Esta matéria é uma complementação da matéria “Volkswagen 14A: o Cabriolé Hebmüller”, agora tratando de outra construção especial baseada no Tipo 1, desta vez para uso da polícia e alguns também do corpo de bombeiros e médicos.
Antes de entrarmos no assunto vamos falar da definição de cabriolés e conversíveis estabelecida aqui no AUTOentusiastas. Temos que separar, distinguir cabriolé (capota dobrada e aparente) e conversível (capota retraída e oculta). O Mercedes 540 K era cabriolé, como o Fusca da Karmann Tipo 14. As charretes são cabriolés. Já o Karmann-Ghia Tipo 34 é conversível. Com isto o Hebmüller 14A é na verdade um conversível.
O desenvolvimento que levou aos VW Kübelwagens, jipes leves 4×2 que foram usados pelas forças armadas alemãs na Segunda Guerra Mundial, foi realmente frenético. Havia uma pressa muito grande de se ter o modelo pronto, e a equipe de Ferdinand Porsche tocava vários outros projetos em paralelo, como o próprio VW Käfer. Eu descrevi como foi o projeto do VW Kübelwagen na matéria “Der Kübelwagen”. Na ilustração abaixo apresento três protótipos do VW Kübelwagen, dos quais chamo a atenção para o VW 62, de 15 de maio de 1938. Este estudo deve ter inspirado os carros que vamos ver adiante.
No fim dos anos 1940 o conceito de segurança pública, do ponto de vista das polícias tanto na Alemanha como na Áustria, considerava que os VW Käfer cabriolés de 4 portas permitiam que os policiais tivessem fácil acesso ao veículo, facilitando tanto a entrada como a saída rápida, se necessário. Além disso, os cabriolés permitiam uma melhor visibilidade em torno do veículo durante as patrulhas. O protótipo VW 62 do Kübelwagen materializava estes princípios e deve ter sido tomado por base para o desenvolvimento de carros de patrulhamento.
Como vimos em matérias anteriores, a Volkswagen no caso de construções especiais subcontratava empresas especializadas em carrocerias especiais, fornecendo a elas a parte mecânica e vários dos componentes da carroceria, bem como a supervisão técnica do produto final. Como foi o caso do cabriolé de quatro lugares contratado junto à Karmann de Osnabrück. E o conversível de 2+2 lugares da Hebmüller de Wuppertal.
Chegando a vez do VW 18A, o pedido foi inicialmente também para a Hebmüller, em paralelo com o conversível de 2+2 lugares. Foi iniciada a produção dos carros de patrulha para polícia com as portas de lona, o que certamente era um problema no inverno.
Seguem algumas fotos de um exemplar de VW 18A da Hebmüller com portas de lona, que pertence à coleção privada do Richard Hausmann, e que foi recentemente restaurado:
Na foto de abertura vemos uma evolução do VW 18A da Hebmüller com as portas em chapa de aço, este é um dos raros sobreviventes — tendo sido restaurado a partir de uma situação “desesperadora”, mas com um trabalho meticulosamente bem feito. O interessante nos VW 18A da Hebmüller é que, ao contrário do extenso trabalho de modificação de estilo feito nos VW 14A, os carros dedicados ao serviço policial foram feitos de uma maneira bem simples e econômica. Eles pegavam VW Käfer prontos e cortavam o teto, mantendo a entrada de ar para o motor original — detalhe este que pode ser visto na própria foto de abertura. A plataforma do chassi teve que receber vários reforços para compensar a falta do teto e das laterais traseiras.
Seguem algumas fotos do exemplar de VW 18 A da Hebmüller com portas de aço:
A produção destes carros foi transferida em 1950 da Karrosserie Hebmüller para a Karmann de Osnabrück, que passou a ser a segunda empresa na Alemanha a produzir estes carros para a polícia.
O VW 18 A da Austro-Tatra
A Austro-Tatra se originou após a Primeira Guerra Mundial e a subdivisão do Império Austro-Húngaro. Ela é parte da empresa que originalmente se chamava Nesseldorfer Werke, situada na cidade de Nesseldorf, depois chamada de Koprivnice, e que passou a se chamar de Tatra. Originalmente a sede ficava em Viena e a fábrica em Koprivnice, e ambas foram separadas pela criação de uma nova fronteira após o término da Primeira Guerra Mundial.
