• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

OFERTA, DEMANDA E RISCOS

RETORNO DA F-1 A LAS VEGAS E MARCADO POR PREÇOS INFLADOS E BAIXA DEMANDA

identicon por Wagner Gonzalez
14/11/2023
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG
Foto: Las Vegas City Council

Foto: Las Vegas City Council







Construir um circuito de rua é um empreendimento caro e que demanda amplo espectro de oportunidades para evitar prejuízos. Dito isso, difícil encontrar um local mais adequado para assumir esse risco do que Las Vegas (foto de abertura), a mundialmente conhecida cidade de cassinos e hotéis de enormes dimensões de lucros e luminosos. Toda a preparação para trazer a outrora “Cidade do Pecado”(Sin City) de volta ao calendário  da F-1 parece ter cometido uma avaliação muito mais do que otimista ao estimar o tempo e a forma de obter o retorno do investimento — ROI para os íntimos em economia.

Após 41 anos Las Vegas volta a receber a F-1 (Foto: Las Vegas City Council)

Las Vegas é cidade mais conhecida do Estado de Nevada, cuja capital, Carson City tem bem menos de 10% de habitantes do que as 640 mil pessoas que vivem ali, de acordo com o censo de 2020. Pior, impossível imaginar o que aconteceria se Carson City recebesse os mais de 3 milhões de turistas que se aventuram na cidade dominada por luminosos enormes em meio a hotéis e cassinos ainda maiores e mais extravagantes.

Diante de números como esses e a incessante busca por novas atrações de entretenimento, a Liberty Media imaginou obter retorno bem mais rápido do que a economia mundial pode oferecer. Com esse objetivo, a atual detentora dos direitos da F-1 estabeleceu bases que os enormes hotéis da cidade cobrassem preços exorbitantes para o fim de semana que marca o retorno da categoria à cidade.

Foi em 1981 na pista delineada no estacionamento do hotel Caesars Palace que Nélson Piquet conquistou o primeiro dos seus três títulos mundiais, e onde Keke Rosberg selou a proeza de ser campeão da temporada seguinte mesmo tendo vencido uma única corrida, o GP da Suíça, prova disputada na gastronômica e francesa Dijon.

Baixa demanda derruba preços

Diante da demanda abaixo da esperada, hotéis como o Link baixaram seus preços para três dias (check-in 16/11 e check-out 19/11) de US$ 2.700 para US$ 810 — algo como reduzir de o preço de R$ 13.500,00 para R$ 4.000,00. O Caesars Palace reduziu a diária para US$ 2.420, valor 28% menor do que o pedido para o mesmo período, um mês atrás. Para além dos hotéis, os organizadores também enfrentaram problemas ao notar que a venda de ingressos estava muito abaixo do esperado. Entra em cena uma redução média de 60% na tabela de preços para esses bilhetes.

Interlagos recebeu 267 mil pessoas durante o fim de semana do GP São Paulo (Foto: Sauber-Alfa Romeo)Dito isso, os promotores do GP de São Paulo comemoram um resultado muito mais animador. Os responsáveis pela competição organizada pela Brasil Motorsport (empresa controlada pelo fundo árabe Mubadala), divulgaram o resultado de estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas e que indica o impacto financeiro de R$1,64 bilhão para a cidade de São Paulo. Esse valor é 12,9% superior ao registrado em 2022 e inclui R$ 246,5 milhões em impostos. Contribuiu para isso o público 47% maior em relação a 2021, até então considerado o maior do nosso GP.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram e no X (antigo Twiiter)







Tags: Campeonato MundialF-1InterlagosLas VegasSão Paulo
Próximo
BMW Série 3 (Foto: divulgação BMW do Brasil)

BMW SUPERA VENDA DE 200 MIL CARROS NO BRASIL DESDE1995

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17