A história da mobilidade apresenta evoluções de tempos em tempos que acabam sendo incorporadas pelos demais fabricantes, e o BMW i7 xDRIVE60 M SPORT que chega por R$ 1.282.950, pode ser utilizado como exemplo. O sedã traz inovações tecnológicas e propostas de luxo nunca vistas em nosso mercado. A influência da sua afiliada Rolls-Royce é marcante nesse novo produto da BMW.
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A apresentação estática do novo carro foi realizada em São Paulo no centro de treinamento da BMW junto à escola Senai no bairro do Ipiranga. Não foi desta vez que tivemos a oportunidade de dirigir, mas realmente o mais interessante nesse carro não deve ser a condução e sim, ser conduzido acomodado no banco traseiro.
É um sedã grande, bem grande e irmão gêmeo dos igualmente luxuosos BMW 740i com motor 3-L turbo de 6 cilindros em linha e o 760i xDrive com motor 4,4-l V-8 biturbo. E justamente por acomodar esses grandes motores na dianteira que a primeira coisa que chama a atenção no i7 é o comprimento do capô — no total são 5.391 mm de para-choque a para-choque e 3.215 mm entre eixos.
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É jstamente esse entre-eixos bem longo que permite acomodar todo luxo e conforto que é visto na cabine. Sentar-se ao volante de um BMW é certeza de encontrar uma ótima posição de dirigir e neste caso não é diferente. Os bancos são bem confortáveis com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O volante é padrão BMW com segmento achatado e comandos posicionados nos dois raios horizontais.
Duas telas de alta definição de 12,3” e 14,9” desempenham o papel de quadro de instrumentos e central multimídia, respectivamente, estando interligadas em um só plano passando a impressão de ser uma peça única curvada para melhor visibilidade do motorista. O acesso e visibilidade dos comandos é outro ponto a destacar, pois o estudo de ergonomia é outra disciplina muito bem aplicada pelos engenheiros da BMW.
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Mas é no banco traseiro que aparece a grande novidade de conforto do BMW i7. O lado direito tem o recurso de extensão do assento para maior conforto das pernas, e isso só é possível com o banco dianteiro sendo movido para frente para aumentar o espaço. Toda a movimentação do banco dianteiro e abertura da extensão é feita eletricamente através de comando em tela tátil de 5,5 polegadas posicionada nos puxadores das portas traseiras. São duas telas com essa característica, uma em cada porta traseira.
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Além das duas telas de controle nas portas traseiras e as duas do painel de instrumentos, o BMW i7 conta com a quinta tela de 31 polegadas em formato paisagem (widescreen) e resolução 8k, que fica embutida no teto. Quando aberta se posiciona logo atrás dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, podendo ser ajustada em resolução e inclinação da tela, para melhorar a visualização dos passageiros. Telas de escurecimento fecham os vidros das portas traseiras e do vidro vigia, transformando o compartimento traseiro do veículo em uma sala de cinema de luxo sobre rodas.
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Todo esse recurso de imagem é acompanhado pelo sistema de som da Bowers & Wilkins de 2.000 watts de potência. O streaming pode ser baixado por meio de uma conexão 5G através de contrato de um ano oferecido pelo fabricante com limite de 20 Gb mensal. Uma segunda conta com e-Sim 5G está integrado ao veículo para 3 anos de serviços conectados da BMW com consumo de voz e dados ilimitados, incluindo Sporfy e Amazon Fire TV.
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Luxo mesmo com materiais reciclados
O acabamento é primoroso e mescla materiais nobres com texturas, cores e formatos de muita elegância e bom gosto. Há também a utilização de EcoNyl, náilon reciclado, proveniente de descarte industrial e de redes de pesca abandonadas em oceanos.
As estruturas internas das portas, para-choques e grade são feitas inteiramente com plástico reciclado, e 50% do alumínio utilizado na construção do veículo é de reuso.
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Externamente, o BMW i7 é completamente novo. A identidade visual estreou no X7 e divide o conjunto óptico frontal em duas partes. Na superior, luzes de LED reforçam a imponência do veículo fazendo o papel de luz de rodagem diurna (DRL) e imitam cristais. Logo abaixo, também em LED e com tecnologia Matrix, estão os faróis principais. A grade frontal tem as bordas iluminadas e sistema ativo que só abrem quando é necessário fluxo de ar para o radiador.
