Em várias partes do mundo o mesmo nome é usado para denominar cortejos de carros com milhares de luzes cintilantes que desfilam pelas ruas de suas cidades na época do Natal trazendo uma linda atmosfera que encanta a todos.
Estou falando da expressão “Twinkle Lights”— luzes cintilantes. Antes eram usadas pequenas lâmpadas incandescentes, as mesmas usadas em árvores de Natal em substituição das pequenas velas usadas até então. Hoje os LEDs coloridos, disponíveis em cordões de luz de até mil LEDs, tornam a tarefa de preparar os carros para o cortejo natalino bem mais fácil. Como estes cordões de luz geralmente são vendidos com uma fonte de energia para corrente alternada, o pessoal usa pequenos conversores DC/AC — corrente contínua (da bateria) para corrente alternada nos cordões de luz.
Dependendo do veículo os participantes dos cortejos chegam a usar dez mil LEDs ou até mais, que certamente dão um trabalho significativo para serem fixadas nos veículos. Aviso para quem for decorar o seu Volkswagen para o Natal: escolham uma fita adesiva compatível com a pintura de seu carro, caso contrário a fita pode simplesmente descascar a pintura ao ser retirada, o que será um enorme prejuízo.
Uma curiosidade: quando eu estava escolhendo a foto de abertura eu me encantei com o sorriso alegre da senhora de cabelos brancos ao lado da porta do motorista do Kombi “Corujinha” no evento deste ano em Hannover, na Alemanha,; no caso o Kombi estava estacionado na praça da prefeitura velha de Hannover. Sim, o cortejo alegra a todos que o veem!
Nos Estados Unidos também se realizam “Twinkle Lights Parades”. No vídeo abaixo (01:31 – imagens sem narração), o evento de 2 de dezembro de 2017 na cidade de Albuquerque, Novo México (com 570.000 habitantes), organizado pelo Route 66 Aircooled VW Club – Clube de Volkswagens arrefecidos a ar Rota 66:
O desfile foi uma extravagância de 3 quilômetros de luz e alegria natalina. Foram 109 inscrições naquele ano. O evento foi enorme! Levou um total de 90 minutos para ir do início ao fim. Todos os Volkswagens do clube tinham entre 1.500-5.900 luzes de LED cada um.
O tema do desfile foi “A Ilha dos VWs Desajustados”. O desfile é um evento julgado, com a distribuição de prêmios aos participantes vencedores em suas categorias.
Como é usual nos Estados Unidos os eventos são multimodais, com carros, no caso a maioria eram Volkswagens, mas havia carros de outras marcas, também decorados com LEDs para a ocasião. Até motocicletas participaram.
Bem como veículos comerciais da região, como a viatura da União de Carpinteiros do Sudeste que inclusive foi premiada com a caracterização de Expresso Polar. Representantes das autoridades locais também participaram, como o Departamento de Controle de Enchentes que venceram em sua categoria com um boneco de neve feito de erva daninha.
Não podiam faltar bandas musicais, como a Atrisco Heritage Academy High School Band vencedora em sua categoria. Dentre outros se destacaram grupos de animais, como o “Who let the dogs out”(Quem deixou os cachorros saírem) — uma brincadeira com uma famosa música — no caso eram cães que visitam hospitais para dar um alento aos internados. Lá em Albuquerque este evento já faz parte do calendário oficial de eventos e cresce todos os anos.
“Twinkle Light Cruise” 2023 em Hannover, Alemanha
O “Hannover Twinkle Light Cruise” Cortejo das Luzes Cintilantes de Hannover — é um evento de iniciativa privada organizado por Alexander P. Frank, um consultor em veículos automotores independente. A ideia começou há seis anos, quando Alexander Frank decidiu decorar seu VW Kombi com LEDs e dirigir pela cidade pouco antes do Natal. Curiosamente o Kombi do Alexander é brasileiro, um T 1 ½ que causa muita estranheza na Alemanha dada a confusão de gerações que apresenta, com a frente da T2, laterais da T1 e traseira “mista”. Este Kombi está com o teto elevado.
Em 2017, Alexander combinou cordões com LEDs até atingir 2.500 luzes e as aplicou em seu VW Kombi e pela primeira vez dirigiu com as luzes acesas em frente à prefeitura. Na ocasião ele estava buscando fazer uma foto diferente para seu cartão de Natal, e ele achou que um Kombi iluminado na frente da Prefeitura Velha poderia ser algo interessante para o caso.
Isto chamou muita atenção do público,, que ficou encantado. O evento evoluiu desde então e agora acontece tradicionalmente no terceiro fim de semana de dezembro em Hannover. Todos os anos, carros antigos chegam à cidade e trazem um pouco de luz à estação escura que é o inverno no hemisfério norte (o dia amanhece tarde e escurece cedo).
