Mercedes-Benz 190E 2.5-16 EVO II com restomod
O site da revista alemã Auto Motor und Sport confirmou que o projeto de restomod (restauração com modificações) proposto pela HWA Racelab (foto), tendo como base o Mercedes-Benz 190E Evo II, modelo lançado em 1990, deverá entrar em produção até 2025. As imagens divulgadas numa rede social mostram que apesar de alguns detalhes atuais e as molduras dos para-lamas mais largas, o desenho da versão original foi basicamente preservado.
O Mercedes-Benz 190 E 2.5-16 Evolution II, que entrou em produção limitada em 1989, foi uma série especial de 500 exemplares produzidos para obter homologação e poder participar na então primeira versão do DTM (Deutsche Tourenwagen Meisterschaft), o Campeonato Alemão de Carros de Turismoi disputado entre 1984 e 1996. Esta foi a maneira de a Mercedes responder à concorrência, em especial ao BMW M3.
Na época o Mercedes 190E era o modelo popular da marca. Apelidado de “Baby Benz”, ele tinha como foco o público jovem e o DTM era o chamariz para divulgar o modelo que foi lançado no começo dos anos 1980 com motor de 4 cilindros e opções de cilindrada de 1,8, 2,0 e 2,3 litros. Para competir no DTM foi desenvolvida a versão especial 190E Evo, com o motor 2,3 de 16 válvulas e duplo comando de válvulas desenvolvido pela Cosworth.
Já o 190E 2.5-16 Evolution II, além de mais potente, com cilindrada do motor aumentada para 2,5 litros, e 235 cv com torque de 25 m·kgf, tinha também visual mais radical com molduras alargando os para-lamas, para acomodar os pneus maiores 245/40ZR17, e sobre a tampa do porta-malas foi instalada uma enorme asa invertida. Com isso, esta versão obteve muito sucesso na edição do DTM em 1992.
A montagem e afinação dos carros para a competição era feita pela AMG, que na ocasião ainda era uma empresa independente da Mercedes-Benz e, como tinha experiência no DTM, foi escolhida para apoiar a fábrica. O ajuste do motor feito pela preparadora adicionou 25 cv em relação ao Evolution II de série. Além disso, também aprimorou a aerodinâmica.
E é com base nesta experiência que a HWA, empresa de competições fundada em 1998 por Hans-Werner Aufrecht, que também foi um dos cofundadores da AMG, tem o objetivo de construir esta versão restomod denominada HWA Evo, que conforme especula a Auto Motor und Sport terá como chassis doadores provavelmente modelos comuns do 190E.
Ainda, segundo a publicação, o objetivo é construir 100 exemplares, que deverão começar a ser entregues a partir de 2025 com preço de 714.000 euros (equivalente a 3 milhões 820 mil reais). Apesar do preço elevado, a HWA disse que o foco é o mercado dos Estados Unidos e que fez parceria com a Curated, empresa americana especializada na restauração e comercialização de carros clássicos fabricados desde a década de 1970.
BMW faz vídeo no Natal com o novo M5 Touring
A BMW está preparando o lançamento em 2024 da nova camioneta M5 Touring e aproveitou o Natal para fazer um video do modelo embrulhado com o “espírito” natalino, conforme divulgou o site inglês Auto Express. O modelo, já fotografado em testes no anel norte de Nürburgring, representa o retorno da camioneta na linha esportiva M da marca bávara, o que não acontecia há 16 anos, quando foi lançada a M5 Touring da geração E61.
Na imagem-chamariz, apesar do embrulho, dá para notar que a seção dianteira do M5 Touring terá a mesma dimensão e formato da grade duplo-rim da Série 5 lançada este ano. As entradas de ar nas grades abrem apenas na metade inferior e a seção central provavelmente será usada para incorporar o radar voltado para a frente, como já acontece na Série 5. Enquanto os faróis têm aparência semelhante ao novo X1.
O M5 Touring vem com muitas das características de estilo normalmente associadas ao desempenho da linha esportiva da BMW. Ainda na seção inferior dianteira, as grandes e angulares tomadas canalizam o ar para o radiador semelhante aos outros modelos M. Um defletor traseiro sobre o vigia, arcos das rodas mais largos, rodas personalizadas como se pode notar no vídeo, também se diferenciam do Série 5 normal.
Se a M5 Touring anterior, lançada em 2007, tinha um V-10 de aspiração atmosférica de 5 litros e 507 cv, o novo terá trem de força hibrido com o conhecido motor V-8 de 4,4 litros turbocarregado, e um motor elétrico. Conforme especula a Auto Express, o M5 Touring híbrido poderá ter potência combinada de até 748 cv. O alcance em modo elétrico deverá ser semelhante ao do suve XM em torno de 90 km.
Donkervoort F22 bate recorde de aceleração lateral
A Donkervoort, fabricante holandês de modelos esportivos, comemorou o aniversário de um ano de lançamento do novo F22, quebrando um recorde mundial de aceleração lateral para carros de produção seriada. Rodando no circuito de Zandvoort a marca holandesa divulgou vídeo no YouTube com o registro do novo recorde mundial de aceleração lateral, 2.3 G.
Esta não é a primeira vez que a fabricante holandesa divulga a quebra deste tipo de recorde. Por sinal, o recorde anterior também era de um modelo da marca, o Donkervoort D8 GTO-JD70, que alcançou 2,1 G em 2020. Nas duas ocasiões o próprio dono da empresa, Denis Donkervoort, pilotou pessoalmente o carro na pela pista de Fórmula 1 em Zandvoort.
Os modelos desenvolvidos por Donkervoort tem inspiração no Lotus Seven, o popular biposto criado por Colin Chapman em 1957. É claro que se trata de uma releitura modernizada, mas o espirito é o mesmo: simplicidade e leveza. O motor Audi de 5 cilindros em linha, 2,5 litros, turbocarregado, entrega 507 cv e 65,3 m·kgf.
Pesando apenas 750 kg, com 4.039 mm de comprimento total, 1.912 mm de largura e 1.105 mm de altura, para atender aos padrões de homologação nos Estados Unidos, o Donkervoort F22 acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, chega aos 200 km/h em 7,5 segundos e alcança velocidade máxima de 290 km/h. O preço é de € 245.000 para os mercados europeus, o equivalente a cerca de R$ 1,3 milhão.
Assista ao vídeo do feito produzido pela Donkervoort:
RM