O Audi R8 está em fim de produção e a fabricante de Ingolstadt já prepara seu sucessor, que deverá ser uma versão elétrica, já que mais de 80% da gama Audi Sport será eletrificada até 2026. Por isso, inclusive, a Audi produziu uma série de despedida lançando, no começo deste ano, a versão especial GT com o modelo de motor V-10, limitada a 333 unidades.
Agora, a preparadora alemã Abt Sportsline, que também representa a Audi nas competições da DTM — Deutsche Tourenwagen Masters — a Copa Alemã de Carros de Turismo, desenvolveu versão especial do R8 baseada no carro de pista, mas devidamente homologada para rodar nas ruas e estradas, da qual vai produzir uma série de 99 unidades.
O Audi R8 Abt XGT é um carro para rodar legalmente em qualquer via, mesmo com os anexos aerodinâmicos da carroceria ser praticamente idênticos aos da versão de pista R8 LMS GT2, que foi utilizada nas corridas de resistência e venceu provas importantes como a 24 horas de Nürburgring, o ADAC GT Masters e a 24 Horas de Spa.
Apesar de ser quase idêntico ao do carro de corrida R8 LMS GT2, o Abt XGT é ligeiramente mais largo e mais comprido, devido aos painéis dianteiro e traseiro redesenhados e para-lamas alargados para acomodar as rodas forjadas sob medida, com fixação central, montadas com pneus Pirelli P Zero Trofeo R,
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Outros detalhes aerodinâmicos do R8 de pista são o defletor dianteiro e os estabilizadores laterais em bronze na dianteira, as extensões de saia nas laterais, e o grande difusor e asa na traseira, essa quase na linha do teto e fixada à carroceria com sistema “pescoço de cisne”, além das entradas de ar nos arcos das rodas dianteiras e a tomada de ar para o motor no teto.
Internamente, o Abt XGT mantém essencialmente o desenho do R8 LMS GT2, porém com alguns detalhes de conforto e funções para torná-lo legal nas ruas e estradas. Mas a gaiola de proteção (“santantonio”) foi mantida, assim como o volante de competição, enquanto o painel de instrumentos foi simplificado com instalação de conta-giros maior e velocímetro.
No console central foram instalados comandos para os spelhos retrovisores de ajuste elétrico, ar-condicionado e de configuração de controle de tração e ABS, além da alavanca do freio de estacionamento, travamento central das portas e até mesmo uma câmera de ré.
O R8 de série com tração traseira pesa 1.570 kg, enquanto no XGT o peso foi reduzido para 1.400 kg. Combinando com a redução de peso houve o aumento de potência do V-10 atmosférico de 5,2 litros, que passou para 640 cv ante 612 cv do R8 GT. O câmbio é automático de sete marchas. A velocidade máxima declarada é de 320 km/h, enquanto o 0 a 100 km/h é em 3,4 segundos. Cada um dos 99 exemplares vai custar 598 mil euros (cerca de 3,2 milhões de reais).
RM