A Subaru aproveitou o Florida Subiefest, evento para fãs da marca nos Estados Unidos realizado ontem (7/10), para apresentar a nova versão TR de seu modelo WRX. Uma versão mais refinada e esportiva da geração VB WRX, lançada em 2022. A identificação TR indica “Tuner Ready” e resgata a denominação de modelo especial, lançado no mercado americano em 2006, mas que era bem espartana e especificamente para ser customizada pelos próprios clientes.
O novo TR, entretanto, tem acabamento mais requintado que o WRX normal da nova geração VB, que teve o monobloco redesenhado e ganhou novo motor boxer quatro-cilindros de 2,4 litros, injeção direta com turbocarregador de dupla voluta e controle eletrônico da válvula de alívio. Este motor é o mesmo do WRX normal de 271 cv e 35,6 m·kgf, mantido na versão esportiva, que teve aprimorados detalhes dinâmicos como a suspensão recalibrada e freios mais potentes.
Com o TR a proposta da Subaru é ampliar os limites de desempenho da nova plataforma WRX. Para isto, as molas do TR são mais fortes e as cargas dos amortecedores foram revisadas. Os freios do WRX normal foram substituídos por discos e pastilhas maiores e agora com pinças Brembo, dianteiras de seis pistões e traseiras de dois pistões. O cilindro-mestre também foi redimensionado. A Subaru detalhou que a cremalheira da caixa de direção foi trocada para uma relação mais baixa e rápida.
O fabricante afirma que o TR oferece mais sensações na pista, com melhor resposta da direção e redução da rolagem em relação ao WRX normal, além de ser ligeiramente mais leve devido à eliminação do teto solar. O câmbio da versão é apenas o manual de seis marchas Já a vetorização por torque, parte integrante das características de dirigibilidade do WRX, também está no TR.
Mas a versão esportiva incorpora um conjunto de novas e exclusivas rodas de liga de alumínio, com raios múltiplos e aro de 19 polegadas, montadas com pneus Bridgestone Potenza S007. Estes pneus foram projetados originalmente para o Ferrari F12 Berlinetta e, além de melhorar a aderência, ajudam a “despejar” os 271 cv do WRX na pista. A tração continua integral.
Uma novidade em todos os modelos Subaru WRX 2024 de câmbio manual é a assistência ao motorista chamada EyeSight que compreende controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência pré-colisão, aviso de saída de faixa, além de aviso que o veículo à frente começou a andar. Antes este sistema só era oferecido nas versões de câmbio CVT.
O Subaru WRX TR, internamente é idêntico ao WRX atual e especialmente pelo mostrador de informações central de 11,6 polegadas. No entanto, enquanto o interior do TR de 2006 era bem espartano e pronto para colocar na pista, a nova versão tem bancos-concha dianteiros Recaro, com ajuste elétrico de oito direções para o motorista, e revestidos de camurça preta e cinza, com costuras vermelhas contrastantes e o logotipo do fabricante dos bancos gravado nos encostos.
RM