O “Twinkle Light Cruise” aconteceu pela sexta vez na noite de sábado, dia 16 de dezembro de 2023. Mais de 100 VW Kombis, VW Käfer, scooters Vespa e outros veículos com decoração festiva circularam pela cidade. Os carros foram decorados com cordões de LEDs. Milhares de pequenas luzes faziam brilhar as carrocerias dos carros. Havia música nos alto-falantes — e até bolhas de sabão imitando neve. Neste ano Alexander bateu o seu recorde e conseguiu instalar mais de onze mil LEDs em seu Kombi.
Este ano, o comboio não se concentrou no Trammplatz (praça do bonde), em frente à Nova Prefeitura, mas no Georgsplatz (praça do George). De lá, o comboio seguiu em direção à casa de ópera, ao mercado e ao Maschpark. Os veículos percorreram uma distância de quase quatro quilômetros.
É claro que o icônico ID. Buzz não poderia faltar nesse evento. “Participar do ‘Twinkle Light Cruise’ já se tornou uma pequena tradição de Advento para o setor de carros antigos da Divisão de Veículos Comerciais Volkswagen “, explica Tobias Twele, Gerente de Projetos do setor de carros antigos da Divisão de Veículos Comerciais Volkswagen. Cerca de um dia de trabalho e aproximadamente 2.000 lâmpadas LED foram investidos na transformação de cada um dos carros do acervo que participaram do evento. O consumo de energia é praticamente igual ao de uma lâmpada de luz de ré clássica, ou seja, 15 watts.
No vídeo (11:23) abaixo, feito pela Volkswagen, Alexander conta como o “Twinkle Light Cruise” alemão começou quase que por um acaso, mostra os seus dois Kombis, ambos são tipo motorhome. No final deste vídeo a partir do minuto 9:22 há cenas do evento com os carros na frente da Prefeitura Velha e tomadas com drone da saída do cortejo para uma volta pela cidade:
https://youtu.be/PaIJKnVw06g?si=XLVCRu-4yo-aBg_G
Lembro que praticamente todos os vídeos podem apresentar legendas em seu idioma, pois o YouTube oferece a possibilidade de traduzir as legendas para muitos idiomas (é uma tradução por computador).
Para ativar a tradução de legendas ative a visualização no YouTube e siga os passos abaixo
Selecione o ícone de legendas (é retangular com linhas de pontinhos), pause o vídeo e:
1) Clique no ícone de configurações abaixo da tela do vídeo (roda dentada);
2) Clique em Legendas/CC;
3) Clique em “Traduzir Automaticamente”;
4) Selecione o idioma desejado. Clique na tecla play e curta o vídeo.
Já que estamos no Natal, o que a Coca-Cola tem que ver com a aparência dos Papais Noel?
Antes de passar para o último item desta matéria eu gostaria de abordar um tema curioso que tem tudo a ver com a época natalina.
O Papai Noel que todos conhecemos e amamos — aquele homem grande e alegre de roupa vermelha e barba branca — nem sempre teve essa aparência. Na verdade, muitas pessoas ficam surpresas ao saber que, antes de 1931, o Papai Noel era retratado como tudo, desde um homem alto e magro até um elfo de aparência assustadora. Ele vestiu uma túnica de bispo e uma pele de animal de caçador nórdico. Na verdade, quando o cartunista da Guerra Civil, Thomas Nast, desenhou o Papai Noel para a revista Harper’s Weekly, o Papai Noel era uma pequena figura parecida com um elfo que apoiava a União. Nast continuou a desenhar o Papai Noel por 30 anos, mudando a cor de seu casaco de bege para o vermelho pelo qual é conhecido hoje.
No vídeo (02:55) que segue estão algumas outras coisas que você talvez não tenha percebido sobre o bonachão alegre de roupa vermelha:
Minha mensagem de Boas Festas de 2023
A imagem que decora o “cartão de Natal” foi feita usando inteligência artificial que foi buscar a imagem do Papai Noel no padrão definido pela Coca-Cola em seus anúncios a partir da década de 1930, um padrão que encanta a todos.
Boas Festas para todos os leitores e leitoras desta coluna e um Ano Novo com muitas matérias sobre Fuscas & afins nesta coluna…
AG
Para esta matéria foram consultados os seguintes sites: bild.de com o trabalho de Daniel Puskepeleitis; gute-fahrt.de com o trabalho de Markus Olejniczak; http://www2.vw-bulli.de/ com o trabalho de Gerhard Mauerer; rove.me com o trabalho de Olha Savych; abqjournal.com com o trabalho de Adrian Gomez; coca-colacompany.com e outros.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.