O Mercedes-Benz 540K Long-Tail Special Roadster (W 29) ano 1937, pertencente ao colecionador americano Jim Patterson, foi o “Best of Show” no 72º “Pebble Beach Concours d’Elegance 2023”, o ponto máximo do Monterey Car Week, que é realizado todos os anos em agosto, desde 1950, na beira da praia localizada no condado de Monterey, Califórnia.
No evento realizado na semana passada, o charmoso Mercedes superou diversos modelos de época no que foi considerado pelos especialistas como o mais difícil concurso de elegância já realizado no tradicional encontro. Este foi o décimo “Best of Show” de um modelo Mercedes-Benz, desde o início do Pebble Beach Concours d’Elegance em 1950.
Conforme a documentação nos arquivos da Mercedes-Benz, além de outros documentos históricos, relatam que este 540 K Special Roadster foi encomendado em 1937 pelo rei do Afeganistão, Mohammed Zahir Shah, que em 1950 deu o carro de presente para seu genro, que o vendeu a um colecionador americano em 1953.
Depois de apenas cinco mudanças de dono nas últimas sete décadas, o atual proprietário comprou o veículo em leilão realizado durante o evento de Pebble Beach do ano passado, por US$ 9,9 milhões (cerca de R$ 48 milhões) pelo fato do carro estar muito bem conservado, com pouco mais de 20 mil quilômetros rodados.
Mesmo assim, após o leilão o carro foi restaurado de acordo com os mais rigorosos padrões de autenticidade pela RM Auto Restoration, em estreita cooperação com o Mercedes-Benz Classic Center, com os especialistas do Mercedes-Benz Heritage levantando a documentação detalhada da história do modelo nos arquivos Mercedes-Benz Classic, em Fellbach.
O Mercedes-Benz 540K Long-Tail (cauda longa) Special Roadster foi apresentado no Salão do Automóvel de Berlim em fevereiro de 1937 com a assinatura Sindelfingen Karosserie, que era a divisão Sonderwagenbau (construção de carros especiais) dentro da fábrica do próprio Grupo Daimler-Benz, e que é considerado um dos mais belos desenhos de carroceria.
Segundo especialistas, apenas 26 exemplares com esta configuração foram construídos com o preço de 28.000 marcos imperiais, ou cerca de US$ 12.000 na taxa de câmbio vigente na época, mas era vendido por US$ 14.000 desembarcado nos Estados Unidos — cerca de 40 % a mais do que o Cadillac V-12, com a carroceria mais cara no catálogo da Fleetwood.
O motor de oito cilindros em linha, de 5,4 litros, válvulas no cabeçote, com carburador corpo-duplo de fluxo ascendente, tem aspiração por supercarregador tipo Roots ativável pelo motorista se desejado, em que a potência sobe de 116 cv para 180 cv. A suspensão dianteira é independente por triângulos superpostos, e suspensão traseira, também independente, é por semieixos oscilantes, ambas com molas helicoidais, enquanto os freios a tambor nas quatro rodas são hidráulicos servo-assistidos.
Mede 5.245 mm de comprimento com 3.289 mm entre eixos, 1.905 mm de largura e 1.651 mm de altura, e pesa 2.595 kg. Pneus são 6.50-17. Acelera de 0 a 96,5 km/h em 16,4 s e atinge 193 km/h. O câmbio é de quatro marchas.
RM