Enquanto investe na transição para implantar arquitetura EV em toda sua linha de esportivos, a Maserati prepara o lançamento para a próxima semana de mais um hipercarro com motor a combustão. Com produção limitada a apenas 62 exemplares, o MCXtrema é um modelo para rodar apenas em circuitos fechados, nos chamados track days, atividade para “pilotos” amadores que está muito em voga atualmente.
O MCXtrema, que foi revelado no ano passado como conceito ‘Project24’, terá sua primeira apresentação pública na semana que vem no evento “The Quail”, na Califórnia. O preço, entretanto, não foi divulgado, mas a marca italiana informou que os compradores receberão completo treinamento de pilotagem, bem como apoio específico para as atividades em pista, além de uma “oferta única de serviços”.
Especificações técnicas semelhantes às do Maserati MC20, a começar pelo motor V-6 Nettuno de 3 litros, biturbo, que ganhou novos turbocarregadores o que elevou a potência para 750 cv. Mas, em vez da caixa automática de oito marchas básica do MC 20, esta versão de pista tem caixa de câmbio sequencial de seis marchas, com acionamento por botbolets no volante, e tração somante traseira com diferencial de deslizamento limitado mecânico.
A Maserati reduziu significativamente o peso do carro, que fica em torno de 1.250 kg, ou 250 kg mais leve que o MC20. Esta redução é auxiliada pela utilização de painéis da carroceria em compósito de fibra de carbono, policarbonato em vez de vidro nas janelas laterais e acabamento espartano na cabine, tipicamente de carro de corrida, na qual o banco de passageiro é opcional também para reduzir peso, e a pedaleira e volante são ajustáveis.
A força descendente foi aprimorada com o grande defletor dianteiro e o difusor traseiro de maior dimensão, além da barbatana central que vai do teto até a enorme asa traseira. O ar também é canalizado pela grande tomada no bico e o capô inclinado o que amplia o efeito solo. O defletor dianteiro e a asa traseira são ajustáveis para se adequar a diferentes configurações de pista e utilização.
Rodas com miolo de alumínio forjado e aro de 18 polegadas são especiais para a montagem de pneus slick. Os discos de freio carbocerâmicos ventilados têm pinças especiais de competição. O sistema, que é fornecido pela Brembo, tem configuração de resfriamento sob medida. A suspensão com configuração de triângulos superpostos, tem carga de amortecimento e barras antirrolagem ajustáveis.
O cinto de segurança de seis pontos é padrão e o volante também é de CRFP. Já o sistema de telemetria para manter oi piloto atualizado com os tempos de volta e configurações mecânicas pode ser encomendado como opção, além da câmera no interior da cabine para registrar a atividade Assim como os protótipos de corridas de resistência, o MCXtrema também tem como opcional o sistema de pressão de ar, que aciona os macacos automáticos sob o carro para facilitar a troca de pneus.
RM