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Home Colunas Perfume de Carro

FORD RANGER RAPTOR: 400 cv PARA UM SUPERDESEMPENHO COM ALTA TECNOLOGIA

identicon por Douglas Mendonça
27/11/2023
em DM, Perfume de Carro
Foto: Ford/divulgação

Foto: Ford/divulgação





Publieditorial: saiba mais

 

Na Ford Ranger Raptor, o superdesempenho caminha junto com a alta tecnologia. Nunca no mercado nacional viu-se uma picape com tantas modernidades e soluções interessantes como a da nova versão esportiva da consagrada Ranger. Fruto de um desenvolvimento feito pela Ford Performance, a Ranger Raptor supera o desempenho de qualquer outra picape hoje existente no mercado nacional, e sob todos os aspectos: já imaginaram uma caminhonete de cabine dupla que acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos? E é capaz de transpor rampas de até 45º com relativa facilidade? Esses e outros desafios, ela tira de letra.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e poder ler as legendas

Só para que se tenha uma ideia, a linha Raptor foi apresentada inicialmente nos EUA na F-150 em 2008, ainda como protótipo esportivo e focado no alto desempenho em competições off-road nos desertos, como a famosa Baja 1000, realizada nos desertos mexicanos. O carro experimental deu tão certo, entusiasmando tanto, que as primeiras F-150 Raptor de série foram chegar às ruas antes de 2010. Sucesso! Em 2018 veio a primeira Ranger Raptor, seguindo os passos da irmã maior. E agora, pela primeira vez, o consumidor brasileiro poderá ter uma Ranger Raptor para chamar de sua, um verdadeiro templo ao off-road, que transpõe quaisquer barreiras, seja na areia ou no barro, com aparatos tecnológicos que deixam para trás qualquer rival.

Linha Raptor da Ford existe desde 2008. E essa Ranger Raptor estreia a grife esportiva da Ford no Brasil (Foto: Ford/divulgação)

É importante ressaltar que a Ford Ranger Raptor vendida no Brasil foi concebida pela divisão Performance a partir do zero, em um projeto separado do das Ranger “normais”. Tudo nela é especial: rodas de liga de alumínio forjado aro 17, pneus Grabber preparados para trilhas, suspensões dianteira e traseira com bitola mais larga e curso aumentado, amortecedores adaptativos Fox (concebidos para o uso em aventuras), chassi com longarinas reforçadas e maior rigidez torcional, ponto de apoio das molas especialmente calculados para resistir impactos, freios e direção refeitos para melhor dirigibilidade.

 

E, claro, o visual acompanha a nova proposta, com toque totalmente exclusivo, lembrando que a bitola e curso maiores das suspensões obrigaram os técnicos a acertar os paralamas e caixas de rodas para se adequarem ao novo conjunto, que se somam ainda aos grandes pneus off-road. Para as utilizações mais severas, a Ranger Raptor é capaz de passar em regiões alagadas com até 850 mm de água, graças a vedações exclusivas da mecânica e da eletrônica.

Há maior altura do solo, novo sistema de suspensões, e até bitolas maiores (Foto: Ford/divulgação)

Seus para-choques esportivos, além de deixar a picape mais intimidante, também são funcionais: permitem um ângulo de ataque de até 32º sem raspar no chão, e uma saída de até 27º nas mesmas condições. Com a nova Raptor, é possível ainda transpor objetos com mais de 27 cm de altura sem contato com componentes da parte inferior como cárter, transmissão ou tanque de combustível. Aliás, essas e outras peças são protegidas com chapas moldadas de aço, evitando danos em aventuras fora-de-estrada. Foi um minucioso trabalho da engenharia Ford.

 

Um capítulo a parte da Ranger Raptor, importada da Tailândia, está relacionado ao conjunto motor-câmbio e diferenciais. Debaixo do capô da Rapto está um V-6 3.0 a gasolina, com configuração não encontrada na grande maioria dos carros e picapes chamados de esportivos: bloco fundido em liga de ferro com alto índice de grafite, cabeçotes fundidos em alumínio, configuração de duplo comando de válvulas de fases variáveis, quatro válvulas por cilindro, injeção de combustível no duto e direta e a superenchimento dos cilindros garantido por dois turbocarregadores, fornecendo desempenho invejável.

V-6 de 3 litros a gasolina usa dois turbocarregadores e beira os 400 cv! (Foto: Ford/divulgação)

São nada menos que 397 cv de potência e torque máximo de brutais 59,4 m·kgf, o que garante força trativa suficiente para arrancadas surpreendentes, como a de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, sem que o motor perca força para vencer subidas das mais íngremes com menores rotações mesmo centenas de metros acima do nível do mar. A associação do motor V-6 com o câmbio automático de 10 marchas reescalonado e adequado aos quase 400 cv da Raptor, permite que as quatro rodas tracionem a Ranger esportiva em quaisquer condições de piso. Porém, a velocidade máxima é limitada em apenas 180 km/h,

Graças ao V-6 supermoderno e às 10 marchas do eficiente câmbio automático, a Ranger Raptor tem desempenho de carro esportivo, mas sem perder o lado prático de uma picape (Foto: Ford/divulgação)

Seu sistema, tal qual o das demais Ranger V-6, é um 4WD, mas com o bônus da opção da tração traseira selecionável pelo motorista quando não há necessidade de enviar torque para as quatro rodas. Assim, é possível rodar com a Ranger Raptor movendo apenas duas das quatro rodas, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Falando nisso, a alta tecnologia também se faz presente na hora de poupar gasolina e emitir menos gases poluentes, pontos que a Ranger Raptor não faz nada feio: pelos dados oficiais, são até 10,2 km/l na estrada, o que significa que a picape esportiva pode viajar mais de 830 km com apenas um tanque!

