A General Motors volta a ter uma picape grande no mercado brasileiro. A nova picape Chevrolet Silverado é uma evolução longínqua da versão fabricada na Argentina entre 1997 e 2001. A plataforma era a GMT400 originária da GM americana que recebeu a adaptação dos motores a gasolina e Diesel feita pelos engenheiros brasileiros. As gerações GMT800 e C3xx sucederam a GMT 400 e não vieram para cá. A nova Silverado utiliza a moderna plataforma T1xx, também na configuração cabine sobre chassi, com importação do México, mas que também é fabricada em três cidades dos Estados Unidos. Por vir do México, a nova Silverado desonera-se do imposto de importação (35%) por força de acordo de comércio bilateral entre os dois países.
A pré-venda foi aberta no final de agosto e o veículo fez sua primeira aparição pública no estande da GM na Expointer, feira agropecuária realizada no Rio Grande do Sul. Todas as 500 unidades reservadas para esta ação inicial foram vendidas pelo preço de R$ 519.990. Considerando que a marca Chevrolet tem mais de 500 concessionários no Brasil, o resultado está dentro do esperado. O prazo para entrega deste primeiro lote é de até 180 dias, e a rede de concessionários já está habilitada para receber novos pedidos.
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Plataforma vencedora
A Silverado é o modelo mais vendido pela Chevrolet no mundo, e juntamente com as diversificações da plataforma T1xx contempla a picape GMC Sierra, os suves Chevrolet Tahoe e Suburban, GMC Yukon e Cadillac Escalade. Essa plataforma é uma das mais rentáveis dentro do portfólio de produtos da GM Global e recebe muitos investimentos para pesquisa e implementação de novas tecnologias.
Dentre as versões disponíveis, o Brasil escolheu a High Country com o motor Ecotec3, V-8 de 5,3-l e deixou os motores 6,2-l, também V-8 e o 6 cilindros em linha Duramax 3-l turbodiesel para um futuro, caso o mercado responda positivamente a esse relançamento da marca Silverado no nosso mercado.
O motor V-8 faz parte da Geração V de motores Small Block da GM com injeção direta, desativação de cilindros em 17 combinações diferentes, não apenas alternando entre 4 e 8 cilindros em situações de baixa carga, melhorando o consumo de combustível, e comando de válvulas com variação contínua de fase na admissão e escapamento. Os cabeçotes de duas válvulas por cilindro são construídos em alumínio, assim como o bloco. O consumo de homologação aqui é de 6 km/l na cidade e 7,2 km/l, na estrada. Com os 91 litros do tanque o alcance na estrada chega a 655 quilômetros.
A potência máxima indicada é de 360 cv a 5.600 rpm e o torque máximo, 52,9 m·kgf a 4.100 rpm garantem atingir 100 km/h saindo da imobilidade em apenas 7,4 segundos, resultado muito bom e dentro da média das outras picapes desse segmento: Ford F-150 e Ram 1500. Será que a Toyota já começou a pensar em trazer a Tacoma?
O câmbio automático de 10 marchas com engrenagens epicíclicas tem possibilidade de troca de marchas em modo manual pela alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante. A tração é traseira através de eixo rígido e ainda há opção de tração 4×4 normal ou reduzida. O sistema de tração tem a opção de modo 4×4 automático.
Tecnologia de ponta
A nova Silverado inaugura o assistente Google nos veículos da Chevrolet e incorpora o Google Maps e Google Play. É possível transferir para a picape o perfil do condutor existente na plataforma Google, facilitando assim a operação de vários aplicativos. Outra vantagem é que o sistema opera de forma independente, não necessitando da conexão de um smartphone para funcionar.
A central multimídia MyLink é de última geração com tela de 13,4 polegadas, a maior da categoria. A posição de montagem na horizontal facilita a leitura pois está no mesmo alinhamento do quadro de instrumentos. O espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay é feito sem fio e um conveniente carregador de bateria de celular por indução está no console central.
Outros sistemas tecnológicos instalados nesta versão High Country são:
Painel digital customizável de 12,3 polegadas
Heads-up display colorido
OnStar com Wi-Fi nativo e myChevrolet App
Atualização remota de sistemas eletrônicos
Retrovisor interno com câmera
Chave inteligente
Controle adaptativo de cruzeiro
Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência frontal e traseira
Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
Assistente de permanência em faixa
Banco com alerta vibratório
Sofisticação
Pelo exterior os designers da Chevrolet adotaram elementos com acabamento em cromo-fosco em substituição ao cromo-brilhante, trazendo uma sofisticação a mais para o visual da picape. A iluminação é 100% em LED e as rodas têm acabamento semidiamantado.
