A renovação do BMW M2 é completa e passa a ser vendido em duas versões: Coupé e Coupé Track, ambos com motor de seis cilindros em linha biturbo e sempre com câmbio automático de oito marchas. A versão de câmbio manual não virá para o Brasil.
Serão apenas cinco cores para escolha dos compradores: azul M Zandvoort, vermelho M Toronto metálico, branco Alpino, preto Safira e cinza Brooklyn, e os preços anunciados no lançamento são: R$ 617.950 na versão Coupé e R$ 667.950 na Coupé Track que traz como diferenciador o teto em compósito de fibra de carbono, capaz de reduzir 24 kg no peso do carro e bancos tipo concha do mesmo material que reduzem mais 5 kg. Os freios M esportivos estão instalados na versão Track com pinças pintadas de vermelho, e ainda tem o pacote M Drivers e máscara escurecida nos faróis.
A dianteira tem um desenho marcante formado pela grade dupla, tradição dos carros BMW, mas desta vez em tamanho mais comedido em relação ao seu irmão maior o BMW M3. A grade não tem moldura externa e é formada apenas por barras horizontais. Nas laterais do para-choque dianteiro e ao centro aparecem grandes entradas de ar para prover o necessário fluxo para os oito radiadores instalados no veículo.
Os faróis utilizam tecnologia LED com luz de rodagem diurna tendo a assinatura BMW que remete ao ano de 2002 quando o primeiro M2 foi lançado. A lanternas traseiras também são em LED e o para-choque traseiro abre espaço para quatro ponteiras de escapamento.
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Completando o desenho do exterior da carroceria de duas portas, os para-lamas têm formato alargado trazendo ainda mais esportividade na aparência. E as rodas são 19” na dianteira com pneus 275/35R19 e 20” na traseira com pneus 285/30R20, utilizando pneus semi-slick na versão Track.
Traseira alta e para-lamas alargados são destaquesO interior do novo BMW M2 é moderno e puxa para o minimalismo pela diminuição de botões físicos no painel. A central multimídia de 14,9” e o quadro de instrumentos de 12,3” estão interligados por um vidro curvo voltados para melhor visibilidade e facilidade de operação pelo motorista (piloto). No console central está a alavanca de câmbio tradicional com opção de trocas de marcha manuais na própria alavanca ou nas borboletas atrás do volante.
O volante multifuncional traz dois botões vermelhos adicionais (M1 e M2) que podem ser configurados em modos de condução adicional, facilitando a comutação para uso mais manso ou mais nervoso na pista. E o revestimento é em couro para proporcionar melhor pega na hora da pilotagem.
Os bancos têm revestimento em couro combinando com as laterais de portas e explorando as três cores da marca (vermelho, azul escuro e azul claro). Os bancos traseiros formam o arranjo 2+2 com acesso pelo basculamento dos encostos bancos dianteiros.
Configuração mecânica
Ainda não foi desta vez que a BMW permitiu darmos uma voltinha no novo M2, mas tudo indica que em breve teremos essa chance. Enquanto isso vamos nos deliciar nos números que foram informados.
O motor é similar ao do BMW M3 testado pelo Bob Sharp em 2021 com seis cilindros em linha, 3 litros
, montado na longitudinal. Bloco e cabeçote em alumínio com duplo comando de válvulas com variação de fase e controle de levantamento das válvulas e de aceleração Valvetronic. Quatro válvulas por cilindro, injeção direta de gasolina e dois turbocarregadores, um para cada 3 cilindros.
A potência máxima declarada é de 460 cv a 6.250 rpm com torque máximo de 56 m·kgf entre 2.650 e 5.870 rpm, proporcionando aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e velocidade máxima de 290 km/h. O câmbio automático de 8 marchas com engrenagens epicíclicas é fornecido pela ZF e conectado ao motor através de conversor de torque; a tração é traseira.
As dimensões compactas do novo BMW M2 mostram distância entre eixos de 2.747 mm com comprimento total de 4.580 mm. O fabricante informa que a distribuição de peso está próxima do 50:50, o que torna o veículo ágil na condução rápida em percurso sinuoso.
As suspensões, dianteira do tipo McPherson e traseira multibraço estão equipadas com amortecedores ajustáveis eletronicamente, e os sensores distribuídos pelo veículo permitem uma rodagem mais confortável em pisos irregulares e mais firme quando em modo esportivo. Reforços foram adicionados à carroceria para prover melhor rigidez torcional. E a direção com assistência elétrica tem relação variável, facilitando a condução.
Os freios são a disco ventilado nas quatro rodas com pinças fixas de seis pistões na dianteira e flutuantes de um pistão na traseira.