Tração nas quatro rodas permite muitas aventuras no fora-de-estrada, e consegue ser eficiente graças ao funcionamento inteligente (Foto: Ford/divulgação)

Outra virtude da Ranger Raptor são os dois diferenciais inéditos com função bloqueante, trabalhando de acordo com a perda de tração em cada um dos eixos, e corrigindo de forma automática. Aliás, ambos os eixos da Raptor são diferenciados, com maior robustez, além da bitola mais larga. Ainda falando da parte inferior da picape esportiva da Ford, destaque para o escapamento exclusivo com cano duplo, que, graças a um difusor, consegue ter até quatro sons diferentes (silencioso, normal, esportivo e um especial Baja), escolhidos de forma eletrônica pelo motorista, ou seguindo o seletor de modos de condução (esse contempla outras sete configurações).

Parte inferior da Ranger Raptor é inteiramente protegida por chapas de aço moldadas, combinando com a capacidade off-road, ajudada pelos dois diferenciais autobloqueantes (Foto: Ford/divulgação)

Mais esportividade e preparação exclusiva segue em seu interior: como grande destaque, a Ford Ranger Raptor traz bancos dianteiros em formato que se assemelha aos bancos-concha dos carros de corrida, que têm como grande virtude maiores abas laterais e capacidade superior de segurar o corpo nas curvas rápidas. Na Raptor, a espuma utilizada também é especial, e foi desenvolvida para absorver uma parte dos impactos quando o carro salta ou passa por grandes obstáculos, e o que acentua a esportividade da picape é também a forração especial em couro e camurça.

 

No conjunto há ainda grafias exclusivas nos instrumentos do painel digital, volante com acabamento esportivo e marcação de centro na parte superior do aro (como nos carros de rali), acabamento com predominância de tons escuros e detalhes em laranja, sem contar tecnologias exclusivas que só ela tem, a exemplo dos faróis em LED matriciais inteligentes, sistema de iluminação externa 360º ou câmera off-road na dianteira. Um carro com tudo o que o consumidor de picapes precisa e nunca imaginou encontrar num só veículo..

 

A Ford Ranger Raptor não surpreende apenas pela tecnologia e por seu elevado desempenho em qualquer terreno, mas também pode fazer feliz quem imagina valores assustadoramente altos, como o de outras picapes cabine dupla do mercado nacional. Completa, e ainda com diversos acessórios no catálogo, a Ranger Raptor tem preço público sugerido de meros R$ 450 mil, sem perder em praticamente nada para caminhonetes maiores e mais caras vendidas no mercado brasileiro. Mais uma vez, a Ford surpreendendo.

DM

(Atualizada em 28/11/23 às 9h50, informação da velocidade máxima, 180 km/h, indisponível no material de imprensa por ocasião da compilação da ficha técnica pela redação do AE ontem)

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

FICHA TÉCNICA DA NOVA RANGER RAPTOR 2024
MOTOR
Denominação EcoBoost V-6 3,0
Descrição Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em “V” a 60º, bloco de ferro-grafite e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, dois turbocarregadores com interresfriador, injeção no duto e direta, gasolina 91 RON mínimo
Cilindrada (cm³( 2.949
Diâmetro x curso (mm) 85,3 x 85,8
Potência máxima (cv/rpm) 397 / 5.650
Torque máximo (m·kgf/rpm) 59,4 / 3.500
Taxa de compressão (:1) 10,5
Densidade de potência (cv/L) 134
Densidade de torque (m·kgf/L 20,1
TRANSMISSÃO
Denominação Ford 10R80
Tipo Conversor de torque, câmbio automático epicíclico Selectshift, 10 marchas, tração 4×2, 4×4 e 4×4 permanente, distribuição de torque ente os eixos conforme demanda, troca de marchas manuais sequenciais por borboletas no volante, diferenciais autobloqueantes
Relações das marchas (:1) 1ª 4,714; 2ª 2,9997; 3ª 2,149; 4ª 1,769; 5ª 1,521; 6ª 1,275; 7ª 1,00 (direta), 8ª 0,853; 9ª 0,689; 10ª 0.636; ré 4,885
Relação dos diferenciais (:1) 4,70 (dianteiro), 3,73 (traseiro)
Caixa de transferência 2 reduções com 4H, 4L e 4A, redução máxima total 57,88:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços triangulares de alumínio superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado FOX 2,5″ e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, mola helicoidal, 2 braços de locação longitudinal e transversal (paralelogramo do Watt) e amortecedores  pressurizados FOX 2.5″ montados externamente às longarinas do chassi
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida
Relação de direção (:1) 17,2
Voltas entre batentes n.d.
Diâmetro mínimo de curva (m) 13,2
FREIOS
Descrição Hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito dianteiro-traseiro, freio de estacionamento eletromecânico
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 310
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / 308
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8,5J x 17
Pneus 285/70R17 (General Grabber)
Estepe Igual ás demais rodas
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.415
Capacidade de carga 715
Rebocável 2.500
CAPACIDADES (L)
Tanque de combustível 82
Caçamba 1.232
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.381
Largura sem/com espelhos 2,027 / 2.202
Altura 1.922
Distância entre eixos 3.270
Bitola dianteira/traseira 1.620 / 1.620
Caçamba Comprimento 1.514, largura 1.584 (1.224 entre caixas de rodas), altura 529
Distância mínima do solo 272
DADOS OFF-ROAD
Ângulos de entrada/saída/rampa (º) 32 / 27 / 24
Imersão (mm) 850
CONSTRUÇÃO Cabine e caçamba em aço montadas sobre chassi, 4 portas, 5 lugares
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,8
Velocidade máxima (km/h) 180 (limitada)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV
Urbano (km/L) 8,3
Rodoviário (km/L) 10,2
Alcance máximo (km) 836

