O site da revista inglesa Autocar publicou esta semana as primeiras fotos divulgadas pelo fabricante do Bizzarrini Giotto, hiperesportivo com motor V-12 de 6,6 litros desenvolvido em parceria com a Cosworth. Ainda, segundo a publicação, os testes dinâmicos com o modelo começarão em 2024 como detalhou o diretor tecnológico da empresa, Chris Porritt.
A proposta de reviver a marca italiana de esportivos é do comerciante de automóveis kuwaitiano Rezam Mohamed Al Roumi, proprietário de concessionária de carros esportivos e de luxo de Londres, que fez um acordo em 2020 com o criador da marca, Giotto Bizzarrini, falecido em maio deste ano aos 96 anos de idade.
O fabricante, entretanto, não divulgou os números específicos de potência e torque do motor V-12 de aspiração atmosférica, a não ser por uma curiosa indicação: a cilindrada de 6.626 cm³, tem números que batem exatamente com a data de nascimento do engenheiro italiano, 6 de junho de 1926. Montado em posição central-traseira o motor e acoplado a um transeixo com câmbio automático de dupla embreagem e oito marchas.
O design, por sua vez, procurou combinar influências de design do Bizzarrini 5300 GT da década de 1960 “e reinterpretá-las para a era moderna”, conforme detalhou à Autocar, Chris Porritt: “Temos uma visão clara para o Giotto, impulsionada não pelos tempos de volta ou recordes de aceleração, mas pelo envolvimento emocional de quem vai desfrutar dele”.
Segundo o projetista, as aberturas duplas no capô e na saia dianteira formatadas para tornar o emblema o mais proeminente, a janela traseira envolvente e a coluna central triangular têm influência do 5300 GT. Já o defletor dianteiro diédrico teve o design influenciado pela Fórmula 1, enquanto a asa traseira fixa de largura total visa aumentar a força descendente.
RM