• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Notícias

MORRE GIOTTO BIZZARRINI

6/06/2026–13/05/2023

identicon por Roberto Marks
16/05/2023
em Notícias, RM
Giotto Bizzarrini (Foto: Hemming.com)

Giotto Bizzarrini (Foto: Hemming.com)





Giotto Bizzarrini, um dos mais importantes projetistas de carros esporte italianos, morreu de causa natural no sábado (13/5) aos 96 anos de idade. Formado em engenharia pela Universidade de Pisa em 1953, no ano seguinte foi trabalhar para a Alfa Romeo no setor de desenvolvimento e testes comandado por Carlo Chiti.

Jovem e apaixonado por automóvel, também assumiu a função de piloto de testes. “Era a vida que eu queria”, lembrou Giotto em depoimento. Três anos mais tarde foi surpreendido ao receber uma correspondência de próprio punho de Enzo Ferrari convidando-o para uma visita a Maranello, onde foi recebido pessoalmente pelo Commendatore.

Algumas semanas depois foi convidado para assumir o comando de desenvolvimento e testes da Ferrari. Em suas memórias, contou que ao chegar na fábrica de Maranello imediatamente mandaram ele testar o berlinetta 250 GT, com motor V-12 de mais de 300 cv, com a qual o belga Oliver Gendebien havia vencido o Giro di Sicilia. Bizzarrini lembrou que, até então, o carro mais potente que havia guiado tinha sido um Alfa Romeo de 1.900 cm3 de bem menos de 100 cv. Precisou da ajuda dos mecânicos, que estavam aquecendo o motor, para descobrir os macetes do carro e sair para a estrada. Quando voltou, o próprio Ferrari o estava aguardando.

Ferrari berlinetta 250 GT V-12 de 3 litros, o “teste de admissão” de Giotto Bizzarrini na Ferrari (Foto targaflorio.info/17giro/htm)

Abordado pelo chefe, “como a máquina anda, meu jovem?” Bizzarrini não se furtou: “Fantástica, Commendatore, o motor é excepcional, mas acho que podemos melhorar a suspensão com amortecedores telescópicos e também usar caixa de direção de pinhão e cremalheira. Ao que Ferrari secamente respondeu: “Eu sei, por isso te contratei”.

Na Ferrari, Bizzarrini trabalhou no desenvolvimento de modelos de competição como o 250 Testarossa V-12 e o Testarossa 500 Mondial de 2 litros, além de várias versões de modelos de rua da linha Ferrari como o 250 GT SWB, 250 Spider California e o icônico 250 GTO.

Ferrari 250 GTO (raio-x de David Kimble para a revista Road & Track)

Uma reclamação da equipe de engenharia, então comandada por Carlo Chiti, devido as interferências da esposa do Commendattore, Laura, nos trabalhos na fábrica provocou a demissão da equipe toda, inclusive Bizzarrini, que voltou para Livorno, sua cidade natal, e onde montou a empresa Autostar, um escritório de engenharia para projetar motores por encomenda.

Um dos primeiros clientes foi Ferruccio Lamborghini, que encomendou o motor V-12, de 3,5 litros e que foi instalado no protótipo Lamborghini 350 GTV, apresentado no Salão de Turim de 1963. No mesmo evento foi apresentado outro esportivo, o Iso Grifo com potente motor Chevrolet V-8 de 5,3 litros e 350 cv, com chassi projetado por Bizzarrini.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Em 1964, ele se aventurou em virar construtor de modelos esportivos e fundou a Società Prototipi Bizzarrini, para construir o Bizzarrini 5300 GT Strada, também com o motor Chevrolet V-8 de 5,3 litros, mas com 365 cv e que alcançava velocidade de 280 km/h. Entretanto, em 1969 a empresa encerrou as atividades após 133 unidades produzidas.

Bizzarrini Giotto (desenho de divulgação Bizzarrini)

Giotto Bizzarrini passou então a prestar serviços de consultoria para diversos fabricantes. No final de 2020, o kuwaitiano Rezam Mohamed Al Roumi, que comanda uma loja de carros de luxo em Londres, anunciou que havia fechado acordo com o engenheiro italiano para relançar a marca Bizzarrini com um superesportivo denominado Giotto.

R.I.P. Giotto Bizzarrini

RM







Próximo
Fotos da matéria: cortesia de RM Sotheby's

DOIS MODELOS ICÔNICOS DA FERRARI VÃO A LEILÃO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17