Iluminação em LED e imitação de cristais na luz de rodagem diurnaPelas laterais nota-se as maçanetas embutidas deixando o visual mais limpo e auxiliando na aerodinâmica. Na traseira, lanternas estreitas e tridimensionais completam o visual do sedã. As rodas são de 21 polegadas montadas com pneus 255/40R21.
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Conjunto elétrico
São dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro) síncronos trifásico de corrente alternada sem utilização de ímãs permanentes ou materiais terra rara em sua construção. A potência total combinada é de 544 cv com torque instantâneo de 76 m·kgf, permitindo aceleração de 0-100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima limitada em 240 km/h.
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A tração integral xDrive com predominância de torque para o eixo traseiro, onde também é feito o esterçamento complementar, o que facilita manobras em baixa velocidade e proporciona maior estabilidade em curvas de alta e média velocidade.
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O conjunto de baterias é de 5ª geração da BMW com 101,7 kW·h de capacidade e o carregamento é feito em corrente alternada (AC) de até 22 kW, e em corrente continua (DC) de até 195 kW, permitindo ir de 10 a 80% de carga em aproximadamente 35 minutos.
O alcance com uma carga de bateria é o segundo melhor pelo Inmetro no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) com 479 km, perdendo apenas para o BMW iX que já testamos no AE. A eficiência energética de 0,63 MJ/km é outro dado relevante que posiciona o BMW i7 como o melhor entre os sedãs elétricos à venda no Brasil.
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Novas tecnologias
A Série 7 sempre foi a linha mais completa da BMW e mantém essa tradição com um veículo carregado de equipamentos. Os assistentes à condução foram aprimorados atingindo o nível 3 de veículos autônomos em países que autorizam esse tipo de assistente. O modelo vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como controle adaptativo de cruzeiro e permanência em faixa, que são capazes de manter o carro na estrada com precisão sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda de congestionamentos. Possui também o controle remoto de estacionamento que por meio do aplicativo My BMW estaciona na vaga desejada com um simples clique no aplicativo.
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Há alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego transversal à retaguarda, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal.
E para completar o prazer a bordo, o BMW i7 possui som ambiente para aumentar a emoção de quem está a bordo. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo renomado compositor Hans Zimmer para proporcionar mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.
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E a conexão com o carro continua através do aplicativo compatível com iPhone e Android que dispensa a necessidade do porte da chave física e facilita o acesso ao veículo exclusivamente com o celular, podendo ainda ser compartilhado com até cinco pessoas. O aplicativo My BMW permite ativar outras funções remotamente, como localizar o veículo, trancá-lo e destrancá-lo, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro. E outra vantagem é verificar o status do veículo, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, nível de carga da bateria, manutenções, entre outros.
No interior do veículo, o assistente pessoal inteligente ganhou novas capacidades para interagir de forma mais natural com seus ocupantes. O sistema permite interação, por voz, com o próprio carro de forma bem natural.
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Conclusão
A BMW anuncia que já são mais de 500 carregadores públicos com sua marca espalhados por 90 cidades do Brasil, e fornecerá aos compradores do novo BMW i7 dois carregadores residenciais e um carregador de bordo.
A verdade é que se a busca é por um sedã elétrico de luxo, o BMW i7 estará no topo de qualquer lista, apesar de ser caro, mesmo sem adicionar alguns dos itens opcionais, como o teto solar panorâmico. E seu desempenho é mais que adequado, porém se a busca for por um carro esportivo, o Porsche Taycan pode ser mais adequado.
Agora, se a preferência é por conforto e luxo, o BMW i7 tem espaço abundante para os passageiros e o porta-malas também em tamanho generoso. Impressiona, pois, parece mais um Bentley ou Rolls-Royce do que um BMW.
GB
Observação: a Ficha Técnica e Lista de Conteúdo será publicada quando a BMW do Brasil disponibilizar tais informações.