“Incapotável” não é uma palavra que faça parte do nosso vocabulário, mas do fabricante do Traction Avant (tração dianteira em francês), a Citroën, que fabricou o primeiro modelo, com uma estabilidade “comparável aos modelos atuais”, como comenta Jason Vogel, um jornalista que rodou o mundo andando em tudo quanto é carro por aí. Para vocês saberem, ele andou até em um modelo jipinho (que a Citroën fabricou, na França entre 1968 e l988, e na Argentina, entre 1971 e 1980, mas nunca veio para o Brasil). Ele, o Citroën Mehari, aparece em cenas do filme “O Gendarme e os extraterrestres”, com Louis de Funès, de 1979.
Ele lembra, por exemplo, que um ano após seu lançamento na França, o carro chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro e, mais especificamente, na rua Bambina, 37 (hoje sede da Guarda Municipal carioca) e também na rua General Polidoro, ambas as ruas no bairro de Botafogo.
E por que o Traction Avant enfrentava bem as dificuldades de uma “boa” curva, diferente da maioria dos modelos daqueles tempos de 1930 (ele foi fabricado, na França, de entre 1934 e 1957)? Porque ele tinha seu centro de gravidade muito baixo por já ter carroceria monobloco, além de um entre-eixos de 2.910 mm, largura de 1.670 mm, altura de 1.520 mm e comprimento de 4.450 mm.
Capotou, ganha outro
Desde sua chegada ao Brasil, na rua Bambina (mas a Citroën tinha revendas até no Amazonas), o Traction Avant ganhou a fama de carro “incapotável”, que Jason Vogel e o engenheiro Waldemar Colucci (que atuava na Engenharia de Projetos e Carrocerias da GM e deu aulas na FEI de Carroceria e Suspensão) creditam ao seu baixo centro de gravidade e dimensões.
Com isso, seu conhecido humor, os cariocas inventaram um concurso: ganharia da Citroën um carro novo, quem conseguisse fazê-lo capotar.
— Eu conheci dois engenheiros franceses — conta Colucci — um deles que trabalhou na Citroën e ambos desmentiram esta promoção da fábrica. Isso era coisa que se espalhou pelo Brasil, mas não era verdade.
— Isso era coisa da criatividade brasileira — ressalta Jason — que pesquisou sobre o assunto, mas nunca encontrou nada que comprovasse essa promoção.
Enfim, o Traction Avant era “incapotável”, mas o pessoal da Citroën não era “louco”.
CL
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