Lotus trilhando novos caminhos
O lançamento do novo Lotus Emeya elétrico (foto acima), um sedã quatro-portas, que conforme destaca o fabricante foi desenvolvido para rivalizar com o Porsche Taycan e o Tesla Model S, mostra que a tradicional marca britânica de esportivos, hoje controlada pelo conglomerado chinês Geely, está aos poucos se afastando das origens da empresa criada por Colin Chapman.
Apesar de continuar fabricando em pequena série modelos esportivos de motor a combustão na fábrica da Lotus Cars em Hehtel, na Inglaterra, e ter lançado o Emira com motor V-6 e mais recentemente, a versão com motor de quatro cilindros Mercedes-AMG, o grupo controlador chinês tem objetivos mais ambiciosos para a icônica marca.
Com a denominação de Lotus Technology, trata-se de um dos novos fabricantes chineses de carros elétricos. Para isto, foi construída uma fábrica em Wuhan com capacidade de 150 mil carros por ano com a marca Lotus, numa gama que vai do suve Eletra, apresentado em 2021, ao novo sedã Emeya e também ao esportivo Evija já apresentado.
Toyota conquista título no WEC
Com a vitória em dobradinha na 6 Horas de Fuji neste fim de semana, a Toyota Gazzo Racing confirmou a conquista do título de construtores do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) de 2023. Apesar de surpreendida no início da prova pela equipe Penske-Porsche, que liderou a primeira metade da corrida, a equipe japonesa não deixou passar a oportunidade de vencer em casa e assegurar o título por antecipação.
O Toyota GR010 Hybrid Hypercar pilotado pelo britânico Mike Conway, pelo japonês Kamui Kobayashi e pelo argentino José Maria “Pechito” López venceu seguido pelo outro carro da equipe pilotado pelo suíço Sebastien Buemi, pelo japonês Ryo Hirakawa e pelo britânico Brendon Hartley. O Porsche da equipe Penske pilotado pelo francês Kévin Estre, pelo alemão André Lotterer e pelo belga Laurens Vanthoor foi terceiro.
Já a equipe AF Corse, que representa oficialmente a Ferrari, teve atuação discreta com os dois carros da marca italiana chegando em quarto e quinto lugares, uma volta atrás dos vencedores. Com a quinta vitória em seis provas disputadas, a Toyota Gazzo Racing dominou o campeonato e a exceção foi na prestigiosa 24 Horas de Le Mans, vencida pelo Ferrari 499P da AF Corse.
Nem Aston, nem Miata
O site da revista alemã Auto Motor und Sport divulgou recentemente a foto de um modelo transformado que estava à venda no Facebook Marketplace. Trata-se de um Mazda Miata no qual o infeliz proprietário resolveu adaptar a grade de Aston Martin. Não parece um Aston e, agora, nem Miata.
Ferrari F12 a 340 km/h numa Autobahn
O canal no YouTube AutoTopNL, que já abordamos aqui no AE acelerando um Porsche, agora divulgou vídeo com um Ferrari F12 também acelerando numa Autobahn.
Com motor V-12 de 6,3 litros, 750 cv e 70,4 m·kgf, o F12 ficou em produção de 2012 a 2017. Esta versão foi sucessora da 599 GTB Fiorano e antecedeu o modelo 812 Superfast.
No vídeo de 6min43s os produtores destacam a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e velocidade máxima de 340 km/h, com destaque para o pavimento da estrada que nem reflete no volante do carro.
RM