Caros leitores e leitoras,
Vamos seguindo, como se diz. Completamos hoje 15 anos de presença ininterrupta na rede mundial de computadores, 365 dias por ano, sete dias por semana, 24 horas por dia. O AE não para nem no período de festas de fim de ano, achamos que devemos ao nosso universo de leitores.
O AE não tem redação física, ela é 100% virtual, possível graças à internet. Isso significa que o AE não tem “horário de funcionamento”. Tive essa experiência de 2000 a 2002 quando trabalhei na Embraer, uma empresa global, em que era proibido desligar nossos telefones celulares, já que o mundo tem 24 fusos horários.
A redação virtual tem muitas vantagens. Não haver perda de tempo com deslocamentos casa-trabalho-casa é uma delas. O dia rende mais, pausas como as para cafezinho não existem, cada um faz o seu horário. A maior parte da tensão urbana não atinge a equipe. Quem, como eu, fuma pode exercer seu direito.
O escritório em casa mostrou seu valor na pandemia da covid-19 em 2020, 2021 e parte de 2002, em que muitas atividades, como as do AE, não foram interrompidas. A única alteração decorrente da pandemia da covid-19, por assim dizer, foi a redução da atividade de testes de veículos em razão das paralisações forçadas, pelos governos estaduais, da indústria automobilística, que felizmente voltaram ao normal no segundo semestre de 2022. A crise dos semicondutores, que também afetou severamente produção das fabricantes de veículos, já é passado.
Na equipe, as alterações posteriores ao nosso 14º aniversário, resumiram-se à saída do colunista Remato Bellote, que assinava a “Garagem do Bellote”, por não conseguir conciliar seu trabalho no AE com outras atividades suas, e do editor de Notícias Fabrício Samahá devido a desentendimentos funcionais passíveis de ocorrer em qualquer empresa — nada sério, continuamos amigos.
Para a continuidade da edição de Notícias passamos a contar, no despertar deste ano, com o experiente Roberto Marks, com quem trabalhei oito anos na revista Fusca & Cia., na qual ele era editor-chefe, que vem fazendo um excelente trabalho.
Agora é partir para o 16º ano do AE, sempre contando com o imprescindível prestígio da sua leitura e dos seus comentários, em mais um ano de seriedade, diversidade e emoção.
Paulo Keller, Bob Sharp e toda a equipe
AE
(Atualizado em 24/8/23 às 15h30 com esta arte de Paulo Keller)