Na caçamba com revestimento em plástico há argolas de amarração em três alturas diferentes, facilitando a tarefa de fixação de cargas. A abertura da tampa da caçamba é elétrica com possibilidade de abertura remota pela chave presencial, e itens de personalização também estão disponíveis no catálogo de acessórios. Os principais são a capota marítima de abertura/fechamento elétrico e as caixas organizadora de caçamba.
No interior o luxo está nos materiais utilizados nos revestimentos de bancos e painéis, e o conforto está no espaço para todos os ocupantes. O banco traseiro é bem confortável, não parecendo uma picape, e o espaço e apoio para as pernas é perfeito.
O painel de instrumentos é uma obra de arte tanto em relação à aparência quanto em facilidade de operação. Para não poluir a parte central, o comando de controle de tração foi instalado ao lado esquerdo da coluna de direção. O sistema de ar-condicionado de duas zonas tem saída de ar climatizado para a traseira, e o sistema de som é premium da Bose.
A lista de itens de série é bem extensa e conta com câmera 360 graus de alta resolução, e um foco adicional para verificar a carga na caçamba. Os bancos e volante tem regulagem eletromecânica e climatização, além da possibilidade de memorização dos ajustes no banco do motorista. O teto solar atende apenas a primeira fileira de bancos (motorista e passageiro).
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Arquitetura tradicional
Suspensão dianteira independente com duplo braço triangular sobreposto utiliza amortecedores pressurizados e barra antirrolagem. Na traseira aparece o eixo rígido com feixe de molas semielípticas. O sistema de freio utiliza discos ventilados nas 4 rodas, e a direção tem assistência hidráulica.
A construção da cabine adota aços de alta resistência na sua estrutura e alumínio no capô do motor, portas e tampa traseira. O assoalho da caçamba utiliza aço estrutural capaz de suportar maiores cargas. Para montagem sobre o chassi estão os coxins hidráulicos. A grade frontal é do tipo ativa que melhora a aerodinâmica em situações em que não seja necessário grande fluxo de ar no radiador. Por outro lado, a adoção do kit de retrovisores de visão ampliada com luzes auxiliares melhora a visibilidade traseira, principalmente com reboque, mas prejudica a aerodinâmica.
Conclusão
A nova Silverado terá quatro cores disponíveis, todas metálicas (branco Abalone, cinza Rush, preto Global e vermelho Radiant), a garantia é de três anos e um ano grátis de internet limitado a 20 Gb mensais. E sua capacidade de puxar veículos de até 4.128 kg é superior a qualquer outra picape premium com motor a gasolina no mercado nacional.
Esses atributos da nova picape fazem com que a rede de concessionárias da marca fique mais entusiasmada com as possibilidades de realização de grandes negócios, principalmente com seus clientes do agronegócio, afinal não é um carro para uso urbano em nosso país.
Ficamos aguardando a oportunidade de dirigir a nova picape para poder relatar seus pontos fortes e fragilidades de uso em nossas vias.
GB
(Atualizada em 5/9/23 às13h30 – correção capacidade do tanque de combustível de 136 para 91 litros e por isso alterado o alcance para 655 quilômetros).
(Atualizada em 6/9/23 às15h45 – correção capacidade de carga para 715 kg e peso bruto total de 3.220 kg).
(Atualizada em 6/9/23 às15h45 – correção motor Duramax turbodiesel disponível nas versões americana é 6 cilindros em linha).
