A Toyota apresentou um novo modelo exclusivo, no qual faz uma releitura da sua tradicional limusine executiva Century. Esta linha, que estreou em 1967 como o carro premium para endinheirados que podiam ter seu próprio chauffeur, em mais de 50 anos no mercado teve apenas três gerações de evolução no estilo e sendo comercializado basicamente no Japão.
Agora, a não tão mais “conservadora” Toyota, resolveu radicalizar no conceito de modelo exclusivo que incorpora a definição “omotenashi”, ou hospitalidade em japonês, que sempre procurou proporcionar nesta linha para garantir aos passageiros da limusine chegar aos seus destinos com segurança, tranquilidade e conforto.
A nova versão da limusine Century, que compartilha a mesma arquitetura do Lexus TX, mas não é considerada pelo fabricante como suve, procura seguir a linha de modelos de luxo a exemplo do Bentley Bentayga, ou seja: um carro que pode ser tanto um modelo de representação, como também um veículo de passeio para o proprietário nas folgas…do chauffeur.
A mecânica também se diferencia da limusine tradicional, que ainda é fabricada com trem de força híbrido, motor V-8 5-litros de aspiração atmosférica e motor elétrico de corrente alternada síncrono, com potência total de 431 cv Já a nova versão definida como suve grande de luxo tem trem de força híbrido plug-in, mas com motor V-6 de 3,5 litros e 412 cv de potência.
O novo sistema híbrido plug-in foi projetado para funcionar como veículo elétrico a bateria no uso diário e como veículo elétrico em viagens lomgas. A tração é integral de série, assim como o câmbio automático eCVT. A direção nas rodas traseiras, chamada de Direção Traseira Dinâmica, proporciona fácil manobrabilidade em baixas velocidades.
A nova versão Century proporciona um espaço interno confortável com amplitude e funcionalidade que pode ser utilizado nas mais diversas situações. Bancos traseiros totalmente reclináveis com funções que permitem aos passageiros relaxarem. No modo Conforto Traseiro o controle do veículo pelo motorista proporciona viagem confortável aos passageiros.
Para tornar a viagem mais silenciosa possível, o vidro laminado separa os bancos dos passageiros do porta-malas para reduzir ao mínimo o ruído da estrada e do vento. Os clientes poderão configurar seus carros com uma escolha de três cores de carroceria padrão e quatro cores opcionais como parte da linha Kiwami exclusiva da Century.
Pesando 2.570 kg, o comprimento total é de 5.205 mm, com largura de 1.990 mm e altura de 1.805 mm. A distância entre eixos é de 2.950 mm, enquanto o comprimento destinado para os dois bancos traseiro é de 1.220 mm. A produção prevista inicial é de 30 unidades por mês, mas pode aumentar já que a Toyota pretende lançar esta versão no mercado internacional. Os preços começam em 25 milhões de ienes no Japão (cerca de 850 mil reais).
RM