A então recém-fundada empresa Austro-Tatra começou a montar carros Tatra originais nas suas fábricas em Simmering, perto de Viena, e depois de 1934, construiu o Tatra 57 sob licença. A Segunda Guerra Mundial interrompeu a produção em 1939, mas a produção foi retomada em escala limitada de 1946 a 1948.
De 1948 a 1949, a Austro-Tatra construiu algumas carrocerias para o novo Porsche 356, carros que então eram produzidos pela Porsche na vila austríaca de Gmünd, na Caríntia (para onde a Porsche tinha se transferido provisoriamente devido à Segunda Guerra Mundial).
Entre janeiro de 1950 e março de 1951, a Karosserie Austro-Tatra construiu 203 cabriolets tipo VW 18A conhecidos na Áustria como “Gendarmiers”, para polícia e bombeiros.
Seguem algumas fotos de um exemplar preservado de VW 18 A da Austro-Tatra:
A versão VW 18A fabricada pela Papler
Esta empresa foi fundada em 1868 como Papler & Sohn GmbH para a fabricação de carruagens. A partir de 1908, foram fabricadas carrocerias para automóveis.
Na década de 1920, a Papler produziu peças únicas para fabricantes de automóveis alemães e estrangeiros; além disso, foram construídas carrocerias em série para a Adler e a Ford. Veículos comerciais e veículos especiais foram fabricados desde 1936.
Após a Segunda Guerra Mundial, carrocerias de série e especiais foram fabricadas para a Ford até que a Faun GmbH assumiu a empresa em janeiro de 1955. Desde então, a fábrica da Faun serviu como uma unidade de reparos e fabricação de peças estampadas para a Ford, Iveco e Deutz AG. Quando a Faun foi adquirida pelo Grupo Kirchhoff em 1994, as atividades da Papler em Colônia chegaram ao fim.
A Papler produziu 200 unidades do VW 18A, que foram usados pela polícia, mas também por bombeiros e como carros de serviço de médicos. A versão da Papler tinha algumas diferenças em relação da versão dos demais, já que as aberturas para entrada de ar para o motor se localizavam na tampa do motor.
O exemplar cujas fotos vamos ver pertencia à coleção do Hermann Walter, que descrevi na matéria “O triste desmanche da incrível coleção VW de Hermann Walter” da qual reproduzo a foto abaixo:
Ao contrário dos outros exemplares mostrados acima, este não foi restaurado. Este é um antigo carro da Polícia e quando saiu de serviço passou para propriedade privada. Por ser um carro de polícia, foi consertado algumas vezes, seu motor foi trocado algumas vezes e o carro apresenta marcas de ter estado anos em serviço. Hermann Walter tinha decidido deixar o carro como ele o encontrou, mas ele está à venda e tem boas condições para uma restauração. Como se estima que somente cinco exemplares Papler tenham sobrevivido este tem um grande valor histórico.
Seguem algumas fotos do VW 18A da Papler:
Com isto termino a apresentação deste assunto que costuma chamar muita atenção quando aparece nas redes sociais. E para complementar apresento o vídeo (14:16 – sugestão do amigo Kuka Guerreiro) da Cargold Collection fazendo uma apresentação e um test drive com vistas à venda deste raro exemplar:
Lembrando que praticamente todos os vídeos podem apresentar legendas em seu idioma, pois o YouTube oferece a possibilidade de traduzir as legendas para muitos idiomas (é uma tradução por computador).
Para ativar a tradução de legendas ative a visualização no YouTube e siga os passos abaixo:
Selecione o ícone de legendas (é retangular com linhas de pontinhos), pause o vídeo e:
1) Clique no ícone de configurações abaixo da tela do vídeo (roda dentada);
2) Clique em Legendas/CC;
3) Clique em “Traduzir Automaticamente”;
4) Selecione o idioma desejado. Clique na tecla play e curta o vídeo.
AG
Para a elaboração desta matéria foram consultados: Wikipedia; mobile.de/pl; wikimili.com; hebmueller-registry.com.
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A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.