FICHA TÉCNICA DA CHEVROLET SILVERADO HIGH COUNTRY | |
MOTOR | |
Designação | Ecotec3 5.3l V-8 L83 |
Descrição | V-8 dianteiro longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, comando de válvulas no bloco, variador de fase contínuo, válvulas no cabeçote, 2 válvulas por cilindro, injeção direta com gerencialmente ativo para desativação de cilindros, ignição direta por bobinas individuais, velas com ponta de platina, gasolina comum |
Cilindrada (cm³) | 5.328 |
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm) | 96 x 92 |
Taxa de compressão (:1) | 11 |
Potência máxima (cv/rpm) | 360 / 5.600 |
Torque máximo (m·kgh/rpm | 52,9 / 4.100 |
Rotação de corte (rpm) | 5.800 |
Densidade de potência (cv/L) | 68,7 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 9,9 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico, conversor de torque, 10 marchas, tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, trocas de marcha manuais sequenciais por borboletas atrás do volante ou pela alavanca seletora, diferenciais autobloqueantes, modos de condução Off-Road, Normal e Esporte |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,54; 2ª 2,87; 3ª 2,06; 4ª 1,72; 5ª 1,48; 6{ 1,36; 7ª 1,00; 8ª 0,85; 9ª 0,69; 10ª 0,63; ré 4,54 |
Relação dos diferenciais ):1) | 3,73 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Construção separada, chassi tipo escada, cabine e caçamba de aço, tampa da caçamba, capô e portas de alumínio, 4 portas, 5 lugares |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, triângulos superpostos de comprimentos desiguais, barra de torção. amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas semielíptica de três estágios por lado e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica variável |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 16 |
FREIOS | |
Atuação | Hidráulico, ABS, servoassistido a vácuo, duplo circuito em paralelo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado /355 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 360 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7,5J x 20 |
Pneus | 275/60R20 All Terrain |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.913 |
Largura | 2063 (1.468 entre caixas de roda) |
Altura | 1.945 |
Bitola dianteira/traseira | 1.731 / 1.736 |
Entre-eixos | 3.745 |
Distância mínima do solo’ | 259 |
CAÇAMBA | |
Capacidade (L | 1.781 |
Comprimento do assoalho (mm) | 2.329 |
Altura até a borda (mm) | 594 |
Largura (mm) | 2.021 |
PESOS E CAPACJDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.505 |
Peso bruto total (kg) | 3.220 |
Carga útil (kg) | 715 |
Peso rebocável (kg) | 4.128 |
Tanque de combustível (L) | 91 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l) | 6 |
Estrada (km/l) | 7,2 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,4 |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. |
CONTEÚDO DA CHEVROLET SILVERADO HIGH COUNTRY 2024 |
Ajusta elétrico do volante em altura e distância |
Alerta de colisão a atropelamento dianteiro |
Alerta de ponto cego |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda |
Ar-condicionado automático de duas zonas com saída para o banco traseiro |
Assistente de manutenção na faixa |
Assistente de estacionamento na traseira |
Assistente de reboque |
Atualização dos sistemas eletrônicos remota |
Banco do motorista com memória e opção de alerta vibratório |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Botão SOS do OnStar |
Caçamba com piso reforçado |
Câmera de ré |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Chassi com preparação para off-road com alta rigidez torcional |
Chave inteligente |
Conexão automática ao perfil do usuário |
Conexão com residências inteligentes |
Controle de cruzeiro adaptativo |
Controle de descida |
Controle de estabilidade e t ração |
Degraus para acesso à caçamba nas extremidades dos para-choques |
Desativação de cilindros conforme as condições |
Espelho interno com câmera e visão 360º com múltiplos sensores para manobras |
Estribo traseiro e tampa da caçamba de acionamento elétrico |
Espelhos externos asféricos com repetidoras de setas |
Estribos laterais autorretráteis em três posições |
Frenagem autônoma de emergência |
Ganchos internos de amarração de carga na caçamba (12) |
Google Built-in que agrega o Google Assistant, Google Maps e Google Play |
Grade do radiador ativa |
Grade e frisos cromados |
Modo “manobrista” que bloqueia acesso a configurações e dados pessoais do usuário |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Multimídia MyLink com tela horizontal de 13,4″ |
Partida do motor remota |
Pneus de perfil alto ATR |
Porta-objetos atrás do encosto e sob o assento do banco traseiro totalizando 34 litros |
Projetor de dados no para-brisa em cores |
Protetor de caçamba |
Quadro de instrumentos de 12,3″ configurável |
Resposta automática em caso de acidente |
Rodas de liga de alumínio de 20″ com acabamento usinado |
Seletor de marchas eletrônico |
Sistema de áudi0o premium Bose com sete alto-falantes |
Sistema de iluminação inteligentes totalmente de LED |
Teto solar elétrico |
Tomada de 220 V na caçamba |