Porsche Panamera Sport Turismo sai de linha
Na apresentação da nova geração do sedã Panamera, código interno 972, a direção da Porsche confirmou o encerramento da produção da versão Sport Turismo (foto), camioneta lançada com a segunda geração da linha Panamera, apresentado no Salão de Genebra de 2017.
A informação foi dada por um porta-voz da Porsche em entrevista ao site da Automotive News Europe: “Na China e nos Estados Unidos, nossos principais mercados no segmento D, a Sport Turismo desempenha um papel secundário. Por esse motivo, decidimos descontinuar essa variante do modelo com o lançamento da nova geração do Panamera“.
Não se sabe exatamente qual era a demanda porque os gráficos de vendas da Porsche só divulgam o total de produção do Panamera em todas as versões. No entanto, segundo uma fonte segura detalhou a publicação inglesa Autocar, a verão Sport Turismo representava menos de 10% das vendas da linha Panamera.
Honda está lançando motor V-8 de 5 litros
A Honda surpreende e enquanto todos fabricantes de motores e veículos investem na transformação para a eletromobilidade a empresa japonesa está lançando seu primeiro motor V-8 de produção em série. A marca já havia desenvolvido e produzido motores de oito cilindros antes, mas em pequena série e apenas para competição.
Entretanto, o novo Honda V-8 não foi desenvolvido para automóveis e sim para uso marítimo. Apresentado no recente Salão Náutico de Gênova, Itália, ele tem ângulo de bancadas de 60 graus, cilindrada de 5 litros, 4 válvulas por cilindro com controle variável VTEC e potência de 350 cv a 5.500 rpm, além de modo Eco que reduz o consumo de combustível
Com controle de cruzeiro adaptativo, o novo BF350 V-8 é indicado para embarcações de mais de 25 pés (7,6 m). Este motor de popa V-8 pesa aproximadamente 350 kg e está programado para ser vendido a partir da primavera de 2024, com garantia de cinco anos, conforme informação do site da revista Car and Driver.
Boschert G300 “Gullwing” surpreende em leilão
O exclusivo modelo Boschert B300 foi um dos destaques no leilão na RM Sotheby’s realizado em Munique, Alemanha, no último fim de semana. O raro modelo, único exemplar fabricado, foi uma conversão baseada no Mercedes-Benz cupê 300 CE, série W 124, com portas asa de gaivota e fez relativo sucesso no Salão do de Frankfurt de 1989.
O projeto foi do engenheiro e designer alemão Hartmut Boschert, que depois de trabalhar para o Carrozziere Zagato em Milão, resolveu montar sua própria empresa em Emmendingen, perto de Freiburg, com a ambiciosa meta de comercializar 300 exemplares do modelo, conforme detalhou o site da revista alemã Auto Motor und Sport.
Para destacar o projeto ele trocou a seção dianteira do 300 CE pela do esportivo SL, geração R129, e aumentou a potência do motor de 188 para 283 cv instalando dois turbocarregadores. Apesar de chamar a atenção no Salão, nenhuma encomenda foi feita. Um dos motivos foi o preço: 184 mil marcos, o equivalente atualmente a 230 mil dólares (1,1 milhão de reais).
Desanimado, Boschert desistiu da versão asa de gaivota e desenvolveu o projeto de maneira mais conservadora, com portas convencionais e conseguiu vender algumas unidades. Avaliado pelo leiloeiro com preço entre 250 mil a 300 mil euros, o raro modelo surpreendeu as expectativas e foi arrematado por 455 mil euros (equivalente a 2,5 milhões de reais).
RM