Um restomod diferente para o BMW série 6
Fazer restomod (restauração + modificação) num BMW Série 6 da primeira geração (E24) pode ser considerado um sacrilégio. Afinal, além de ser um dos mais belos desenhos de carroceria na história do automóvel, é também uma das obras-primas do genial designer francês Paul Bracq. Mas este que foi realizado pela Carlex Design, customizadora polonesa, procurou respeitar o design original.
A proposta não altera o visual externo do charmoso BMW lançado em 1976 e que teve sua primeira geração fabricada até 1989, mas tem como objetivo refinar o interior do carro com acabamento que mistura couro patinado a mão, com detalhes em camurça sintética Alcantara, sendo apenas os quatro bancos personalizados com um novo desenho.
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A versão denominada Carlex 635 CRX foi desenvolvida em cima de um modelo 1986, que é o primeiro dos sete exemplares Série 6 que serão submetidos ao refinamento meticuloso com o objetivo de criar uma coleção exclusiva de BMWs clássicos com assinatura da Carlex Design e que informou ter gasto 1.200 horas no desenvolvimento deste projeto.
Além de restaurar todos os detalhes da carroceria, na mecânica a única modificação foi a instalação molas e amortecedores concêntricos PK desenvolvidas especialmente, que proporciona esportividade e conforto. As rodas também são personalizadas BBS RS, mas preservam o design típico de época de conjunto de três peças, com miolo em alumínio e aro em aço inoxidável aparafusados. Os pneus são Yokohama.
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O sistema de áudio foi atualizado, mas mantendo o visual retrô, com novos alto-falantes dianteiros e traseiros, além de amplificador de oito canais. O isolamento acústico também foi aprimorado. Uma placa no interior indica a exclusividade. Além disso, o proprietário também receberá um certificado de autenticidade personalizado. O preço deste primeiro exemplar, um BMW 635 CSI 1986 com 147.000 km rodados é de 130.000 euros, cerca de 682.000 reais..
Fernando Alonso vende mais uma de suas relíquias
A casa de leilões Bonhams divulgou que no leilão programado para o final da temporada de Fórmula 1, em Abu Dhabi, no próximo 25 de novembro, um dos modelos oferecidos será o McLaren Elva, mais um hipercarro da coleção de Fernando Alonso. O bicampeão já vendeu o Ferrari Enzo em junho de 2023 por 5,4 milhões de euros, cerca 28 milhões de reais.
A McLaren construiu apenas 149 unidades do Elva, como uma homenagem ao primeiro modelo criado por Bruce McLaren, mas que foi construído pela fábrica inglesa de esportivos Elva. O biposto que pertence a Alonso é a unidade 114, que o bicampeão mundial de Fórmula 1 comprou em 2022 por 1,58 milhões de euros, cerca de 8 milhões e trezentos mil reais.
O mais curioso é que, conforme divulgado pelo leiloeiro, o carro rodou apenas 5 quilômetros até agora, assim como o Ferrari Enzo que, apesar de ter comprado usado, o piloto também andou muito pouco com ele. O que se pode deduzir disso é que Alonso está se tornando um investidor em hipercarros, que acabam se valorizando enormemente.
Baseado em avaliação da Bonhams, o exclusivo esportivo poderá ser arrematado por valores entre 2,3 a 2,8 milhões de euros (12 milhões a 14,5 milhões de reais), ou seja: quase o dobro do que foi pago à McLaren. Talvez, o piloto espanhol esteja treinando para montar uma loja de hipercarros quando encerrar sua carreira nas pistas.
O motor V-8 biturbo de 4 litros entrega 815 cv e 81,6 m·kgf. com câmbio robotizado de dupla embreagem de 7 marchas. O McLaren Elva acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e precisa de 6,7 segundos para atingir 200 km/h. A velocidade máxima divulgada pelo fabricante é de 327 km/h.
Fiat 500 foi o carro mais vendido na Alemanha em outubro
O pequeno Fiat 500 foi o modelo mais vendido no mercado alemão no último mês de outubro, conforme divulgou o site da revista Auto Motor und Sport. Com isso, o modelo italiano quebrou um domínio da VW que mantém praticamente um “feudo” em seu mercado doméstico. Porém, conforme destaca a publicação, o pequeno Fiat já vinha ameaçando a liderança específica de modelos da Volkswagem há bom tempo.
Com 5.401 unidades vendidas em outubro, o Fiat 500 foi seguido pelo Golf, tradicional líder do mercado germânico, com 5.070 unidades, Passat com 4.380, T-Roc com 4.377 e o Tiguan com 4.134. Segundo a análise do site, um dos motivos pode ter sido a chegada ao mercado alemão, em outubro, do elétrico 500E, que teve 1.760 unidades vendidas, enquanto as outras versões 500, com motor a combustão, venderam 3.641.
Outra surpresa no mercado da Alemanha em outubro foi a forte queda nas vendas do Tesla Model Y, que até setembro mantinha-se normalmente entre os dez mais vendidos e que inexplicavelmente caiu no mês passado para a 40º posição, com forte redução de unidades emplacadas.
RM