A história da mobilidade apresenta evoluções de tempos em tempos que acabam sendo incorporadas pelos demais fabricantes, e o BMW i7 xDRIVE60 M SPORT que chega por R$ 1.282.950, pode ser utilizado como exemplo. O sedã traz inovações tecnológicas e propostas de luxo nunca vistas em nosso mercado. A influência da sua afiliada Rolls-Royce é marcante nesse novo produto da BMW.
A apresentação estática do novo carro foi realizada em São Paulo no centro de treinamento da BMW junto à escola Senai no bairro do Ipiranga. Não foi desta vez que tivemos a oportunidade de dirigir, mas realmente o mais interessante nesse carro não deve ser a condução e sim, ser conduzido acomodado no banco traseiro.
É um sedã grande, bem grande e irmão gêmeo dos igualmente luxuosos BMW 740i com motor 3-L turbo de 6 cilindros em linha e o 760i xDrive com motor 4,4-l V-8 biturbo. E justamente por acomodar esses grandes motores na dianteira que a primeira coisa que chama a atenção no i7 é o comprimento do capô — no total são 5.391 mm de para-choque a para-choque e 3.215 mm entre eixos.
É jstamente esse entre-eixos bem longo que permite acomodar todo luxo e conforto que é visto na cabine. Sentar-se ao volante de um BMW é certeza de encontrar uma ótima posição de dirigir e neste caso não é diferente. Os bancos são bem confortáveis com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O volante é padrão BMW com segmento achatado e comandos posicionados nos dois raios horizontais.
Duas telas de alta definição de 12,3” e 14,9” desempenham o papel de quadro de instrumentos e central multimídia, respectivamente, estando interligadas em um só plano passando a impressão de ser uma peça única curvada para melhor visibilidade do motorista. O acesso e visibilidade dos comandos é outro ponto a destacar, pois o estudo de ergonomia é outra disciplina muito bem aplicada pelos engenheiros da BMW.
Mas é no banco traseiro que aparece a grande novidade de conforto do BMW i7. O lado direito tem o recurso de extensão do assento para maior conforto das pernas, e isso só é possível com o banco dianteiro sendo movido para frente para aumentar o espaço. Toda a movimentação do banco dianteiro e abertura da extensão é feita eletricamente através de comando em tela tátil de 5,5 polegadas posicionada nos puxadores das portas traseiras. São duas telas com essa característica, uma em cada porta traseira.
Além das duas telas de controle nas portas traseiras e as duas do painel de instrumentos, o BMW i7 conta com a quinta tela de 31 polegadas em formato paisagem (widescreen) e resolução 8k, que fica embutida no teto. Quando aberta se posiciona logo atrás dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, podendo ser ajustada em resolução e inclinação da tela, para melhorar a visualização dos passageiros. Telas de escurecimento fecham os vidros das portas traseiras e do vidro vigia, transformando o compartimento traseiro do veículo em uma sala de cinema de luxo sobre rodas.
Todo esse recurso de imagem é acompanhado pelo sistema de som da Bowers & Wilkins de 2.000 watts de potência. O streaming pode ser baixado por meio de uma conexão 5G através de contrato de um ano oferecido pelo fabricante com limite de 20 Gb mensal. Uma segunda conta com e-Sim 5G está integrado ao veículo para 3 anos de serviços conectados da BMW com consumo de voz e dados ilimitados, incluindo Sporfy e Amazon Fire TV.
Luxo mesmo com materiais reciclados
O acabamento é primoroso e mescla materiais nobres com texturas, cores e formatos de muita elegância e bom gosto. Há também a utilização de EcoNyl, náilon reciclado, proveniente de descarte industrial e de redes de pesca abandonadas em oceanos.
As estruturas internas das portas, para-choques e grade são feitas inteiramente com plástico reciclado, e 50% do alumínio utilizado na construção do veículo é de reuso.