Conclusão
O aspecto esportivo do BMW M2 não deixa de lado os recursos de conforto que todo BMW tem oferecido. Ar-condicionado automático de três zonas, sistema de som Harman Kardon, aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, sistema automatizado de estacionamento e controle de cruzeiro adaptativo com função anda e para em trânsito pesado.
Na conectividade o veículo conta com o BMW ConnectedDrive para chamadas de emergência, aviso de manutenção, navegação com trânsito em tempo real, portais de notícias e clima, e a possibilidade de adotar a chave digital que elimina a necessidade de portar a chave física. O pareamento de Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e o modelo conta com o sistema de interação por voz da BMW para ativar diversas funções no veículo.
O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa de serviços de manutenção da marca e estará disponível nos M2 pelo período de três anos ou 40 mil km, dando cobertura mundial na rede de concessionarias e sem custo adicional dos serviços cobertos.
Agora é aguardar a BMW nos chamar para aquela avaliação dinâmica que todo autoentusiasta gosta de ver em um novo lançamento, principalmente quando a marca é alemã.
GB
FICHA TÉCNICADO BMW M2, VERSÕES COUPÉ E TRACK | |
Número de cilindros | 6 |
Cilindrada (cm³) | 2.993 |
Potência (cv/rpm) | 460 / 6.250 |
Torque (m·kgf/rpm) | 56,1 / 2.650~5.869 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,1 |
Velocidade máxima (km/h) | 290 (Coupé), 285 (Track) |
Tração | Traseira |
Combustível | Gasolina |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.580 |
Largura | 1.887 |
Altura | 1.403 |
Distância entre eixos | 2.747 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 390 |
Tanque de combustível | 52 |
RODAS E PNEUS | |
Material | Liga de alumínio, raios duplos |
Rodas dianteiras | 9,5J x 19 |
Pneus dianteiros | 275/35R19 |
Rodas traseiras | 10,5J x 20 |
Pneus traseiros | 285/30R20 |
CONTEÚDO DO BMW M2 2023 2024 | ||
Coupé | Track | |
ITENS DE SÉRIE | ||
Bolsas infláveis de cortina dianteiras e traseiras | • | • |
Bolsas infláveis dianteiras | • | • |
Bolsas infláveis laterais dianteiras | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • |
Freios a disco ventilados com ABS | • | • |
Função desliga/liga motor nas paradas | • | • |
Garantia de 24 meses | • | • |
Indicador de intervalo de manutenção programada | • | • |
Kit de ferramentas completo | • | • |
Luz de acompanhamento | • | • |
Luz traseira de neblina | • | • |
Luzes de freio dinâmicas | • | • |
Tapetes de veludo | • | • |
Tecnologia Car e-Key Memory | • | • |
Teto de compósito de fibra de carbono | • | • |
CONFORTO | ||
Acesso confortável | • | • |
Pacote de retrovisores interno e externos | • | • |
Retrovisor interno com função antiofuscante | • | • |
Banco traseiro tripartido 40:20:40 | • | • |
Bancos dianteiros com aquecimento | • | • |
Pacote de luzes | • | • |
Ar-condicionado automático digital de três zonas | • | • |
Velocímetro com leitura em km | • | • |
Encostos de cabeça traseiros ajustáveis | • | • |
Bancos M Sport | • | – |
CONECTIVIDADE | ||
Chamada de emergência inteligente | • | • |
Teleservices BMW | • | • |
Serviços ConnectedDrive | • | • |
Pacote Connected Professional | • | • |
Integração de smartphones | • | • |
e-SIM pessoal | • | • |
Live Cockpit Professional BMW | • | • |
SISTEMA DE ÁUDIO | ||
Harman Kardon | • | • |
DESIGN | ||
Acabamento externo em preto de alto brilho | • | – |
Bancos-concha de compósito de fibra de carbono | – | • |
Cintos de segurança M Sport | • | • |
Highlighter M | • | • |
Interior com acabamento em compósito de fibra de carbono | • | • |
Luzes de sombra M | – | • |
Moldura de janelas individuais em linha de sombra BMW de alto brilho | • | • |
Revestimento do teto em Anthracite | • | |
Teto de compósito de fibra de carbono | – | • |
Teto solar | • | – |
SEGURANÇA | ||
Alarme | • | • |
Estepe de emergência | • | • |
Monitoramento da pressão dos pneus | • | • |
Segredo de roda | • | • |
Triângulo de emergência | • | • |
TECNOLOGIA | ||
Assistente de condução | • | • |
Assistente de estacionamento | • | • |
Assistente de farol alto | • | • |
Carregador de bateria de telefone celular sem fio | • | • |
Controle de cruzeiro adaptativo | • | • |
Diferencial M Sport | • | • |
Faróis de LED adaptativos | • | • |
Freios M Sport com pinças em vermelho | – | • |
M Drive | • | • |
M Drive Professional | • | • |
Suspensão ativa M | • | • |