 

CONTEÚDO DA FORD RAPTOR 2024
EXTERIOR
Ajuste elétrico da altura do facho dos faróis
Estribo plataforma de alumínio
Faróis de neblina de LED
Faróis principais matriciais de LED com facho alto automático
Grade do radiador ativa
Grade Raptor
Iluminação 360º
Iluminação para a caçamba
Lanternas traseira de LED
Luzes de rodagem diurna de LED
Molduras de para-lamas pretas
Para-barros dianteiros e trazei-os
Para-choques pretos
Protetor da caçamba
Protetores inferiores off-road
Retrovisores externos com ajuste elétrico, repetidoras de setas, rebatimento elétrico, aquecimento e luz de cortesia
Tampa traseira com assistente de abertura e fechamento
Tomadas 12 V e 120 V na caçamba
Visual Raptor
INTERIOR
Interruptores auxiliares (6(
Ajuste elétrico do banco do motorista e passageiro em 10 direções
Aquecimento dos bancos
Chave com sensor de presença e partida sem chave
Compartimento extra sob o banco traseiro
Descansa-braço traseiro
Espelho retrovisor eletrocrômico
Pontos de amarração de carga na caçamba (6)
Quadro de instrumentos de 12,4″ em cores, configuráveis pelos comandos no volante
Sensor de chuva
Tomada 120 V
Vidros elétricos dianteiros/traseiros um -toque descida e subida
volante com ajuste de altura e distância
Volante Raptor com revestimento premium e marca de referência de direção reta à frente
SEGURANÇA
Alarme perimétrico e volumétrico
Alerta de colisão com aviso luminoso e sonoro no painel de instrumentos
Alerta de trêfego transversal à retaguarda
Assistente de manobras evasivas
Assistente de partida em aclives
Assistente de permanência e centralização nas faixas de rolamento
Bolsas infláveis dianteiras, laterais, de cortina e para joelhos do motorista
Câmera 360º
Cintos de segurança de três pontos nos cinco lugares
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função para e anda
Controle de velocidade off-road (controle em trilhas)
Controle de estabilidade e tração
Frenagem automática pós-colisão
Limitador de velocidade
Monitoramento de ponto cego
Reconhecimento de placas de trânsito
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres em deslocamento para frente e ré
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
Trava elétrica da tampa da caçamba
TECNOLOGIA
Carga do volante de direção ajustável
Comando de câmbio eletrônico
Estratégia desliga/liga motor nas paradas
Modos de amortecimento selecionáveis: 3 (Normal, Sport e Off-Road)
Modos de condução selecionáveis: 7 (Normal, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Baja e Rock Crawl (piso com pedras, marcha bem lenta)
Modos de rodagem selecionáveis: 4 (Normal, Conforto, Sport e Off-Road)
Modos de som do escapamento selecionáveis: 4 (Silencioso, Normal, Sport e Baja(
Monitoramento da pressão dos pneus
SISTEMA MULTIMÍDIA SYNC 4
App link
Assistência de emergência
Bluetooth
Comando de voz em português
Comandos de áudio no volante
Entradas USB
Espelhamento Android /auto e Apple CarPlay sem fio
Navegador GPS nativo
Navegador Off-Road
Sistema de áudio premiu Bang & Olufsen com 8 alto-falantes
Tela central multifuncional tátil da alta definição
FORDPASS CONNECT; CONECTIVIDADE VIA APLICATIVO FORDPASS
Alerta de acionamento do alarme no telefone celular
Alertas de funcionamento do veículo
Condição remota do veículo (nível de combustível, hodômetro)
localização do veículo no telefone celular
Partida remota com acionamento do ar-condicionado
Partida remota e com agendamento
travamento/destravamento remoto do veículo






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