos seus raios horizontais ficam, à esquerda, os comandos do controle automático de velocidade de cruzeiro e telefone, à direita,, e os controles de som, solução típica dos mercados norte-americano e japonês. Como já mencionado, a ausência de vibração típica de motores diesel e o bom isolamento acústico reforçam a sensação de conforto.
Em uma estrada pavimentada nas redondezas de Mendoza, Argentina, palco do lançamento, foi possível superar o limite de velocidade em algumas dezenas de quilômetros sem notar a sensação de ir cada vez mais rápido. Nas estradas de cascalho nota-se uma leve tendência de sair de frente, facilmente corrigido aliviando um pouco o acelerador
O torque, quando a tração está em quatro rodas automática (4A no seletor) é distribuído eletronicamente por demanda e de acordo com a necessidade de cada eixo;. O diferencial traseiro é autobloquante e na opção 4L de tração integral extrema a distribuição de força é equitativa em 50% para cada eixo. Em terrenos acidentados a Ranger supera trechos com inclinação de até 35 graus (57%) e pode percorrer terrenos alagados de até 800 mm de profundidade. A altura livre do solo (234,8 mm) só ganha da S10 High Country, mas os ângulos de entrada (30º) e saída (26º) são melhores que os das concorrentes diretas.
Câmeras frontais indicam na tela central o caminho à frente, recurso muito útil na prática do off-road, situação em que normalmente o motorista não consegue enxergar pelo para-brisa o trecho adiante. A enorme quantidade de sistemas eletrônicos é gerenciada por 36 módulos, 22 sensores, 3 radares, 5 câmeras e 7 antenas. Sensores de temperatura e umidade do ar-condicionado de duplo controle contribuem para o conforto dos ocupantes dianteiros e traseiros instalados em bancos revestidos de material semelhante ao couro e painéis de toque macio nos revestimentos das portas.
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As cores
Entre os sistemas de segurança ativa, as versões topo de linha oferecem assistente de pré-colisão com detecção e pedestres e ciclistas, manobras evasivas, frenagem em marcha ré, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, indicativo de permanência e centralização de faixa viária, farol alto automático e reconhecimento de sinais de trânsito. Destravamento de portas e partida remota com climatização são alguns outros sistemas que aumentam o conforto e facilitam a utilização da picape, que também conta com monitoramento da vida útil do óleo do motor. Geolocalização e travamento do veículo via celular são outras soluções interessantes disponibilizadas de série.
A lista de conteúdo da nova Ranger, no final da matéria, mostra a pujança dos vários itens e sistemas da picape.
O interior da nova Ranger em versões topo de linha XLT e Limited é de boa qualidade e, quando comparado a algumas de suas rivais, bastante discreto. Detalhes como a ergonomia das maçanetas internas encaixadas no descansa-braço das portas dianteiras, o bom grafismo do painel digital de tela central de 12” e o quadro de instrumentos com tela 12,4”, agradam. Nas versões de entrada o quadro eletrônico dará lugar outro menor. O painel central oferece um compartimento para carregamento de celular por indução e um amplo porta-objetos entre os bancos.
A alavanca do câmbio automático tem formato que evoca o joy stick tão em moda nesta era de jogos eletrônicos e está situada pouco à frente do interruptor do freio de estacionamento eletromecânico e, mais atrás, o controle rotativo da tração. O controle dos vidros e espelhos de acionamento está situado no descansa-braço da porta do motorista.
O recorte de utilização da nova Ranger esperado pela fabricante é definitivamente urbano e para uso pessoal. Usuários de uso misto e comercial dividem equitaitivamente 40% da projeção do emprego da nova picape. Sendo assim não de estranhar que a caçamba tenha iluminação e uma tomada de energia de 12 V e dimensões que permitem carregar um pallet de 100 mm x 1.200 mm.
WG
MOTOR | |
Denominação | Duratorq |
Descrição | Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em “V” a 60º, bloco de ferro-grafite e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador com interresfriador, Diesel |
Cilindrada (cm³( | 2.962 |
Diâmetro x curso (mm) | 85,5 x 86 |
Potência máxima (cv/rpm) | 250 / 3.250 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 61,2 / 1.750~2.250 |
Taxa de compressão (:1) | n.d. |
Densidade de potência (cv/L) | 84,4 |
Densidade de torque (m·kgf/L | 20,6 |
TRANSMISSÃO | |
Denominação | Ford 10R80 |
Tipo | Conversor de torque, câmbio automático epicíclico, 10 marchas, tração 4×4 permanente, distribuição de torque ente os eixos conforme demanda, troca de marchas manuais por tecla no pomo da alavanca seletora |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação dos diferenciais (:1)’ | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixes de molas semielípticas e amortecedores pressurizados montados externamente às longarinas do chassi |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Relação de direçao (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetrro mínimo de curva (m) | 12,8 |
FREIOS | |
Descrição | Hidráulico, servoassistido a vácuo por bomba, duplo-circuito dianteiro-traseiro |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Diantreiros (Ø nn) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mn) | Disco ventilado / n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumpinio de 17″ (XLT). 18″ (Limited), 20″ (Limited com Kit Especial |
Pneus | 255/70R17 All Terrain (XLT), 255/65R18 All Terrain (Limited), 265/55R20 (Limited com Kit Especial) |
