Faleceu na última quarta-feira (26/07), aos 78 anos de idade, o engenheiro Francois Castaing que teve uma longa e bem-sucedida carreira na indústria automobilística trabalhando na França e nos Estados Unidos para Renault, American Motors e Chrysler, na qual supervisionou a equipe que projetou o Dodge Viper e também comandou o processo que reposicionou a marca Jeep no nicho off-road.
Nascido na França no final da Segunda Guerra Mundial, na cidade portuária de Marselha, Castaing iniciou sua carreira atuando no automobilismo de competição. Enquanto ainda cursava engenharia na École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers, em Paris, trabalhou para o “mago” Amédée Gordini. Quando a empresa de Gordini foi absorvida pela Renault, na década de 1970, Castaing foi nomeado diretor técnico da Renault Sports e a equipe venceu a 24 de Le Mans de 1978 com o esporte-protótipo Alpine A442B de motor Renault V-6 de 2 litros turbocarregado, com cinco voltas à frente do segundo colocado Porsche 935 2,1-L.
Na mesma ocasião, a Renault Sports também já estava participando do Mundial de Fórmula 1, com o então revolucionário motor V-6 de 1,5 litro, turbocarregado, que foi o primeiro a obter uma vitória na principal categoria do automobilismo com esta tecnologia, justamente no GP da França de 1979, no circuito de Dijon-Prenois pilotado por Jean-Pierre Jabouille. O sucesso alcançado pela equipe da Renault Sports fez o engenheiro ganhar crédito dentro da matriz.
No começo dos anos 1980, quando a Renault e American Motors se associaram nos Estados Unidos, ele foi nomeado vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento de Produto da American Motors Corporation (AMC). Por isso, com a família, mudou para Detroit em 1980. Apesar da parceria não ter evoluído, Castaing se destacou na AMC, especialmente nos projetos para a linha Jeep, que foi o sustentáculo da marca americana até ela ser incorporada pela Chrysler.
Após a Chrysler assumir a AMC, Castaing liderou o desenvolvimento dos carros da plataforma LH, que gerou os modelos Chrysler Concorde, Dodge Intrepid, Eagle Vision, Chrysler 300M e Chrysler LHS. Eles foram colocados no mercado em tempo recorde por meio do uso de engenharia simultânea, na qual os engenheiros trabalhavam em equipes de plataforma específica e acompanhavam do projeto até a linha de produção. Com isso, o tempo total do projeto até o lançamento foi reduzido de 50 para 39 meses.
François Castaing também supervisionou o projeto de criação do Dodge Viper, concebido por Bob Lutz e projetado por Tom Gale. Na ocasião, a Chrysler viveu seus anos de intenso brilho, com modelos de sucesso, além de carros-conceito das marcas Chrysler, Dodge e Jeep chamando a atenção do público nos principais salões de automóveis pelo mundo, o que provocou, inclusive, a criação da DaimlerChrysler.
Castaing se aposentou em 2000, mas continuou atuando em conselhos de administração de diversas empresas do setor automotor, além de ter sido eleito membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos e membro da Sociedade de Engenheiros Automobilísticos (SAE). Ele também atuou como conselheiro do Detroit Science Center e da marca inglesa de modelos de competição Reynard Motorsport. Em 2010, ele foi introduzido no Automotive Hall of Fame, em Dearborn, Michigan.
Requiascat in pace, engenheiro Castaing!
RM