Os VW Käfer cabriolé sempre foram os mais considerados, tanto que quando a fabricação de VW Käfer foi descontinuada na Alemanha, em 19 de janeiro de 1978, e a notícia da retirada do VW Käfer da linha de montagem foi divulgada, surgiu uma enorme lista de espera para comprar os últimos cabriolés que eram montados pela Karmann, de Osnabrück. Com isto a fabricação de cabriolés se estendeu até o dia 10 de janeiro de 1980.
Na verdade, os cabriolés sempre foram mais valorizados e alguns deles, notadamente de séries especiais, foram considerados os mais lindos VW Käfer jamais fabricados. Uma das séries mais icônicas foi a “Sun Bug” cujo cabriolé é um dos mais lindos:
O “mata-cabriolé”
Tudo começou com a empresa Autohaus Rudolf Kühn KG da cidade de Hamburgo, fundada em 1968, quando começou a produzir automóveis especiais. Na época eram bugues com a mecânica do VW Käfer, com chassi encurtado. Curiosamente, por volta de 1978 esta empresa importou veículos MP Lafer fabricados no Brasil.
Logo os produtos desta empresa assumiram o nome HAZARD ou a sigla HAZ. Como no panfleto do bugue abaixo que era chamado de HAZ-Buggy:
Os bugues eram fornecidos prontos ou em kits. Também começaram a ser produzidos kits para conversão de VW Käfer em Bajas. Os kits serviam para todos os VW Käfer à exceção dos VW 1302 e 1303, que tinham um chassi diferente adaptado para a suspensão dianteira McPherson.
O interessante neste kit era o segundo componente da esquerda para a direita na frente do baja (uma placa preta): “Stabilisierungsgewicht – Tankschutz” ou seja peso de estabilização- proteção do tanque, para compensar a redução do peso representada pelo uso de componentes mais leves que os originais executados em material compósito polímero reforçado com fibra de vidro – PRFV.
Finalmente o “HAZARD Streaker”
De início uma consideração sobre a palavra “streaker” que o Autohaus Rudolf Kühn KG escolheu para denominar seu novo produto. A palavra “streaker”, em inglês, se refere a uma pessoa que corre nua em um lugar público, geralmente com o objetivo de chamar a atenção ou fazer uma brincadeira. Essa prática é conhecida como “streaking” e é considerada uma forma de exibicionismo. O termo também pode ser usado para descrever a pessoa que realiza essa ação.
Na foto de abertura temos um HAZARD Streaker feito a partir de um VW 1303 cabriolé, visto de frente. Abaixo vemos o mesmo carro visto de trás:
Os HAZARD Streaker tinham a dianteira e a traseira encurtadas, aumentando o bordo de ataque para terrenos ruins, várias peças originais era substituídas por peças em PRFV, como o capô dianteiro, os para-lamas, que eram alargados. Para as versões cabriolé era fornecida uma barra antirrolagem reforçada, e para as versões sedã uma gaiola anticapotagem.
O folheto oficial do Autohaus Rudolf Kühn KG abaixo mostra um exemplar feito a partir de um cabriolé convencional (não um Super Beetle):
Tradução deste folheto:
HAZARD STREAKER
-Novidade no mercado alemão
-Um kit tipo speedster original dos EUA, adequado para todos os VW Fuscas, 1303 e modelos conversíveis, exceto 1302. Montagem simples e rápida, aprox. 35 horas sem ferramentas especiais
-Pneu traseiro L 60-15 em roda de 8×15 polegadas 4 parafusos
Pneu dianteiro C 60 C-15 em roda 5.5×15 polegadas 4 parafusos
-Excelente capacidade off-road – balanço curto
-Relatório (de homologação no TÜV) de base de 21 de setembro de 1978
-Peças PRFV retardadoras de chama de acordo com DIN 4102 B1
-Lista de preços no verso (disponível em PDF – pode ser solicitada pelo e-mail na nota abaixo)
Fim da tradução do folheto
Abaixo a foto em cores do protótipo que foi usado no folheto acima, agora em plena ação:
Andar na terra com um Baja sedã, portanto fechado, já é complicado devido à poeira, imaginem só andar nestas condições num cabriolé com teto aberto.
Restauração de um HAZARD Streaker sedã
Como visto acima esta, versão de Baja do Autohaus Rudolf Kühn KG também podia ser aplicada a sedãs. Poucos exemplares desta modificação sobreviveram. Um deles foi cuidadosamente restaurado na oficina Schlieper Kfz-Meisterwerkstatt GmbH (KFZ – veículo automotor; Meisterwerkstadt – oficina conduzida por um mestre mecânico certificado) da cidade de Wadersloh, que é um município do distrito de Warendorf, na Renânia do Norte-Vestfália.
Esta oficina se destaca pelos desafios que ela brilhantemente supera, tendo uma grande clientela de veículos Volkswagen antigos.
Um dos desafios desta oficina foi restaurar um HAZARD Streaker sedã, originalmente feito tendo como base um VW 1303 ano 1973, que foi totalmente desmontado, jateado, teve sua funilaria feita e finalmente preparado com epóxi. As peças e componentes em PRFV foram otimizados para um ajuste perfeito.
A qualidade de trabalho desta oficina é impecável, o carro todo é revisado, tanto a estrutura quanto a mecânica e elétrica, depois a tapeçaria. Seguem algumas fotos do trabalho de restauração (Fotos: Schlieper Kfz-Meisterwerkstatt GmbH):
O carro pronto recebeu sua adesivação e os toques finais, um trabalho incrível:
A transformação para Baja em carros sedã já é uma modificação muito forte, mas em cabriolés parece muito mais drástica, já que estes carros foram produzidos em menor quantidade e são muito apreciados por todos.
Mas tem gosto para tudo e muitos cabriolés acabaram sendo transformados em Bajas, para muitos isto foi uma pena.
AG
Para este trabalho foram consultados os seguintes sites: theautopian.com com o trabalho do Jason Torchinsky; schlieper-classic.de; bugnet.de; storm.oldcarmanualproject.com; Wikipedia; IA Aria. Informações sobre esta fontes podem ser dados sob consulta.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.