PESOS (kg( | |
Em oredem de marcha | 2.283 (XLT), 2.357 (Limited) |
Capacidade de carfga | 1.037 (XLT), 1.023 (Limited) |
Rebocável | 3.100 |
CAPACIDADES (l) | |
Tanque de combustível | 80 |
Caçamba | 1.232 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.370 |
Lagura sem/com espelos | 1.910 / 2.208 |
Altura | 1.884 |
Distância entre eixos | 3.270 |
Caçamba | Comprimento 1.544, largura 1.584, altura 529 |
Distânca mínima do solo | 234,8 |
DADOS OFF-ROAD | |
Ânguls de entrada/saída/rampa (º) | 30 / 26 / n.d |
Imersão (mm) | 800 |
CONSTRUÇÃO | Cabine e caçamba em aço montadas sobre chassi, 4 portas, 5 lugares |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 187 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Urbano (km/L) | 7,5 |
Rodoviário (kml/L) | 11,8 |
CONTEÚDO DA FORD RANGER 2024 | ||
XLT | Limited | |
EXTERIOR | ||
Lanternas traseiras de LED | – | • |
Moldura de para-lamas no cor do veículo | – | • |
Moldura de para-lamas no cor preta | • | – |
Ajuste elétrico da altura do facho dos faróis | • | • |
Degrau de acesso à caçamba | • | • |
Rodas de liga de alumínio de 17 polegadas | • | – |
Rodas de liga de alumínio de 18 polegadas | – | • |
Arco de proteção (“santantônio”) pintado na cor do veículo | – | • |
Estribo plataforma | • | • |
Bagageiro de teto | – | • |
Pneus 255/65R18 All Terrain | – | • |
Pneus 255/70R17 All Terrain | • | – |
Protetor de caçamba | – | • |
Faróis de LED | • | • |
Faróis de neblina de LED | • | • |
Iluminação da caçamba | • | • |
Luzes de rodagem diurna | • | • |
Para-barro traseiro e traseiro | • | • |
Para-choque na cor do veículo | • | • |
Retrovisores externos com ajuste elétrico, rebatimento elétrico e repetidoras de seta | • | • |
Tampa traseira com assistente de abertura e fechamento | • | • |
Tomada 12-V na caçamba | • | • |
SEGURANÇA | ||
Alarme volumétrico | • | • |
Alerta de colisão com aviso luminoso e sonoro no quadro de instrumentos | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres | • | • |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e para joelhos do motorista (7) | • | • |
Cintos de segurança de três pontos para os três ocupantes do banco traseiro | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • |
Farol alto automático | • | • |
Frenagem pós-colisão | • | • |
Reconhecimento de placas de trânsito | • | • |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro | • | • |
Trava da tampa da caçamba elétrica | • | • |
SISTEMA MULTIMÍDIA SYNC | ||
AppLink | • | • |
Assistência de emergência | • | • |
Bluetooth | • | • |
Comando de voz em português nativo | • | • |
Comandos de áudio no volante | • | • |
conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio | • | • |
Entradas USB | • | • |
Seis alto-falantes | • | • |
Tela central multifuncional tátil de 10 polegadas | • | – |
Tela central multifuncional tátil de 12 polegadas | – | • |
INTERIOR | ||
Acendimento automático dos faróis | • | • |
Ajuste elétrico do banco do motorista em oito direções | • | • |
Ar-condicionado | • | – |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas | – | • |
Chave com sensor de presença e partida por botão | – | • |
Bancos com revestimento premium | • | • |
Câmera de ré | • | • |
Carregador de bateria de telefone celular por indução | • | • |
Controle de descida | • | • |
Descansa-braço traseiro | – | • |
Quadro de instrumentos em cores configurável por meio de comandos no volante | • | • |
Retrovisor eletrocrômico | • | • |
Saída de ar climatizado para o banco braseiro | • | • |
Sensor de chuva | • | • |
Tapetes de borracha | • | • |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com comando central de abertura e fechamento, um-toque | • | • |
Volante com ajuste de altura e distância | • | • |
Volante com revestimento premium | • | • |
TECNOLOGIA | • | • |
Quatro modos de condução selecionáveis: Normal, Eco, Rebocar/transportar, Escorregadio | • | – |
Seis modos de condução selecionáveis: Normal, Eco, Rebocar/transportar, Escorregadio. Lama/terra, Areia | – | • |
Comando de câmbio eletrônico | • | • |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | • | • |
Desliga/liga motor nas paradas | • | • |
Diferencial traseiro autobloqueante | • | • |
Direção eletroassistida | • | • |
Freio a disco ventiado nas quatro rodas | • | • |
Freio de estacionamento eletromecânico | • | • |
Provisão elétrica para reboque | • | • |
FORDPASS CONNECT: CONECTIVIDADE VIA APLICATIVO FORDPASS | ||
Alerta de acionamento do alarme no telefone celular | • | • |
Alerta de funcionamento do veículo via telefone celular | • | • |
Localização do veiculo pelo telefone celular | • | • |
Sensor de monitoramento da pressão dos pneus | – | • |
Monitoramento da vida útil do óleo | • | • |
Navegador off-road | – | • |
Partida do motor remota agendada | • | • |
Partida remota com acionamento do ar-condicionado | • | • |
Status remoto do veículo – nível de combustível, quilometragem | • | • |
Travamento/destravamento remoto do veículo | • | • |
KIT OPCIONAL DA VERSÃO LIMITED – R$ 20.000,00 | ||
Pneus 265/55R20 All Season | ||
Rodas de liga de alumínio de 20 polegadas | ||
Quadro de instrumentos em cores de 12,4 polegadas configurável e comandos no volante | ||
Alerta de tráfego transversal à retaguarda | ||
Assistente autônomo de frenagem ao dar ré, com detecção de pedestres | ||
Assistente de manobras evasivas | ||
Assistente de permanência e centralização nas faixas | ||
Assistente em cruzamentos | ||
Monitoramento de ponto cego | ||
Câmera 360º | ||
Controle automático de cruzeiro adaptativo com para e anda | ||
• Existente – não disponível |