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Externamente, o BMW i7 é completamente novo. A identidade visual estreou no X7 e divide o conjunto óptico frontal em duas partes. Na superior, luzes de LED reforçam a imponência do veículo fazendo o papel de luz de rodagem diurna (DRL) e imitam cristais. Logo abaixo, também em LED e com tecnologia Matrix, estão os faróis principais. A grade frontal tem as bordas iluminadas e sistema ativo que só abrem quando é necessário fluxo de ar para o radiador.
Iluminação em LED e imitação de cristais na luz de rodagem diurnaPelas laterais nota-se as maçanetas embutidas deixando o visual mais limpo e auxiliando na aerodinâmica. Na traseira, lanternas estreitas e tridimensionais completam o visual do sedã. As rodas são de 21 polegadas montadas com pneus 255/40R21.
Conjunto elétrico
São dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro) síncronos trifásico de corrente alternada sem utilização de ímãs permanentes ou materiais terra rara em sua construção. A potência total combinada é de 544 cv com torque instantâneo de 76 m·kgf, permitindo aceleração de 0-100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima limitada em 240 km/h.
A tração integral xDrive com predominância de torque para o eixo traseiro, onde também é feito o esterçamento complementar, o que facilita manobras em baixa velocidade e proporciona maior estabilidade em curvas de alta e média velocidade.
O conjunto de baterias é de 5ª geração da BMW com 101,7 kW·h de capacidade e o carregamento é feito em corrente alternada (AC) de até 22 kW, e em corrente continua (DC) de até 195 kW, permitindo ir de 10 a 80% de carga em aproximadamente 35 minutos.
O alcance com uma carga de bateria é o segundo melhor pelo Inmetro no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) com 479 km, perdendo apenas para o BMW iX que já testamos no AE. A eficiência energética de 0,63 MJ/km é outro dado relevante que posiciona o BMW i7 como o melhor entre os sedãs elétricos à venda no Brasil.
Novas tecnologias
A Série 7 sempre foi a linha mais completa da BMW e mantém essa tradição com um veículo carregado de equipamentos. Os assistentes à condução foram aprimorados atingindo o nível 3 de veículos autônomos em países que autorizam esse tipo de assistente. O modelo vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como controle adaptativo de cruzeiro e permanência em faixa, que são capazes de manter o carro na estrada com precisão sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda de congestionamentos. Possui também o controle remoto de estacionamento que por meio do aplicativo My BMW estaciona na vaga desejada com um simples clique no aplicativo.
Há alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego transversal à retaguarda, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal.
E para completar o prazer a bordo, o BMW i7 possui som ambiente para aumentar a emoção de quem está a bordo. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo renomado compositor Hans Zimmer para proporcionar mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.
E a conexão com o carro continua através do aplicativo compatível com iPhone e Android que dispensa a necessidade do porte da chave física e facilita o acesso ao veículo exclusivamente com o celular, podendo ainda ser compartilhado com até cinco pessoas. O aplicativo My BMW permite ativar outras funções remotamente, como localizar o veículo, trancá-lo e destrancá-lo, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro. E outra vantagem é verificar o status do veículo, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, nível de carga da bateria, manutenções, entre outros.
No interior do veículo, o assistente pessoal inteligente ganhou novas capacidades para interagir de forma mais natural com seus ocupantes. O sistema permite interação, por voz, com o próprio carro de forma bem natural.
Conclusão
A BMW anuncia que já são mais de 500 carregadores públicos com sua marca espalhados por 90 cidades do Brasil, e fornecerá aos compradores do novo BMW i7 dois carregadores residenciais e um carregador de bordo.
A verdade é que se a busca é por um sedã elétrico de luxo, o BMW i7 estará no topo de qualquer lista, apesar de ser caro, mesmo sem adicionar alguns dos itens opcionais, como o teto solar panorâmico. E seu desempenho é mais que adequado, porém se a busca for por um carro esportivo, o Porsche Taycan pode ser mais adequado.
Agora, se a preferência é por conforto e luxo, o BMW i7 tem espaço abundante para os passageiros e o porta-malas também em tamanho generoso. Impressiona, pois, parece mais um Bentley ou Rolls-Royce do que um BMW.
GB
Observação: a Ficha Técnica e Lista de Conteúdo será publicada quando a BMW do Brasil disponibilizar tais informações.